Pular para o conteúdo principal

Nunca mais se repita a ditadura no Brasil.

Tortura nunca mais no Brasil.

 

A imagem de fundo vermelho e caracteres em vermelho diz: 1964 e ditadura no Brasil nunca mais.
1964 e ditadura nunca mais!


Esta semana, 26 a 31 de março de 2012,  o país relembra com muita vergonha, tristeza, dor e, ao mesmo tempo, com muito cuidado, essa data infeliz da história do Brasil.

Foi um tempo que deixou um legado repleto de muitas vítimas, desaparecidos profundas marcas dolorosas que perduram até os dias atuais. É imprescindível advertir a nossa geração para que isso nunca mais se444 repita em nossa nação. Estou falando do dia 31/03/1964.

Quando os militares depuseram o presidente legítimo impôs um governo ilegítimo e este terrível período que se prolongou por um tortuoso tempo quase infindável até chegar o momento da luz que foram os anos 80 mais precisamente 1985?

Neste ano, brotou novamente a democracia com vigor e demoliu as repressões da ditadura militar para sempre.

De (1964 – 1985), o Brasil viveu 21 anos de sofrimento e horror nos chamados porões da ditadura militar.

Estes horrores aconteciam silenciosamente nos calabouços do regime sobre o comando dos militares que promoveu inúmeras formas de crueldade a todos aos que se opuseram à vontade política da época, principalmente nos chamados anos de chumbo.

O sofrimento nos anos da ditadura foi incomensurável.

 

Assim como na história dos povos sobreviveu à chamada “idade das trevas”, também nós brasileiros vivemos a nosso “tempo da escuridão”, provavelmente, com mais crueldade do que durante o período medieval.

Com toda certeza no meio escolar e acadêmico isso é trabalhado e analisado com maior propriedade, porque esta indigna memória jamais deverá passar despercebida pelos nossos jovens educando. Isto para tomarem consciência deste fato sangrento que destruiu muitas vidas, sonhos e projetos de muitos brasileiros.

É fundamental conhecermos a nossa história para que estejamos atentos a fatos infames desta natureza, não terem oportunidade de se repetirem.

Pois, hoje gozamos de uma democracia quase plena, mas que, já andamos muito, e chegaremos a sua plenitude e nunca mais deveremos ser abordados neste processo especial da nossa história.

É salutar que sempre se fale, relembre, estude, análise sobre este fato histórico, que nossos estudantes não caiam no esquecimento.

Até em memória daqueles que os manuais de história citam, mas principalmente aos que caíram no esquecimento, por não saberem do paradeiro.

Por que custou muito caro para essas pessoas que deram sua vida pela democracia do Brasil? Permanece ferida aberta que não cicatrizou para muita gente que perderam a vida em defesa da liberdade democrática em todas suas dimensões.

Deve a população ir para as ruas e proteger a democracia.

 

Portanto, é um tema histórico muito amplo e sério, merece ser discutido com mais precisão de detalhes.

Contudo, precisa este lembrete para que tomem consciência da luta daqueles que não mediram esforços para combater a fúria da hegemonia militar. Todos viram o país com a população, nas ruas, a exigir a democracia.

Este é um contexto muito amplo e que merece um aprimoramento mais detalhado, para definir as causas, o fato em si, a situação do país, pós-ditadura.

O milagre econômico, o endividamento externo, inflação descontrolada, repressão sem controle, decretos violentos que excluíam o cidadão de todos os seus direitos. O mais grave ao fechar o Congresso Nacional.

Grandes desrespeitos a Constituição, sua doutrina, bipartidarismo, aborto cultural, quem estava por trás deste sangrento episódio da nossa história recente, a propaganda de sustentação do sistema e a própria pressão popular que levou o fim da presente ditadura no Brasil.

Portanto, é um tema histórico muito amplo e sério que merece ser discutido com mais precisão de detalhes, mas, precisa este lembrete para que se tomem consciência da luta daqueles que não mediram pouparam a vida para combater a ditadura.

A fúria do autoritarismo militar. Não obstante, se tem hoje, um país com expressão de responsabilidade e uma democracia. Esse regime ainda anda a passos lentos para a plenitude.

Numa democracia de plenitude, existem mais distribuições de renda e equitativa, educação, saúde, segurança, habitação para todos e voto livre para as próximas eleições.

Ditadura no Brasil, nunca mais, que a democracia brasileira mesmo com suas mazelas inevitáveis, prevaleça a tudo seja sempre e para sempre o nosso sistema de governo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...