Pular para o conteúdo principal

No dia do trabalhador é para festejar e reivindicar.

1.º de maio é para homenagear todos os trabalhadores.


A foto ilustrativa mostra a nova Carteira Profissional no formato digital.
 Foto ilustrativa da Carteira Profissional no formato digital.



O 1.º de maio é para homenagear todos os trabalhadores.


Neste dia primeiro de maio, é para homenagear todos os trabalhadores do Brasil e do mundo. Além das homenagens não se poderá esquecer das grandes lutas históricas que parecem que nenhum governo tem a boa vontade de resolver.

Entretanto, não é só festa, mas sobretudo, fazer reivindicações por melhores salários e condições mínimas de segurança no trabalho. No entanto, é importante lembrar que todos são os responsáveis por produzir as riquezas de seus países.

Todavia, aqui no Brasil, todos os trabalhadores desvalorizados em suas profissões porque não são remunerados dignamente como deveria ser. Entretanto, todos eles são os responsáveis diretos pelo desenvolvimento econômico e sustentável deste país, precisam ser valorizados. No entanto, em contrapartida, os trabalhadores brasileiros, recebem um salário de fome, que é uma vergonha nacional e internacional, essa situação humilhante precisa terminar urgentemente. Segundo o Dieese o valor digno para os trabralhadores deveria ser no valor de: R$ 2.514,09 muitíssimo longe do ataul pago aos cidadãos e cidadãs que prodruzem a riqueza dessa nação, entretanto, em contrapartida recebe migalhas para sobrevivir é uma realidade cruel e vergonhosa para um Brasil tão rico. Contudo, a concentração de renda é simplesmente absurda e humilhante. 


Todavia, deve se valorizar cada profissional deste país que produz riquezas, em todas as áreas da cadeia produtiva brasileira, precisa que os governantes possam zelar pelo salário dos seus funcionários públicos. Assim também a mesma valoração deve ser estendida nas empresas privadas, todos precisam terminar com essa vergonha de salário de fome.


Nesta data é importante lembrar dos primeiros heróis que deram seu exemplo de lutas.


Os que deram sua vida para que originam os movimentos internacionais a partir de 1886 em Chicago e disseminasse pelo mundo nos anos seguintes até os nossos dias.

Ativos ou inativos, aqueles que trabalham na informalidade e os amparados formalmente pela lei.

Todos os trabalhadores dos mais variados setores que precisam da mão de obra sejam qualificados ou não. Aqueles que fazem o trabalho mais insalubre são menos insalubres.

Os professores que educam os outros a pensarem e transformarem com ideias o mundo. Aonde sem exceção os demais trabalhadores para terem uma profissão passam pelos seus ensinamentos. Todavia, infelizmente são vergonhosa e péssimamente remunerados, pelo menos no Brasil.

Os que exercem os mais humildes aos mais poderosos cargos. Seja do setor privado ao estatal, a todos que garantidamente já contribuíram e todos que continuam arduamente trabalhando para garantir o progresso de seu país, sem exceção merecem o respeito e mais valorização por parte de seus patrões.

Porque é do trabalho não importam quais, os trabalhadores necessitam para tirar o seu sustento e de sua família.


A luta pelo fim do desemprego será permanente.


No entanto, a luta para erradicar o desemprego no Brasil será permanente porque essa situação já é crônica e entra governo e sai e nenhum deles consegue solucionar essa circunstância, já é dramática para muitos pais de famílias que não conseguem uma colocação no mercado de trabalho. A luta é contínua, entretanto, é uma questão social e que depende de políticas públicas sérias para solucionar esse problema coletivo crônico.

Todos os profissionais precisam de remunerações dignas para trabalhar.


Portanto, todos merecem ser tratados com dignidade e serem remunerados com salário justo e que tenham real poder de compra para suprir suas necessidades fundamentais.

A riqueza que existem no planeta está concentrada nas mãos de poucos e produzidas por bilhões por um salário ínfimo que não recompensa sua sobrevivência.

Parabéns a todos os bravos trabalhadores do Brasil e do mundo que vivem fazendo uma dupla, tripla jornada para viver. Recebem parcos salários e não têm participação nos lucros das empresas. 


Feliz Dia do Trabalhador!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...