Pular para o conteúdo principal

A fumaça que mata os fumantes.

A fumaça do cigarro possui mais de quartas mil substâncias venenosas que mata o fumante lentamente. 


A foto apresenta o  cachimbo de madeira de lei, também chamado pito, é um instrumento utilizado para se fumar, geralmente, tabaco.
Do cachimbo sai a fumaça venenosa que mata os fumantes.
Todos os anos são realizados campanhas pelo fim ou para alertar sobre os males do tabagismo, todo o dia 31 de maio, "dia mundial sem tabaco”. Analisando a priori, essa campanha de um dia parece ser inócua, diante do grande avanço de usuários de tabaco em todo o planeta, com resultados fulminantes para suas vidas. Campanha como esta para tentar coibir um problema crônico deveria ser  ostensiva, permanente, não simplesmente de um dia, mas todos os dias do ano, com ênfase sobre esta realidade social, que está chegando a um nível de pandemônio.Parece gerar um grande desanimo com o mínimo de recuo no uso fumo, frente a uma proporcionalidade crescente dentro  da população mundial.

Cada ano é divulgado, dados assustosos de óbitos, tanto no Brasil, quanto em relação ao mundo

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)20% da população mundial são fumantes, em números chega aos dígitos, de 1,1 bilhões de dependentes. São feitas projeções macabras para o século XXI, no ritmo pessimista, contaremos um número aterrorizante de que giram em torno de um bilhão de mortos entre fumantes ativos e passivos. Segundo a (OMS) são 6 milhões de pessoas que morem envenenadas pelas as substancias do cigarro. O nosso país entra neste bolo catastrófico, assumindo, uma fatia, fúnebre de 18,8% da população, sendo a maioria homens com percentual de 27,7% e mulheres com a corta de 16%%, pessoas dependentes desta maléfica fumaça que mata, mas que em alguns casos podem ser revertidos. Infelizmente são dados preocupantes, que exige dos nossos governantes, políticas públicas incisivas, que visa a erradicar, dentro de um processo gradual de conscientização dos malefícios, que trazem para o ser humano, às vezes desprovido de orientações e assistência sérias.
Hoje imprensa brasileira destaca dados inquietantes.  “Em 2011 o país gastou 21 bilhões com pacientes com todos os tipos de doenças provocadas pelo fumo. As despesas foram 30% do orçamento do Ministério da Saúde, 3,5% superiores o que a Receita Federal arrecadou do imposto dos derivados do tabagismo” (fonte: ACT). É simplesmente uma vergonha nacional, esta planta tem que ser extinta do mundo.

Cada vez mais se descobre novas doenças provocadas pelo tabaco. Há informação da composição química do cigarro, que já passam de 4.7 mil substâncias, todas elas com alto poder ativo de desenvolver câncer em todo o organismo. Alguma substância deixa o cigarro mais atraente, até com sabores, porém, mais e mais fatal ao frágil sistema imunológico dos fumantes. Para os dependentes do tabaco segue alguns números que provocam medo em verificar

+ A produção do fumo responde por 5% do total de florestas desmatadas nos países em desenvolvimento

 +  Para cada 300 cigarros produzidos, uma árvore é queimada

+ Pontas de cigarro correspondem a até 50% de todo o lixo coletado em ruas e rodovias

+  48% dos familiares dos agricultores de lavouras de fumo sofrem de problemas de saúde associados ao uso de substâncias químicas, como dores de cabeça persistentes e vômitos

 + 25% de todos os incêndios são provocados por pontas de cigarros acesas, tanto domésticas quanto em matas e florestas

+  Fumantes passivos têm risco 30% maior de desenvolver câncer de pulmão, 30% mais chance de sofrerem doenças cardíacas e 25% a 35% mais riscos de terem doenças coronarianas agudas" (fonte: inca)

Outros dados horrorosos do cigarro:

+  Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, de boca e de faringe, além de problemas cardíacos?

+  Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?


+  Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras crianças? (Fonte: Ministério da Saúde)

Diante deste quadro tenebroso, ainda o fumante possui tempo para mudar esta realidade decadente, para quem está enquadrado nesta situação de perigo. 



A foto apresenta o  cachimbo de madeira de lei, também chamado pito, é um instrumento utilizado para se fumar, geralmente, tabaco.
A maquina de fazer fumaça mortífera.
Talvez ninguém ou poucos se lembre,quando,por motivo, qual circunstancia, ou a influencia de quem de: um amigo, um ator, atriz, cantor, cantora, uma desilusão amorosa, perca de um ente querido, um negócio, um emprego, curiosidade o levou a experimentar, o primeiro cigarro. Às vezes é mais fácil lembrar-se de um fato que a fez tomar uma decisão sensata: de parar definitivamente de fumar. Absolutamente esta é a data ou fato impactante, que marcará a vida para frente, porque o fez sair do caminho perigoso e o recolocou em uma trilhar segura rumo a uma vida feliz. Portanto,nunca procure solucionar um problema com outro.Fumar para esquecer,resolver uma situação, isto é insensatez, fumar é perigoso terão conseqüências irreversíveis, há outros meios eficazes para sanar qualquer ocorrência, menos o lesivo cigarro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...