Pular para o conteúdo principal

Lei de acesso à informação.

Todos os cidadãos têm direito ao acesso à informação é lei.
 

A imagem diz: o acesso á informação agora é lei.
 O acesso á informação agora é lei. 


O país entra em uma nova fase de transparência das coisas públicas, com a aprovação desta novidade a lei (Leinº.12527/11) de acesso à informação. Agora todos os cidadãos brasileiros ganham em ter conhecimento para a apreciação de todos os atos, dos nossos governantes em todas as esferas administrativas da nação. Contudo, todos os órgãos das administrações dos poderes, executivo, legislativo, judiciário, ministério público, sociedade de economia mista, fundações e empresas públicas.

Todos os atos destes setores deixam de ser secretos e passam para a situação de transparência, vão ser abertas ao comum (que deseja) várias “caixas pretas” até então, impalpáveis. Todas são guarnecidas pelo medo de irregularidades, é o momento superimportante para qualquer pessoa ter acesso a esses órgãos fechados a sete chaves.

Os cidadãos precisam correr atrás de suas informações.
 

Agora chegou o momento de cada um fazer a sua parte, agora existe a lei, a qual garante e tenham o direito de saber o que realmente é feito com o dinheiro se pagamos ao governo através dos impostos pesados. Todos pagam, desde a compra de um pão, aos altos tributos arrecadados através, de todos os meios do fisco: municipal, estadual e federal. Estas arrecadações engordam os cofres do governo, que geralmente são destinados a outras coisas incomuns e não voltam para o cidadão em forma de compensação para as demandas sociais.

Como sabemos muito dinheiro é desviado para alimentar a podridão dos atos corruptos de vários políticos, com pessoas sem caráter, que fazem manobras nojentas para levarem o capital para a vala comum das grandes negociatas, que incrementam o enriquecimento ilícito de poucos. Não obstante, promovendo o empobrecimento coletivo de um povo trabalhador, honesto, desprovido e ausente das políticas públicas que venham resolver a situação das indulgências em todas as áreas sociais.

Com esta lei podemos enfatizar que ela vem fortalecer o regime de governo, estamos dando um passo mais firme, rumo a uns pais que goza de uma democracia madura, sólida, comprometida com os interesses do povo. Isto só é possível onde tudo se pratica democrática e principalmente fundamentada na transparência.

A transparência é mérito da lei do acesso à informação.

 

Portanto, aqui está o grande mérito desta lei, a transparência. Nada daqui a para a frente, nenhum órgão público poderá sonegar qualquer tipo de informação ao cidadão, todos terão o dever de informar com cristalinidade qualquer pedido de esclarecimento que solicitado no prazo de vinte dias e pode ser prorrogado por mais dez. Encerrando esses prazos os órgãos serão obrigados a prestar ao cidadão um relevante justificativo por deixar de ter a informação.

O cidadão não deixe esta lei de acesso à informação inofensiva, como tantas. As quais existem e não as usufruímos em prol dos nossos direitos. Esta ferramenta é formidável para ajudar no combate a corrupção nacional, não cair no esquecimento. Todavia, por favor, valorize, use com responsabilidade, contribuindo na construção de uma democracia plena em dia, com paz e justiça social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...