Pular para o conteúdo principal

Dia dos namorados viver intenso.

A imagem mostra um coração que simboliza o amor entre os corações dos apaixonados, forte  sentimento e cumplicidade  capaz de superar tudo para viver uma linda história de amor.
Os  corações  repletos de sentimentos de amor.
O mês de junho comemora-se ao amor!  Especificamente no dia doze, dia dos namorados, mas sobretudo esta comemoração deve ser diariamente a dedicados ao amor verdadeiro.  Neste dia dedicado ao amor, todos os enamorados   devem se   amar intensamente de maneira incondicional e apaixonadamente. Entretanto, para que esta data nunca saia do calendário, é fundamental existir muito mais amor verdadeiro entre as pessoas que se amam sem limites.  Então é fundamental     entender esta palavra amor. Ela é repleta de significados e ao mesmo tempo difícil de explicar e viver cotidianamente.
Muitos amam do seu modo, estilo, jeito, consciência e fidelidade.
Mas será que em alguns momentos fizeram uma pausa, e refletiram profundamente, sobre esta palavra tão pronunciada, escrita sobre todas as formas, grafitada, gritada, cantada com sons estridentes, em lugares bonitos e bizarros. Se fossem contar quantas vezes foram feitas tantas proezas, isto com certeza seriam milhões ou bilhões de vezes e que em certas ocasiões foram sérias e na maioria das vezes na leviandade.

Há! Amor! Palavrinha difícil de ser definida, compreendida, entendida, mas no real a mesma constrói a base de uma vivência eterna entre os que se amam.  O amor em si é este sentimento compartilhado entre dois entes e prevalece uma relação de cumplicidade movida com energias sentimentais como: libido, atração, satisfação e desejo que geram vontade de lutar e batalhar por amor concreto dosado de fantasias, mas acima de tudo sincero. Para se obtiver uma definição mais abalizada é necessário ir até a ciência para fazer a pensar e criar uma definição clara. É sabido que muitas pessoas não gostam de pensar por quer, é chato, é complicado.  Contudo, quão é necessária, para se entender muitas coisas.


A imagem mostra um coração que simboliza o amor entre os corações dos apaixonados, forte  sentimento e cumplicidade  capaz de superar tudo para viver uma linda história de amor.
Os  corações  repletos de sentimentos de amor.

Estou falando da Filosofia, ciência das ciências do pensamento.  Vamos até os gregos antigos criadores do pensamento filosófico.  Na Filosofia, tem um marco muito interessante que pode nos ajudar a definir melhor, o que é o amor. É o vocábulo LOGOS, que significa: verbo, palavra falada. Na religião, tem outros significados muito importantes em relação ao amor, mas que não vou entrar agora nesta discussão.
Voltando ao sentido filosófico da palavra logos, também se pode traduzir como princípio de todas as coisas do e mundo.  Razão no sentido de poder racionalizar individualmente todas as coisas da ordem e da beleza dentro de uma visão cosmológica.
No conceito horaciano, podemos ampliar até a complexidade da palavra amor. Se logos pode ser definido, em poucas palavras, princípio de todas as coisas, incumbo aplicar a este conceito ao sentimento tão nobre o amor. Amor que transcende qualquer limite atravessa gerações e gerações, não importa o que aguada o futuro, não sofre antecipadamente, pelo contrário, muitos nem pensa nisso, vive o agora, com toda a vigor e determinação, não teme as consequências de um verdadeiro e absoluto amor. Se o amor é este sentimento sublime, que dar origem outros e outros sentimentos, a quem ama, amam sem medo, às vezes inconsequentemente devido à força que move este sentimento mutuo.


O amor deve ser regado constantemente como uma planta delicada.
O amor precisa ser regado como uma planta.

No campo filosófico, o amor tem múltiplos conceitos e atributos que levaria uma ampla discussão de acordo com o ponto de vista de cada filósofo. Platão tem o seu conceito próprio, no meio filosófico, pela definição clássica, o amor platônico, com o passar do tempo se tornou meio pejorativo, principalmente no meio popular, devido, a falta de compreensão de seu pensamento. Um amor impossível de ser realizado, pois ele prima pelo um amor perfeito, ideal, puro. Em nos nossos dias para a maioria das pessoas isto, é de fato uma pura ilusão de ideias.  Para Platão o amor concentra-se na paixão, um atributo que faz permear a existência de um amor eterno aos quem amam de verdade. Principalmente quem ama desinteressadamente, as acima de tudo o valor e o respeito ao seu semelhante.

Entre tantos atributos ou qualidades do amor, isto é, nos fundamentos filosóficos, pode destacar os seguintes: Um amor totalmente embriagado na paixão dando ênfase o físico do outro e tendo como referencial o erotismo, determinado segundo as normas de Eros deus do amor, para os gregos.
Outro atributo que tem seus fundamentos impregnados na alma dos apaixonados eternos, a psique um amor que, recheados de simplesmente com sentimentos da mente e fundamentado na questão mais profunda no tocante a espiritualidade dos enamorados. Não podemos misturar com a qualidade do amor altruísta, também conhecido como ágape que tem uma forma especial de amar focado no espírito sem interesse, egoísta, mas a solidariedade, como referência.  Diante de tantas qualidades do amor não podemos deixar um atributo especial, a mania.  Vários pensadores dizem que uma maioria dos amantes se enquadra neste atributo. Alguns denominam de mania: uma espécie de amor caracterizado pela instabilidade, marcado pela emoção que leva uma paixão fulminante com alto teor de romantismo puro.

Se levássemos a rigor o verdadeiro sentido do amor, haveria mais harmonia, fidelidade, compromisso com quem se ama. Desde os primeiros amores iniciados em momentos coloridos, até as mais duras fases que passam um casal que se amam independente das circunstancias do dia-a-dia. O verdadeiro amor amadurece com as exigências dos bons e péssimos momentos. Os momentos mais difíceis são os mais lembrados, por quer de uma forma ou outra, deixaram marcas, que não saem facilmente num casal que ama com coração, afeição e admiração. Os bons momentos, são maravilhosos, por isso, duram pouco e são muito fugazes. Fogem rápidos da memória e estes poucos ajudam no processo de amadurecimento e de enfrentamento do cotidiano.




Tanto Amar - Chico Buarque



Qual será a realidade do amor verdadeiro e sem barreiras, em uma sociedade movida à turbulência, dos desencontros, dos desamores das desilusões. Será que o hoje o amor é valorizado entre os casais que um dia assumiram juras amorosas até o fim. Ou será, no entanto, que se desfalecerem no meio da estrada da existência, na primeira, dificuldade, no primeiro, obstáculo? Será que alguém deixou de amar por falta de dinheiro e não aprendeu a lutar para dar a volta por cima e ser feliz. Ou preferiu um atalho mais simples, rápido, imaginado um novo amor sem espinhos. Seja como for você é responsável por alguém que há conquistou um dia. Após incansáveis tentativas de segurar um amor e perceber que é uma batalha in glória, não resta alternativa, a não ser colocar ponto final, nesta história frustrada. Vai escrever uma história de amor com outro amor, é uma nova possibilidade de amar e ser feliz.



http://www.analiseagora.com/
O amor precisa ser regado como um jardim
Portanto, neste dia dos namorados procure não banalizar o amor, pois o amor é este sentimento sublime, que merece ser descoberto e valorizado a cada segundo, com quem você convive. Se estiver à procura de um lindo amor, não desanime vai à luta sempre, se já tem um grande amor, seja mais companheiro (a), solidário (a), carinhoso (a), amoroso (a), compreensivo, etc.  
Regue as plantinhas de seu jardim se não fazer isso diariamente às plantinhas murcha e morre. A mesma coisa acontece com seu amor. ele necessita  ser cuidado, regado, adubado todos os dias, por que se não a chama do amor pode apagar. Tire um tempo exclusivo, ouvir músicas olhar bons filmes, tomar um bom vinho, dançar e também para dialogar, resolver, situações surpresas com maturidade e amar profundamente sem limites, faça isso, todos os dias que estiver com seu amor. E neste dia especial, faça tudo como muita dedicação se estiver em condições: faça uma bela viagem, vai jantar em um ambiente especial e fuja rapidamente do trivial, e ame, beije muito. FELIZ DIA DOS NAMORADOS.💕👫

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...