Pular para o conteúdo principal

Gramado entrega Kikito aos vencedores da 7ª arte.

A Cidade de Gramado é a terra do frio e do cinema brasileiro.


A foto mostra um kikito de bronze e o outro de madeira imbuia.
Kikito Bronze (Direita), Imbuia (Esquerda)https://pt.wikipedia.org/wiki/Kikito


No aconchego do frio da cidade de Gramado-RS, localizada na serra gaúcha, o cinema a sétima arte encontrou abrigo com amabilidade. No entanto, essa hospitalidade começou desde 1973 e muitos Kikitos, sejam de madeira ou de bronze, foram distribuídos aos grandes vencedores dos festivais de Gramado. Contudo, se pode reafirmar que é o Oscar brasileiro mais cobiçado pelos produtores das histórias cinematográficas nacionais e estrangeiras.

São 42 anos de arte cinematográfica na Serra gaúcha.


No entanto, já se vão 42 anos de história glamorosa e da exposição dos grandes artistas empenhados em reconstruir o cinema nacional que se expandiu além das fronteiras do Brasil. Entretanto, todos os anos, muitos filmes, atores e público, desfilaram no tapete vermelho estendido na entrada do Palácio dos Festivais da Cidade de Gramado, a mais famosa da Serra gaúcha. O seu palco sempre está preparado para receber os ilustres convidados do Brasil e do exterior, para juntos construírem uma sólida trajetória da arte cinematográfica,  ao patamar internacional, na acolhedora Cidade de Gramado.


Geralmente no inverno, amanhece   embranquecidas de neve ou até mesmo radiante com sol escaldante, calor de verão atípico, para temporada e principalmente para a serra gaúcha. Em 2014 são os 42º do festival de cinema de Gramado no RS de 08 a 16 de agosto.


Entre turistas e artistas acontece o Festival de Cinema de Gramado.


Portanto, nesta excelente parceria entre exposição dos filmes e o convívio com uma cidade repleta de turistas apreciam as belas paisagens naturais, a arquitetura do  estilo europeu, artesanato e a culinária da cidade. 

Todavia, a arte da dramaturgia vem conquistando um público produtor cada vez mais seleto, com um grau de exigência à altura do público de sua época. O cinema vem se adaptando às transformações das tecnologias de ponta. No entanto, assim nascem os trabalhos cada vez dentro das regras e dos padrões de concorrência em nível das grandes produtoras internacionais. Contudo, é uma luta constante pela subsistência cultural, onde o cinema nacional procura se afirmar com autonomia e independência de conteúdo. 

Entretanto, como tudo nesta vida não se vive apenas de glamour, o Festival de Gramado tem passado e está passando por intempéries, que causam susto à cultura. Tudo isso, faz parte dos acontecimentos deste porte cultural, passar por situações adversas ao longo dos seus quarenta anos. Principalmente quem é o guardião, hospedeiro e propagador do cinema.  

Todavia, sempre se conseguiu a superação autêntica das crises com arte e criatividade dos seus responsáveis pelo nascimento, crescimento e amadurecimento da mais bela arte da humanidade, o cinema.


A arte do cinema tem força no RS.



O Rio Grande do Sul tem este berço peculiar da produção artística e exibição da cultura cinematográfica nacional. Neste Oásis exclusivo onde se desenvolve o nascimento de grandes atores e produtores e com certeza o festival terá sua continuidade derrubando obstáculos de todos os quilates.  A sétima arte não aceita impedimentos por mais insuperáveis que sejam. De uma limitação pode se transformar em um filme de longa metragem mostrando uma superação. A arte é vida se é vida tem energia que faz andar por caminhos íngremes e inesgotáveis, entretanto, no topo há Kikito de incomensurável valor. 

Todavia, assim como no Teatro de Dolby, Los Angeles,  Califórnia nos EUA,  existe a tão esperada festa para a entrega do Oscar do Cinema americano todos os anos. No Brasil ocorre a grande disputa pelo maior prêmio do cinema nacional e estrangeiro o Kikito, quem ganha uma estatueta dessa terá sim, uma grande projeção artística no cinema mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...