Pular para o conteúdo principal

A bola de futebol.

Conheça a história da bola de futebol.

A história da bola de futebol.
Bolas usadas nas copas de 1930/34
Todos os objetos que os seres humanos possuem, no   tempo atual, e facilitam a viver melhor existe um mentor e artífice. E quaisquer pessoas usufruem com qualidade, comodidade, sofisticação e as utilizam da tecnologia de última geração em todas as áreas, onde se atuam no dia-a-dia, seja no trabalho ou no lazer, essas coisas têm um inventor e uma história.
Existem produtos que se tornaram impossíveis encontrar o primeiro autor. Mesmo que seja popular como a bola de futebol. Ela faz parte da história do lazer esportivo da humanidade, mas não se sabe com precisão que foi seu inventor, qual nação e data exata; foi criada. É o caso da bola de futebol, este instrumento das multidões, que provoca a festa das pessoas em todo o Planeta Terra; todos os dias do ano.
Em qualquer parte deste mundo sempre tem uma bola rolando, construindo amizades, unindo povos, fazendo a festa de milhões de pessoas. Pode fazer uma exaustiva pesquisa nos livros de história e enciclopédias não se tem nada de precisão histórica em relação a invenção da bola de futebol. Tudo que existem são pesquisas aceitáveis de contestações.  Recheadas de mirabolantes lendas para tentar descobrir quem primeiro criou a bola de futebol. Há certa unanimidade que tudo teve seu ponto de partida com os chineses, mas são especulações vulneráveis sem uma conclusão cabal. Sobre o legítimo criador desse objeto tão popular no mundo, não se tem uma real clareza, qual nação foi a inventora e nem da precisão da data do surgimento da bola.

Certamente foram os chineses os inventores da bola.

É fundamental, deixar as especulações de lado, para dedicar-se   numa discussão mais determinada e permanecer numa retrospectiva panorâmica da história da bola. Como é do conhecimento de todos a bola de futebol, teve provavelmente sua origem com os chineses, mas passou entre   todos os povos e épocas da história e tendo sua evolução entre os séculos VIII e XIX até os nossos dias.
Hoje a bola de futebol é o ícone do esporte em todos os recantos do mundo. Desde o campo de futebol mais simples do bairro onde todos habitam e se conhecem, face a face, se veem olho no olho e gritam o nome pessoal. Aos monumentais estádios do mundo distante de milhões de espectadores. Pois, atualmente acontece uma relação distante e ao mesmo tempo perto, através das mega transmissões da televisão e mídia em geral.


História da Bola.


A própria internet que nos aproxima com mais rapidez ultrapassando todos os limites e mostra a bola sendo chutada no momento exato do gol, pelos nossos atletas dos clubes do coração ou da seleção de cada nação. Fazendo a festa de uma torcida e a tristeza de outra. É o papel da bola, ser a algoz de uma torcida e a muitíssima querida e   gentil para outra. Ela é a juiz de quem fez um bom jogo, o jogo justo o da união entre os povos. Ela julga cegamente de acordo com os atos dos protagonistas de uma decisão, seja de um time de rua, amador, de um grande clube ou da melhor seleção de um país, ela exclama o veredito final de vencedor glorioso; é gol!

A cada copa do mundo a bola se adapta as tecnologias e a recebe um nome carinhoso.

Cada evento esportivo mundial a bola ganha uma nova cara, marca ou carinhoso nome, a exemplo da última copa da África do Sul. A famosa jabulani e no Brasil, a próxima copa de 2014 vai ser a Brazuca. Esta vai escrever nos gramados brasileiros mais um capítulo da sua história e do futebol.
Brazuca a bola da copa do mundo de 2014,Brasil.
Portanto, não importa quem foi o mentor que teve esta iluminada ideia de gerar algo que mexe com as emoções das nações do mundo. Não importa qual material utilizado, para que pudesse ser produzido o protótipo da bola de futebol. Também não importa que tecnologia esteja aperfeiçoando a bola. A cima de tudo a bola é o objeto de cobiça de todos homens do mundo, desde as crianças aos adultos, seja do sexo masculino ou feminino todos querem chutar e fazer gol! Sendo profissional ou não e principalmente na hora do jogo quando todos querem ser seu dono para chutar no fundo da rede e produzir o grito preso da alegria do gol. As agências de comunicações incluindo a TV sejam abertas ou fechadas se sentem as donas absolutas da bola.
Portanto, cada copa do mundo, a bola a razão de ser do futebol, acompanha as tecnologias mais avançadas e rompem as regras das entidades que administram o futebol a nível nacional e internacional. Cada bola tem seu nome oficial que representa o país sede ou a marca da fábrica que a produz e a comercializa para o mundo. Desde a copa de 1930 a bola obteve uma extraordinária evolução. A pesada bola de couro sofreu uma grande metamorfose.

Cada evento esportivo mundial a bola ganha uma nova cara, marca ou carinhoso nome, a exemplo da última copa da África do Sul. A famosa jabulani e no Brasil, a próxima copa de 2014 vai ser a Brazuca. Esta vai escrever nos gramados brasileiros mais um capítulo da sua história e do futebol. Mundo redondo, bola redonda, rolando de nação em nação, todos os dias construindo a união dos povos de mãos dadas, a partir do centro do campo de futebol, simbolizando um mundo de alegria, união e paz. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...