Pular para o conteúdo principal

O feriado no Brasil é o dia mundial das crianças.

Feriado nacional em homenagem à padroeira do Brasil e dia mundial das crianças.

Nessa bela imagem está inscrito: Feliz Dia das Crianças! Nessa imagem mostra duas crianças no parque num lindo dia de sol radiante. O sol aprece numa nuvem rindo para elas que estão passeando com seu cãozinho de estimação. Elas estão felizes nesse dia mundial das crianças.
A imagem diz: feliz dia das crianças!


Mais uma vez o país comemora mais um feriado nacional oficial de caráter religioso. Neste dia como todos sabem se comemora duas datas importantes: o dia da criança e da padroeira do Brasil. Como o nosso país é de maioria do credo católico nada mais justo que o referencial religioso seja a Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Podem fazer uma ampla pesquisa nos principais manuais da história do Brasil e que se encontrará, vasto material histórico sobre esta santa venerada por todos os católicos fiéis, em todos os recantos do país. Esta imagem tem uma longa história.

A partir de 1743, foi encontrada por pescadores no Rio Paraíba, no interior do Estado de São Paulo. Ela inicialmente começou a ser venerada pelos habitantes católicos fiéis, do então Município de Aparecida do Norte-SP e depois espalhou sua fama em todos os recantos do país e do mundo.

Conheça o histórico do feriado religioso de hoje.

 

Em 1930 o Papa Pio XI a proclamou como a Santa Rainha do Brasil. A partir de 30 de junho de 1980 o atual Presidente da República oficializou esta imagem definitivamente como a padroeira do Brasil, através da Lei Nº. 6.802, foi decretado oficialmente feriado nacional no dia 12 de outubro de todos os anos. Neste dia, como é feriado religioso todos os católicos, têm a grande oportunidade de prestarem suas demonstrações de fé. Muitos vão em grandes excursões à Basílica para festejarem a padroeira brasileira, no Município de Aparecida do Norte. Esta cidade recebe neste dia milhares de excursões vindas de todas as partes do país. São ônibus lotados de devotados, para rezar e pagar suas promessas através das graças recebidas da santa padroeira do Brasil.

 

O outro feriado extremamente importante é o dia da criança. Esse feriado como sendo de âmbito mundial determinado pela ONU em 20 de novembro de 1959. Representantes dos países reunidos em assembleia-geral, definiram essa data como o dia dos direitos universais da criança. No entanto, cada país tem a liberdade de definir esse feriado no dia de sua melhor conveniência. O Brasil possui referenciais históricos para respeitar o Dia das Crianças que é mais antigo do que o da própria ONU. O presidente Arthur Bernardes, através do decreto N.º 4867, de 05 /11/1924. Referendou essa data como sendo o dia dedicado ao Dia das Crianças.

Analisem os anais da nossa história, fica evidente que este decreto não teve efeito como esperava o Presidente da República e seus sucessores, até praticamente os anos sessenta; quando esta data tomou contornos comerciais. Quando o comércio entrou em cena, o Dia das Crianças no Brasil ganhou visualizações capitalistas exorbitantes.

 

Infelizmente como tudo neste mundo nada funciona sem fins lucrativos, o dia dedicado às homenagens às crianças, não permaneceu imune à fúria comercial. Antes da era digital as crianças mesmas fabricavam seus próprios brinquedos, eram criativos, duradouros e baratos sem custos para os pais. Exemplos, pião, carrinhos de lata, bonecas, e compravam as pequenas de gude e faziam bolas de pano para jogar futebol.

A expectativa dos comerciantes é grande neste feriado.


A imagem mostra o pião de madeira um dos brinquedos prediletos das crianças antes da era digital.
A foto mostra o pião de madeira.

Então os lojistas brasileiros esperam ansiosamente esta data como uma explosão nas vendas e lucros extraordinários, no comércio brasileiro pela venda de brinquedos aos pais das crianças. Muitos dos nossos pais estão muitíssimos endividados, porém, a mídia bombardeia a todo instante induzindo, as crianças forçarem seus progenitores a comprarem o que não podem. Infelizmente transformaram essa data de suma importância na defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, em um grande comércio de brinquedos, que muitas vezes não tem nenhuma utilidade lúdica para a garotada.

 

Neste feriado dedicado aos direitos das crianças do Brasil e do mundo.

 

Este “blog” analiseagora deseja a todas as crianças do Brasil e do mundo, que seus direitos sejam de fato respeitados e defendidos por seus responsáveis e pelas autoridades que cuidam dos nossos meninos(a)s. Jamais nenhuma criança será submetida a trabalho escravo, forçado ou algo semelhante. Exigimos que todas as crianças sejam respeitadas a sua integridade física, moral e psicológica. Esperamos que todas elas possam ter carinho, alimentação adequada, teto digno, educação séria, atendimento à saúde prioritária.

Todavia, é imprescindível a todos os responsáveis pelas crianças, que permaneçam atentos a quaisquer sinais de maus tratos a qualquer criança. Imediatamente não perca tempo em denunciar com o máximo de urgência às autoridades e aos órgãos competentes, que cuidam na proteção e na defesa das crianças, as quais todos conhecem. Portanto, é fundamental que todos os pais tenham o máximo de cuidado ao dirigir nesse feriado. Não esqueçam, todos estão levando em seus carros, tudo o que há de mais precioso em suas vidas, suas crianças. Todavia, as de outrem que estão no trânsito, das nossas rodovias e autoestradas, muitíssimas velozes e perigosas do Brasil.

Contudo, todos os cuidados necessitam, serem redobrados. Dirigir devagar e com prudência, porque lentamente se chegará aos lugares escolhidos para festejar o belo feriado. Deste modo, este “blog” deseja um feliz Dia das Crianças do Brasil e do mundo, hoje e todos os dias do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...