Pular para o conteúdo principal

O Natal cristão está desfigurado.

A mudança do Natal Cristão se dá através dos exageros comerciais e dos grandes lucros.

A foto  mostra  a cena do presépio o lugar onde  Jesus o Redentor nasceu numa noite mais iluminada da humanidade.
A foto mostra a cena do presépio o lugar onde  Jesus nasceu.

O Natal é uma das datas religiosas mais conhecidas da cristandade, onde celebramos o nascimento de Cristo numa estrebaria em uma manjedoura. A palavra natal deriva do latim: “nātālis” que traduzindo literalmente para o português significa nascimento, mas hoje é conhecido como natividade.

O nascimento do menino Jesus, que segundo o cristianismo Deus se fez homem para nos salvar do pecado e da morte eterna. Jesus nasceu criança em uma manjedoura, cresceu e viveu como todos os homens.

 

Experimentou de todos os sentimentos e dores que os homens sofreram, porém, com um atributo diferente de todos os pecadores; nasceu sem pecado e jamais o conheceu. Viveu exclusivamente para colocar em prática o plano de salvação de Deus a toda humanidade. Nasceu e viveu pobre, foi perseguido, devido ao santo plano de seu Pai e foi assassinado humilhantemente numa das mais horríveis mortes da época, por crucificação em amor a cada um de nós.

O verdadeiro sentido do Natal é a celebração do nascimento do Salvador.
 

Natal é nascimento, vida nova, salvação através de Jesus. Deus tomou a forma humana, é o menino Jesus. Ele nasceu, viveu presente entre nós e morreu humanamente, mas ressuscitou resplandecente, cheio de glória. A sua ressurreição é vitória, é sinal de vidaeterna e a derrota do pecado da humanidade, para todos a ele crer. Este é de fato o que define o grande sentido do Natal para a cristandade, quem crer que a nossa vida neste mundo é apenas um breve período, tendo em vista uma existência eterna através da salvação em Cristo. O Natal deve ser este tempo de reflexão, de perdão, de alegria por ter nascido, Messias, o redentor. Agora é tempo de mudança pessoal, de confraternização, de boas notícias da salvação para o homem.

 

Infelizmente este sentido natalino vem sendo descaracterizado a cada ano, a cada geração.



É lamentável, mas  muitas pessoas desconhecem o verdadeiro porquê da celebração do Natal. Muitos nem sabem o verdadeiro sentido do Natal e confundem com presentes, festas, banquetes típicos, regados a bebidas alcoólicas.

A maioria transforma o Natal em verdadeiro comércio. Em um momento de grande estresse para muitos devido à correria para os “shoppings”, lojas e supermercados para garantir o melhor presente e a ceia natalina como manda a tradição.

situações de violência no trânsito por motivos fúteis, uns querem chegar primeiro e fazem do carro um avião e assim acontecem os acidentes fatais. O próprio comércio instiga há todos os segundos, com anúncios em todos os meios de comunicação, fazendo um profundo apelo ao consumismo natalino.

Compre isso, aquilo, use e abusem de seus cartões de créditos. Parcele em prestações a perder de vista, mesmo que as pessoas estejam naufragadas em dívidas, elas compram o que não podem pagar, simplesmente para atender as solicitações consumistas nesta época do ano. O Natal no Brasil é uma das datas mais esperadas pelos lojistas, e eles projetam enormes percentuais de lucros em relação às festas natalinas do ano passado.



Geralmente o verdadeiro sentido natalino que é a boa nova de salvação, um momento especial, para pensar e refletir sobre a espiritualidade do belíssimo plano de Deus para resgatar a humanidade da morte eterna do pecado, é totalmente esvaziado com a ganância avarenta dos comerciantes. Contudo, esta celebração da cristandade vem se perdendo e confundindo-se, com lindas decorações, dando destaque para o comércio e personagens lendários do Natal, como se fosse uma verdadeira festa vazia, desta consciência cristã de salvação.

Para muitas pessoas, natal é sinônimo de pequenas e grandes compras.
 

Por tanto, o Natal dos últimos tempos está sendo uma festa comercial, cheia de luzes e lindas fachadas decorativas e recheadas de divulgação, com forte apelo onde reina o lucro desenfreado.

Esta data que possui um sentido cristão grandioso nunca deveria ser celebrada focalizada nas compras, afogado na hipocrisia das compras e vendas de maneira desenfreada, mas deveria sim, ser celebrado. Essa festa da humanidade, sobretudo, vai muito além das compras e lucros. Evidente, que durante este período é importante comprar, contudo, jamais se poderá resumir essa celebração em luzes, decorações, perus, chestes e presentes.

Todavia, a  espiritualidade cristã, é totalmente abdicada por outros atrativos que não tem nada a ver com a proposta de salvação. Então está na hora de pensar se pessoalmente se está transformado, para esta celebração cristã. Todavia, é bom lembrar agora é momento de crescimento espiritual, não banalize comercialmente e só faça glamorosas festas e trocas de presentes que atendem os apelos consumistas e zero em humanização e conscientização de mudar o espírito, neste período de mudanças de vida. Em meio a toda a descaracterização natalina, desejo a todas as pessoas; feliz e abençoado NATAL.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...