Pular para o conteúdo principal

Retrospectiva momento de refletir e planejar.

Retrospectiva 2012, momento para perceber o fez certo e errado.

A imagem mostra uma nave espacial em alta velocidade igual a velocidade de um ano que passa sem percebermos em razão de tantos compromissos que não nos permite perceber o tempo passar.
Retrospectiva de 2012.
Todos sentem a necessidade, ao chegar ao fim do ano, fazer a sua reflexão, retroagir no tempo, para rememorar o que aconteceu de positivo e negativo. Além disso, se comprometer na correção do que não deu certo. Muitas pessoas não gostam de fazer esse exercício da retrospectiva porque, geralmente, vêm à tona aquelas coisas que talvez não quisesse nunca mais rever e as fazerem sofrer.
Contudo, muitos outros gostam de relembrar para não cometerem os mesmos erros e crescerem humanamente. Então, cada fim de ano surge entre as pessoas esta necessidade importante, de elaborar uma espécie de avaliação e ponderação do que foi realizado, como foram executadas todas as atividades programadas.

Período para todos observarem os porquês, de algumas coisas em determinadas condições, chegarem ao fracasso e o ao abandono dos projetos que deveriam ter dado certa sua realização com eficiência as responsabilidades planejadas. Esse é um bom tempo onde todos fazem essa parada especial para fazer a avaliação, diante da correria frenética e diária, dessa sociedade moderna, a qual impõe exigências para acompanhar suas instantâneas mudanças e transformações velozes.

Agora é esse período de parar e avaliar o ano que termina.

No momento em todos param percebem que mais um ano está terminando, a impressão que emana velozmente na consciência de cada ser é que se envelhece. Porém ganham experiências e se dar mais um passo para o fim dessa existência física. Não é ficção é real mesmo, é a abreviação da vida terrena, que anda no passar de um milionésimo de segundo do tempo. Imprescindível que se tenham um momento sereno, de introspecção existencial, para preparar a sua retrospectiva, de todas as atividades anuais.  Reavaliar a caminhada de 365 dias e planejar as novas metas para tentar, segundo as circunstâncias, que aparecerão ao longo do novo ano para cumpri-las, executar com dedicação e esmero.
Com toada a certeza todos gostariam de terem realizado tudo o que foi planejado, mas nem sempre tudo, que o que é organizado, como metas jamais são concretizadas integralmente. Nunca se poderem deixar de esquecer que todos são seres humanos frágeis e imperfeitos, que vivem errantes e aprendem com os próprios erros e imperfeições.
Em hipótese alguma se pode permanecer nos erros, mas se tem a obrigação de eliminá-los, procurar a cada instante acertar, e sempre andar no caminho correto.
O fim de ano é também, esse remate de uma etapa da vida cheia de muitas lutas e sentimentos diversos tais como as conquistas, derrotas, alegrias, frustrações e realizações. Igualmente é uma fase excelente da história pessoal e especial para planejar a próxima etapa do novo ano, que está batendo as portas das casas.
A soma de mais um ano, subentende que se tenham experiências suficientemente para trilhar novos caminhos, desbravar longos e desconhecidos atalhos, repletos de novas expectativas e melhor qualidade de vida.
Portanto, nesta peregrinação serem fortes para renovar a cada ano mais coragem, dedicação e disposição em tudo que planejar a construir. Lutar por um mundo melhor, uma sociedade com valores fundamentados na paz, justiça, ética, equidade, até a finitude existencial nesse mundo. 

Uma breve síntese do que foi o ano de 2012.

Fazendo uma síntese do que foi o ano de 2012 em minha vida considero que foi extremamente importante, começando pelo fato de estar vivo, diante das minhas ocorrências pessoais. Impossível listar tudo, mas em resumo foi excelente; superei algumas coisas que antes eram impossíveis pensar em fazer.  Existir é o privilégio de poder digitar o que penso em meu singelo blog; é uma tremenda vitória. Além disso, através dos teclados posso expressar para o mundo que nós, humanos temos condições sim, de vencer quaisquer obstáculos que venham surgir durante a vida.
Na blogosfera um fato que não poderia deixar de fora. Foi à maravilhosa promoção do “DICAS BLOGGER”, através da mesma que o mundo ficou conhecendo a história do meu blog “analiseagora” e concomitante uma sinopse da minha vida, sou muito grato os editores, colaboradores e leitores do "Dicas Blogger”.

Quero agradecer a todos os meus amigos leitores e seguidores e curtidores do meu blog espalhado pelo mundo inteiro, por esse primeiro ano de vida do blog fico muito grato a todos e devo a existência do mesmos a todos.  Tenho plena consciência, que se fosse só pelas minhas forças pessoais, isso se tornaria impraticável, quaisquer tentativas de superações ela fracassaria no meio da estrada. No entanto eu creio e confio plenamente, no meu DEUS que pode tudo. Ele está no controle de tudo e me dar à direção correta para superação de qualquer obstáculo. 
Portanto, fazer uma retrospectiva de um ano de ação é fundamental para todos; porque temos uma visão completa de tudo. Além disso, podemos melhorar no que falhamos e replanejar as nossas metas prudentemente para obter tranquilamente o que queremos realizar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...