Pular para o conteúdo principal

A vida é a máquina perfeita.

A vida é essa máquina perfeita com circunstâncias e superações.



A foto mostra uma máquina de reprodução de filmes e ao lado está inscrito: A vida é uma máquina perfeita.
A vida é uma máquina perfeita.



O homem é constituído do “sopro divino de vida” (Gênesis 2:7) fisicamente perfeito que tem uma estrutura física e todos os sistemas funcionando de forma sincronizada e exata. A máquina de criação divina humana perfeitíssima, existente no universo. Até o momento sem a mínima possibilidade de o próprio homem fazer ou plagiar algo semelhante. Mesmo provido de todos os conhecimentos científicos e tecnológicos, jamais farão este feito. Pois, todos são meramente limitados. Ainda assim, tentativas existem, mas sem êxitos. Esta é a vida do ser humano dotada de inteligência e todas as circunstâncias, que vive desde o ventre materno até o colapso total de todos os sistemas, levando a sua finitude física.

Aparentemente a vida humana parece ser um único sistema, porém, são vários sistemas trabalhando em sincronia primorosa para manter o singular conjunto vivo; num ritmo afinadíssimo. A vida é semelhante a uma orquestra sinfônica, em que nenhum membro pode tocar desafinado porque estrague a beleza da sinfonia. Da mesma forma é a vida do homem. Este é formado de uma infinita complexidade física, psíquica e moral. Cada pessoa é única com todas suas peculiaridades singulares entre bilhões existentes no Planeta Terra.


“Seiscentos e quarenta músculos, três bilhões de fibras nervosas e mais trinta trilhões de células vermelhas. A máquina perfeita dispara pelas ruas das grandes cidades”. (“A natureza do ser humano – Revista Adventista”) “E quem poderia detê-la?

Um esqueleto leve como alumínio. Resistente como aço. E quatro vezes mais forte que o concreto. Somos um espetacular produto de engenharia. Por dentro. E por fora.

No centro de tudo, está o coração. É a nossa sala de máquinas. Bombeia sangue através de 96 mil quilômetros de veias. E repete a operação 40 milhões de vezes ao ano. E o mais espantoso: somos sete bilhões de exemplares. Únicos: nenhum é igual ao outro”. (Fonte: Globo Repórter).


A vida do homem tem seu ciclo natural do nascer ao falecer.


O homem tem seu círculo natural iniciando ao nascer; crescendo participando das etapas de formação da personalidade e suas características próprias; até fechar o período de sua identidade humana. Neste percurso existencial, inúmeros fatos sucedem e simultaneamente surgem os questionamentos existenciais inquietantes, sem respostas a princípio. Muitas das indagações que o homem faz a si mesmo, algumas ou todas elas, levam uma vida completa para serem de fato compreendidas. Muitas talvez algumas não sejam respondidas; outras provavelmente terão respostas muito pouco convincentes.

Questionar é uma das grandes e esplêndidas características dos humanos, isto só é possível graças a nossa capacidade de pensar. O pensar é um atributo da magnificência humana, que nos faz ser mais humanos ou desumanos. Obviamente o pensar é imperativo para criar e reinventar muitas coisas para viver melhor e com mais qualidade. Este predicado humano o pensar nos ensina a descobrir novos caminhos, horizontes, inventos, que podem ser úteis ou não a vida. O pensar nesta propriedade dos humanos contribui geralmente para fazer construir um mundo melhor para todos.



No campo moral todos somos imperfeitos e pecaminosos.


Infelizmente, como existe a complexidade no campo da moral e da personalidade do homem, ocorrem as imperfeições e a natureza pecaminosa revisita todas as pessoas. Há aqueles que dependendo de sua índole moral, usam seu pensamento ou inteligência a serviço do mal, da destruição da vida. Estas atitudes devem ser repudiadas veementes. O correto é que todos devam utilizar seus dons: pensar e inteligência a serviço da vida.

A vida é essa inexplicável e maravilhosa obra da criação de Deus. Porquanto, somente a Ele ela pertence e Ele tem o controle quando inicia e termina. Creio nesta tese e respeito a todos que defendem outras teorias, afinal somos diferentes, principalmente no que defendemos e no que cremos. O pensar faz descobrir meios incríveis para nos adaptarmos a quaisquer circunstâncias, por mais desumana que seja para sobreviver. Todos têm em seu ser esta especial capacidade particular e presente em toda a espécie humana reservada à superação nas mais diversas circunstâncias que a vida nos impõe.

Contudo, do ponto de vista moral ninguém é perfeito todos somos defeituosos e geralmente as imperfeições aparecem com maior facilidade ao assumir funções e se houver uma vida regrada, a natureza pecaminosa explode sem controles e podem nos levar ao precipício da imoralidade nos mais diversos vícios sem fim.


A vida é repleta de circunstâncias e de grandes superações.




Portanto, é nesta condição de fragilidade que todos são suscetíveis a participar de maneira contrária à nossa vontade. Contudo, fazem parte das inúmeras ocorrências que fogem à vontade própria do homem. No caso de infortúnio de qualquer natureza, que no decorrer na existência pode acontecer para qualquer pessoa. Cada um tem sua bateria de resistência, a prova de fracasso, que será descoberta simplesmente na hora oportuna para sobrevivência. Geralmente acontece nos momentos essenciais para superar as piores ocasiões da vida, que a “priori” se apresentam impossíveis de soluções. No início são totalmente excluídos de qualquer possibilidade para uma nova retomada de continuar vivendo em situações incomuns da vida.

Todavia, a vida é repleta de circunstâncias e surpresas, muitas delas são salutares, outras são verdadeiras pauladas na cabeça que desmoronam qualquer caminhar. No tempo em que surgem na vida, as circunstâncias as quais nos detonam; é neste impacto que nasce serenamente a capacidade do homem criar meios adequados para superar as dificuldades. Tudo com a própria severidade circunstancial para continuar levando a existencial para frente, sem perder a ternura diante das situações que brotarem na velocidade de um relâmpago, mas que eternizam na duração vital, até a finitude neste mundo terreno.


No entanto, somos esta máquina humana perfeita, e, o Autor da vida, jamais, poderia deixar ninguém nasce sem este “kit” natural, próprio de readaptações, superação e sobrevivência que temos e não sabemos.

Contudo, existe sim, nos entes, uma espécie de “caixa preta humana”, secretamente guardada para serem usadas nas inesperadas circunstâncias, que está magnífica vida, às vezes nos sobrepõe. No momento exato e necessário aprendemos ejetar com perícia, esta ferramenta especial que nos ajudará a seguir na luta valorizando a vida eficazmente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...