Pular para o conteúdo principal

Nenhum prefeito ou vereador nos envergonhem.

A política no Brasil volta à cena no primeiro dia do ano de 2013.  A todo o vapor e muita festa em todo país com a posse dos novos vereadores, prefeitos e seus vices eleitos em outubro de 2012.
A imagem nas cores do Brasil diz:posse dos novos eleitos.
Os novos eleitos prefeitos e vereadores nas eleições de 2012, tomam posse de seus cargos em 1º de janeiro de 2013. Como manda a atual legislação eleitoral. A política no Brasil volta à cena no primeiro dia do ano de 2013.  A todo o vapor e muita festa em todo país com a posse dos novos vereadores, prefeitos e seus vices eleitos em outubro de 2012. Segundo o TSE são 5.564, o total de prefeitos aptos para assumir o cargo do executivo municipal e nem todos tomaram posse hoje. Alguns municípios haverá nova eleição em março, isto porque muitos prefeitos eleitos foram enquadrados na lei da ficha limpa. Mesmo sendo eleitos e atingiram mais de 50% dos votos válidos mais um e foram impedidos de assumirem seus cargos, assume as prefeituras o presidente do legislativo municipal. Também nesta situação se encontram muitos vereadores espalhados por todo o país. Esperamos que todos os eleitos que assumem seus cargos de grandessíssimas responsabilidades nos municípios brasileiros não venham envergonhar seus eleitores. 


Os novos prefeitos e vereadores vão assumir seus cargos eleitos democraticamente pelo voto popular direto. Todos são escolhidos majoritariamente pela maioria dos eleitores. A tarefa destes novos administradores é trabalhar sem exceção para os moradores das comunidades; não importa o tamanho e nem a sigla partidária que vai administrar o município. Eles foram eleitos para trabalhar arduamente e com ética para melhorar as condições de vida da população; que anseia por melhor qualidade nos serviços da administração pública. A partir de hoje todos esperam mudanças, que venham proporcionar uma melhor condição de vida a todos. Os novos dirigentes municipais nunca devem esquecer que são os primeiros funcionários públicos eleitos pelo povo, a serviço do povo como manda a lei. Eles vão administrar não os recursos próprios, mas sim o bem comum; fruto do pagamento dos impostos mais pesados do mundo.  Os trabalhadores brasileiros irão receber, a partir de hoje, um salário mínimo “milionário”, para não dizer de fome, no valor exorbitante de R$ 678,00. É deste pífio salário que todos nós vamos trabalhar muitas messes do ano para pagar a pesada carga tributária para manter os municípios e a união funcionando. Muitas vezes somos obrigados a fazer terríveis escolhas, pagar os truculentos tributos municipais, deixar de comer ou comprar remédios.

Então os nos prefeitos e vereadores que assumem hoje as prefeituras e câmaras de vereadores devem ter este zelo com o dinheiro público. Nunca devem sair desperdiçando com futilidades e deixarem as comunidades desassistidas dos serviços essenciais.  É obrigação dos municípios mantê-las, segundo, as políticas públicas existentes. Conforme as leis que regulam a administração pública.  Cabe ao poder legislativo municipal manter esta rigorosa fiscalização continua sobre o executivo municipal para evitar qualquer tentativa de corrupção.  O cidadão também tem esta missão de fiscalizar onde está sendo investido seu dinheiro derivado dos impostos que paga aos cofres públicos. Hoje nós temos inúmeros mecanismos que podemos pedir informações e explicações, não satisfeitas denunciar aos órgãos públicos competentes para averiguações.  Já mais, permitir que nosso suado dinheiro possa abastecer a ostentação podre da corrupção dos nossos administradores municipais. Só para lembrar temos a lei de acesso a informação, lei da ficha limpa e outras, que responsabilizam e punem severamente qualquer administrador corrupto.

Portanto, não devemos ficar de braços cruzados, observando as atitudes de algum administrador público em situações nebulosas suspeitas acontecerem; nunca permanecer na omissão é dever do eleitor denunciá-lo. Agindo na omissão estamos compactuando com as negociatas abomináveis deles.  Consequentemente somos os mais prejudicados. Por quer os nossos impostos vão para vala comum da corrupção e finalmente não teremos retorno nenhum dos serviços mais essenciais que necessitarmos para manter qualidade de vida no município onde habitamos.

Espero que todos os que assumirem seus cargos públicos tenha consciência da responsabilidade em administrarem o bem comum de uma forma equitativa, abalizado nos princípios éticos. Que todos façam uma administração exemplar durante estes quatro anos. Principalmente a população dos municípios brasileiros tenha um salto significativo na qualidade de vida. E que nenhum prefeito e vereador sigam o caminho da corrupção. Não nos envergonhem diante do mundo, sejam exemplos para a comunidade local e para o país. No entanto, devem seguir o caminho austeridade guiados através da: retidão, transparência, e da ética. Fujam dos devaneios e glamour do poder sem responsabilidade, mas pensem no grande compromisso com o povo que o passou uma procuração publica, por meio do voto, para administrar bem o município. Espero que façam um governo municipal justo para todos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...