Pular para o conteúdo principal

Parabéns Campo Bom-RS.

A população de Campo Bom celebra 64 anos de emancipação política.


Visão panorâmica e parcial da Cidade de Campo Bom.
A visão panorâmica e parcial da Cidade de Campo Bom.


O Município de Campo Bom, Estado do Rio Grande do Sul. Hoje é dia de aniversário para todos os campos-bonenses, parabéns!  Temos 64 anos de história e progresso juntos. A cidade, situada na região metropolitana de Porto Alegre, na faixa leste do Estado gaúcho, celebra os seus 64 anos de emancipação política.


Um fato histórico que aconteceu há muito tempo, em 31 de janeiro de 1959. Contudo, essa história tem origem no processo de colonização, que se iniciou em 1825, com a chegada dos primeiros imigrantes alemães em toda a região do vale dos sinos.


A área é banhada pelo famoso Rio dos Sinos, que abastece todos os municípios banhados por ele, porém, infelizmente, está muito poluído devido ao crescimento econômico e social. Este município, que faz parte da região metropolitana de Porto Alegre, está distante 57,2 km da capital.


A cidade é reconhecida como a pioneira na construção de ciclovias em todas as principais vias de acesso, incluindo as grandes avenidas e a primeira ciclovia com extensão de 6 quilômetros. Para incentivar o uso de bicicletas e, sobretudo, a prática de caminhadas, é um grande convite para todos abandonarem o sedentarismo e procurarem uma saúde e qualidade de vida em dia.


Alguns dados da cidade que prima pela qualidade de vida dos seus habitantes.

O IBGE estima que o Município tem uma população atual de 64.553 habitantes. A sua superfície total é de 61,406 quilômetros quadrados. A área é composta por 69.458 habitantes por km 2 de área. O clima é subtropical, mas, nos últimos anos, os habitantes enfrentam uma grande variação climática, com temperaturas extremas tanto no verão quanto no inverno. 

A cidade do vale do Rio dos Sinos é considerada a mais quente. O calor é, geralmente, sufocante, dificultando a vida das pessoas. Este ano, a temperatura média é superior aos 37 °C, mas a sensação térmica pode ser de 47 °C ou mais. É um calor insuportável para quem está acostumado a viver em uma região onde há muito frio, geada e até episódios de neve. Consoante os institutos de meteorologia, a mesma média de temperatura foi registrada em 1914.  


Este desequilíbrio climático é uma resposta da natureza ao homem predador, que ainda não aprendeu a conviver de forma harmônica com o meio ambiente. A resposta para essa estupidez humana começa a surgir a partir da ignorância em prol do desenvolvimento sem sustentabilidade. A natureza é cautelosa e responde lentamente à ausência de harmonia entre os seres humanos e o seu “habitat”. Todos poderão ter uma expressada de diversas formas ao longo dos anos com grandes consequências inimagináveis.


Pode-se ter a convicção de que é o resultado da ação agressiva do homem em relação à natureza para obter lucro a qualquer custo. Desenvolver sem pensar nos princípios da sustentabilidade e convívio harmonioso entre humanos e natureza. Campo Bom é um exemplo disso e segue o modelo das grandes cidades e capitais do Brasil. No entanto, estão rapidamente substituindo o pouco verde que ainda resta, por grandes construções imobiliárias. O poder local atende facilmente às investidas da força financeira das grandes e pequenas imobiliárias instaladas no Município. A especulação imobiliária destrói os parques e os fragmentos de campos verdes que estão sob a mira das grandes construtoras.


Mudar a forma de pavimentar as ruas do tradicional para o ecológico.


O nome Campo Bom, que tem origem nos grandes campos existentes, evoluiu para uma pequena selva de pedras sufocantes, impossibilitando a existência de uma vida saudável e de qualidade de vida. O município, que antes era rural, transformou-se numa verdadeira selva de concreto, conforme o plano diretor da cidade. A cidade está urbanizada e as ruas estão todas asfaltadas, contribuindo ainda mais para o aquecimento da cidade e do planeta. A pavimentação é benéfica, mas as primeiras consequências, como as altas temperaturas, começam a surgir e ninguém pode tomar qualquer medida, uma vez que já foge ao controle humano e é uma agressão à natureza. É hora de pensar em um asfalto ecológico que não ajude a agravar o aquecimento global e não afete a saúde de todos os habitantes da região e do mundo.


A violência apresenta características semelhantes às das grandes metrópoles brasileiras.


O cadeado símbolo da segurança a qual está em falta.
Cadeado o símbolo da segurança, mas está em falta.

A questão da segurança pública é um problema de relevância relevante e segue o ritmo das mesmas dificuldades encontradas na região metropolitana de Porto Alegre. Apesar de as autoridades se esforçarem ao máximo para proporcionar segurança aos habitantes, o índice de violência¹ é significativo em relação ao número de habitantes deste Município.


A comunidade tem enfrentado momentos de pânico provocados pelos criminosos das cidades vizinhas e de alguns bairros da periferia mais violentos, onde há inúmeros usuários de drogas, um dos maiores problemas do século em todo o mundo. Não há mais a mesma segurança que existia nas décadas anteriores, quando a cidade tinha aspectos do interior. Atualmente, apresenta todas as características das cidades que fazem parte do círculo de qualquer metrópole brasileira. Apesar de o policiamento ser eficiente, ainda não consegue resolver os problemas crônicos de todas as cidades do país, não importa o tamanho e o número da população; todos vivem na insegurança absoluta.


A presença da Universidade Feevale em Campo Bom é evidenciada.


“A Universidade Feevale está presente no segmento de Campo Bom do Parque Tecnológico do Vale dos Sinos por meio do Núcleo de Extensão Universitária. O espaço abriga a sede da VALETEC/Techpark², diversos módulos para pré-incubação, incubação e aceleração empresarial e, ainda, serviços de ensino, pesquisa e extensão acadêmica da Feevale, laboratórios, auditório, salão de eventos, salas de reuniões, restaurante e áreas para parceiros e prestadores de profissões conforme a era digital. Esse conjunto cria condições para o surgimento de atividades de alto valor agregado, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico regional e gerando uma série de benefícios econômicos, sociais e ambientais. O empreendimento atrai empreendedores, empresários e pesquisadores, funcionando como um verdadeiro centro, disseminador de novos negócios, produtos, serviços e conhecimentos tecnológicos. No entorno do Núcleo de Extensão Universitária, várias áreas verdes e de preservação dão lugar a ambientes de repouso ao ar livre e muita sombra para a contemplação da natureza e exercício da criatividade”.


O trabalho da população deste Município resulta em muitas riquezas.

Campo Bom é fruto do trabalho dos seus filhos, desde os primeiros imigrantes alemães, que deram início ao processo de desenvolvimento econômico, desde as primeiras indústrias de calçados até a diversificação na cadeia industrial nos últimos anos, visando atender às necessidades dos nossos trabalhadores atuais. Todos os moradores contribuem para uma cidade com uma qualidade de vida diferenciada da média estadual. A origem industrial do município foi o calçado, mas, com o decorrer dos anos, as atividades industriais e serviços evoluíram. A nova situação que afetou os moradores nas décadas de 80 e 90 devido à falência³ das indústrias do calçado começou lentamente, mas, com a chegada de novas indústrias diversificadas e, consequentemente, um elevado nível educacional e cultural da população, a situação se estabiliza. O município dispõe de parques e ciclovias, os quais contribuem para manter uma população saudável. Todos estão convidados a deixar o sedentarismo de lado, começando com uma pequena caminhada e não parando por aí. Dessa forma, você terá vontade de seguir em frente e sua saúde melhorará. 


O “blog” [analiseagora] deseja parabéns pelo aniversário de Campo Bom.

Neste dia de aniversário da cidade, o “blog” [analiseagora] deseja a todos os campos-bonenses muita paz, muita vontade e coragem para continuar construindo, através do trabalho de cada cidadão e cidadã, um Município mais humano e com mais justiça social para todos os moradores contribuintes.


Parabéns a todos e muito trabalho!


________

Notas de rodapé.

  1. Violência

  2. VALETEC/Techpark

  3. Falência

  4. analiseagora


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...