Pular para o conteúdo principal

Água um bem comum essencial a vida e não pode ser privatizada.

http://www.analiseagora.com/
A água fonte de vida está poluída.
Dia mundial para pensar sobre o futuro da água no Planeta Terra. A partir de hoje o mundo comemora a semana da água. Esta data foi definida pela ONU em uma conferência no Rio de Janeiro no ano de 1992, (eco-92) onde todos os países foram convidados a promoverem trabalhos de conscientização para o consumo racional deste bem finito e programar ações visando um consumo consciente e sustentável. 

Alguém já ficou um dia sem água em casa, por vários motivos e sentiu quão grande é a sua importância para vida. Contudo, só mesmo assim, para todos descobrirem a importância da água para todos os seres vivos do Planeta Terra.

Todavia, para muita esta semana certamente passará despercebida como se nada estivesse sendo feito pelo mundo em defesa da água e para refletir sobre este bem precioso para a sobrevivência da humanidade e o uso racional deste bem que já está faltando em muitos lugares do Brasil e do mundo.
Impressionante que geralmente as pessoas só percebem a importância da água em suas vidas quando a mesma para de sair da torneira por diversos motivos que a impende da água chegar para abastecer a casa e todos os pontos que usamos. Automaticamente quando despertamos e vamos a pia, ao banheiro, ao chuveiro, para fazer as primeiras higienes pessoais do dia e não há preciosa água, então sentimos sua falta e em nossa consciência sua importância. A sua falta fica bem evidente quando: conduzimos a cozinha e não existe água para preparar o café da manhã e as demais refeições do dia. Pensar em ligar às máquinas de lavar roupas e louças as mesmas não liga por quer não existe água, o dia parece iniciar sem jeito e desatinado. 

A partir destes transtornos de um dia, sem este líquido precioso incolor de suma necessidade a vida poderá mudar os nossos hábitos e também a maneira de pensar completamente sobre a importância da água para todos. Aqui surge a reflexão sobre a falta de água e começamos a questionar como é possessível viver sem água? Acontece que agora vivem muita gente neste mundo que sofrem devido à escassez da água. Há lugares que este liquido inodoro é mais valioso do que o próprio dinheiro, o dinheiro não compra tudo. A água é o meio indispensável para sobrevivência de todos os seres vivos, sem ela não há vida.  São tantas as coisas que fazemos com a água em nosso dia-a-dia sem a mesma não podemos fazer coisa alguma. No entanto, água serve para tudo. Até podemos viver sem luz, TV, telefone e Internet, alguns dias sem alimentação, mas sem água a vida começa a definhar.

Planeta água.


A água é um bem comum e por ser este bem comum já mais deve ser privatizada, para se tornar uma propriedade particular de uma ou várias empresas que exploram danosamente os lençóis freáticos existentes no mundo e em especial o Brasil. Nós brasileiros que devemos nos orgulhar de ter o gigantesco aquífero guarani de valor incomensurável.  Por isso, que tem muita gente gananciosa tentando privatizar uma riqueza que não pertence a um governo, mas a natureza e a nação. Sendo uma reserva natural o governo brasileiro tem o dever de evitar esta pressão que muitas empresas estão fazendo para comprarem a maior reserva de água doce do mundo para obter lucros e, além disso, poluírem. É obrigação de o governo preservar e defender este patrimônio natural e de interesse da soberania nacional e não vender a preços irrisórios as empresas que pretendem serem donas desta riqueza hídrica que não pertencem aos: deputados, senadores e a qualquer presidente que estiver no comando da nação. 
As empresas de abastecimentos de água em nosso país tem um sistema de captação e distribuição de água obsoleto que causam um desperdícios enormes de água tratada que não chega às residências para o consumo. São jogados milhões de metros cúbicos fora devido uma rede de tubulação que se rompe todos os segundos em todo o Brasil. Não há investimentos pesados para o saneamento básico e modernizar todos os sistemas de distribuição da água. Podemos constatar esta realidade todos os dias quando existem cortes bruscos no abastecimento de água e não precisamos ir longe para ver grandes vazamentos jorrando água por muito tempo e as providencias são tomadas lentamente e apenas fazem remendos que logo volta a acontecer os velhos problemas de sempre. 


A qualidade de vida começa na água potável diz a frase da imagem.
As ruas das cidades são todas esburacadas pelas companhias de abastecimentos tentando tapar os vazamentos constantes em tubulações que já perderam o prazo de validade e deveriam ser substituídas totalmente por outra moderna para evitar estes vazamentos. O governo que controla estas companhias publica não está fazendo a sua parte para evitar desperdícios e depois cobra da sociedade economia no uso da água, enquanto o gestor público dar um péssimo exemplo de desperdícios de água potável.   



Portanto, nesta semana da água vamos tomar consciência que devemos usar sem desperdiçar sempre e não só simplesmente neste dia ou durante esta semana. Preservar sempre, por quer é um bem que pode acabar e todos morem de sede.  Devemos evitar poluir nossos rios, represas, lagoas e todos os mananciais de água que nos abastecem, água é vida e para tenhamos uma qualidade de vida, imperativos termos uma água de qualidade total. Permanecer em alertas para qualquer tentativa de privatização da água, se isto vier acontecer não devemos hesitar de irmos paras ruas, praças e procurar os poderes públicos que defendem a água e as ONGs que lutam pela defesa da água e o meio ambiente.                                    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...