Pular para o conteúdo principal

No início do conclave de 2013, católicos esperam a fumaça branca.

O mundo inteiro está de olho na Cidade do Vaticano.



A foto mostra o Vaticano, multidões de fiéis  praça de São Pedro na espera do anuncio do novo Papa para a Igreja Católica.
Vaticano, multidões de féis na praça de São Pedro na espera do anuncio do novo Papa para a Igreja Católica.


A partir de hoje 12/03/2013 os holofotes da imprensa mundial estarão voltados para a cidade-estado do Vaticano à espera da saída da fumaça branca a qual anunciará ao mundo o novo Papa para a Igreja Católica. No entanto, o conclave começa amanhã 12/03/13 sem data para terminar, até os cardeais escolherem o novo chefe da Igreja. 

Contudo, essa ansiedade será até a hora da leitura do pronunciamento do mais velho cardeal protodiácono, denominado de “decano” por ser o mais idoso entre os cardeais do conclave. Ele irá ler para o mundo a famosa frase em latim: "Habemus Papam", na tradução significa: temos papa. 

No entanto, O mundo católico com este anúncio oficial, ficará a saber quem será o novo líder da Igreja Católica Romana. Segue-se o ritual de escolha do nome a ser chamado e a apresentação ao povo católico. Após a escolha do novo Chefe da Igreja Católica, dá-se por encerrado o conclave realizado no Vaticano.


Conheça a origem da palavra conclave.


A palavra conclave deriva do latim: “cum clave”, traduzindo significa com chave. É uma grande reunião dos cardeais em situação extraordinária e em estado de clausura, seguindo radicalmente todos os rituais criados pelo Papa Gregório X no ano de 1274. Um dos rituais é a lei da incomunicabilidade entre os membros da Eclésia votante. Além disso, todos os continentes mandaram seus representantes e estarão reunidos as portas devidamente trancadas as chaves; para evitar qualquer ingerência de fora que possa influenciar aos eleitores cardinalíssimos em suas votações secretas na escolha do pontífice da Igreja Católica.


Confira a lista completa dos votantes e a abaixo o número de cardeais aptos a votar no conclave por continentes:


Cardeais eleitores.

Europa: 61

América do Norte: 17

América do Sul: 13, Brasil tem 5.

África: 11

Ásia: 11

América Central: 3

Oceania: 1

Total: 117 


Certamente todos os católicos, estão alertas de onde será o próximo Papa.


No decorrer do,  período do conclave gera-se uma grande expectativa em todo mundo católico, para saber de qual país e continente será eleito o novo pontífice da Igreja. Esta expectativa será mais intensa em relação ao perfil do novo papa e principalmente às reformas que ele fará para renovar a Igreja. Restaurar a igreja eliminando as crises atuais e projetando um novo caminhar para atender as necessidades espirituais dos católicos.

Os próprios católicos esperam que seja um líder que tenha coragem de provocar importantes reformas que venham renovar a Igreja e inteirar a mesma a modernidade em todas as áreas: sociais, culturais, econômicas, comportamentais e aos avanços da ciência e da tecnologia.


A vontade dos católicos é a vitória do Papa à frente do seu tempo atual.


Portanto, o mundo católico espera que seja eleito um chefe do tempo presente, não cultive conceitos arcaicos e que venha fechar definitivamente as portas eclesiásticas para o tempo atual da era digital e suas mudanças importantes nas questões doutrinárias. No entanto, ao eleger um papa de ideias retrógradas certamente haverá um grande retrocesso e decepção para os católicos serão estrondosas.

É importante salientar que os velhos problemas que existentes que atormentam os católicos, não serão resolvidos, obviamente só tende a se agravarem e provavelmente perderão, muito mais fiéis seguidores, acontecerá uma grande demanda para outros credos. Tudo que alguns dirigentes da cúpula que clama por mudanças, não querem, estão procurando evitar que se estanque as saídas de católicos para outras religiões.


Uma das missões do novo Papa é evitar a saída dos católicos para outras religiões.

Portanto, o próximo papa terá uma missão dura de estancar as migrações dos católicos para outras religiões no mundo inteiro. Entretanto,  para que isso seja lentamente interrompido, necessariamente passará por uma profunda mudança de postura doutrinária e visão de futuro dentro da Igreja. Isto só será possível através de um papa de mente aberta para as grandes mudanças, para aceitar este novo perfil da sociedade moderna que está a “anos-luz” à frente da mentalidade atual da hierarquia católica.

Contudo, certamente a igreja, obrigatoriamente deve passar por um profundo processo de arejamento das mentalidades conservadoras que dominam essa engrenagem política religiosa do catolicismo, entretanto, não combinam com as mudanças do mundo moderno. Todos os momentos se criam formas velozes de comportamentos, contrários ao conservadorismo eclesial. 

Todavia, resta, no entanto, esperar pelo resultado do conclave e seus desdobramentos pastorais para os próximos anos na Igreja católica. Todos esperam ansiosos, que apareça a fumaça branca da renovação e um novo tempo para o mundo católico.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...