Pular para o conteúdo principal

É importante relembrar os fatos insanos, para não serem reiterados.

Os fatos e atos históricos insanos, devem ser lembrados para não se repetir nunca mais.
 

A imagem de fundo preto e caracteres em vermelho está inscrito: 1964 e ditadura nunca mais!
 1964 e ditadura nunca mais!

Todas as nações do mundo já presenciaram e vivenciaram dramaticamente fatos históricos loucos, provocados por personagens também insanas. Deixando feridas irreversíveis que permanecem vivas nas mentes das vítimas, familiares e amigos. Esses atos destas pessoas loucas pelo poder a qualquer preço não importando “os meios justificam os fins”. Consequentemente deixaram rastros de horror e destruição das pessoas de modo genérico que continua gravado nas páginas da história de cada nação. O Brasil também tem suas marcas e lembranças históricas abomináveis que não podem ser esquecidas para não correr o risco de alguém aloprado querer repetir.

Lembrar o que ocorreu, em 1064, é basilar, para impedir a repetição.

 

Para nunca mais estes fatos e atos desses personagens tresloucados voltem a ser repetidos na história atual. Contudo, é imprescindível relembrá-los às atuais gerações para ficarem sabendo o que aconteceu, quem cometeu esses fatos e atos abomináveis; e eles não caiam no esquecimento.

Rememorar a história é necessário, para não sermos novamente surpreendidos por simpatizantes destes algozes que provocaram tais crueldades aos inocentes das nações que passaram por situações traumatizantes.

Entre tantos fatos históricos execráveis da nação brasileira jamais, deve entrar no esquecimento, este recente fato do golpe militar de 1964. Pôr a ciente, esta geração feliz, que não conheceram as atrocidades da ditadura, mas gozam de uma democracia com suas imperfeições é dever de todos que vivenciaram este horror da ditadura.

 

Os danos do golpe de 1964 são irreparáveis para a população.

 

O alucinado golpe de Estado no Brasil ocorrido na noite de 31 de março de 1964, que perdurou até 1985, trouxe danos irreparáveis para milhões de brasileiros. Este tenebroso golpe foi promovido por todos os militares e foram apoiados inicialmente por diversos grupos organizados da sociedade brasileira daquela época. Como sempre a elite asquerosa, está de contramão a história do país.

Estes mentecaptos militares tomaram o poder legal destituindo o atual presidente da República João Goulart. Instituiu a força um regime sangrento que provocou na nação brasileira, grandes perdas de cidadãos opositores ao golpe. O mesmo que duraram por um longo período regado a sequestros, prisões arbitrárias, assassinatos, exílio de muitas: artistas, cientistas, jornalistas, políticos, jovens estudantes e todos que se opunham a este abominável golpe militar. Ainda hoje continuam muitos opositores que permanecem desaparecidos, não se sabe o paradeiro dos seus restos mortais.

 

Esta comissão da verdade tem uma missão enorme para elucidar os fatos do golpe.

 

A comissão da verdade tem essa tarefa especial para ajudar a elucidar várias incógnitas deste período sinistro da história do Brasil. No entanto, é para colaborar com o governo para tomar decisões sensatas que venham contribuir com ações específicas que possam auxiliar famílias das vítimas dessa tragédia militar, amenizar a dor das perdas dos entes que lutaram bravamente pelo fim deste regime abjeto. Portanto, é fundamental que nos ambientes educacionais os educadores incentivam os estudantes a pesquisarem e estudarem criticamente este fato tenebroso serenamente. Nunca deixe que passe sem uma reflexão para não se perder no tempo o que aconteceu no país. Enfatizando sempre o legado daqueles que deram a vida pelo fim da ditadura e a volta da democracia.

 

Recordar os fatos de horrores da história, é ser zeloso com a Pátria.



Portanto, relembrar este episódio infeliz da história, não no sentido de provocar os remanescentes diretos deste lamentável fato, mas com o objetivo de os brasileiros fazerem uma profunda ponderação, do que foi este momento de horror no Brasil.

Além disso, permanecer constantemente em alerta para impedir qualquer tentativa de outro insano, querer impor à sociedade mais outro regime de violência no país.

Recordar a história com seriedade é promover consciência cidadã para não se repetir os mesmos erros de horrores.  No entanto, lembrar estes fatos históricos e principalmente desta envergadura, é ser prudente e zeloso com o futuro da Pátria. Todavia, é preciso gritar bem forte; ditadura no Brasil nunca mais!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...