Pular para o conteúdo principal

A Jornada Mundial da Juventude construirá um mundo melhor.

Os jovens começaram a se reunir em jornadas mundiais desde os anos 1980.

 

A foto é da jornada mundial da juventude. O logotipo apresenta a o Cristo Redentor como sempre de braços abertos para acolher os jovens do Brasil e do mundo. A baixo está inscrito: Rio 2013 DE 23 À 28 DE JULHO DE 2013 IDE E FAZEI DISCIPULOS ENTRE TODAS AS NAÇÕES! (Mt 28, 19)
A Jornada Mundial da Juventude, Rio de Janeiro de 2013. 


A Igreja Católica tem esta grande missão de cuidar bem da sua juventude e para isto sempre procurou promover eventos desta envergadura internacional e assim, envolver os jovens católicos para construir alternativas para uma sociedade melhor. No entanto, o convite é estendido a todos os adolescentes do mundo.

Para isto o papa João Paulo II pensou nesta feliz ideia de promover a cada período de três anos em países diferentes; a jornada mundial da juventude. Somente semeada em 1984 vem dando certo e fazendo história.

Contudo, os seus primeiros frutos brotaram em 1986, na sua primeira edição em Roma. Agora chegou ao Brasil e culminou com a visita do primeiro Papa latino-americano, o argentino e Pontífice, Francisco, o grande vizinho e atual chefe da Igreja Católica.

A sociedade mundial e algumas instituições como a igreja católica que tem abrangência numa grande parcela da população vulnerável aos perigos do mundo moderno, os jovens; zela por eles.

A missão da Igreja é construir novos valores aos jovens.
 

Contudo, a Igreja tem mais essa iniciativa louvável. A missão de valorização dos jovens e de se preocupar em construir um mundo mais humano, fraterno, solidário e voltado para Deus. Os Protagonistas dessas mudanças na Igreja, nas relações fraternais humanas e principalmente numa mudança de comportamento a qual deve ser direcionada à relação de fé em Deus. É um momento importantíssimo onde todos podem se encontrarem e organizar grandes debates em torno desses anseios e assim, poderem compartilhar o desejo de mudança. Muitos jovens, nestes encontros religiosos descobrem um novo caminho para uma vida transformada a partir do que é trabalhado entre os participantes através dos preletores. Geralmente, eles visam mostrar uma maneira diferente no modo de viver saudavelmente a partir dos ensinamentos de Cristo. Hoje realmente os jovens precisam, como nunca, destes momentos de reflexões coletivas, de palestras que falem a sua linguagem. No entanto, elas apontam novos caminhos de mudança pessoal e social, que venha refletir no coletivo para redescobrir diferentes valores que possam construir um verdadeiro sentido de vida para todos.

A sociedade é adversa, a vida dos adolescentes no mundo inteiro.

 

A realidade atual não é adversa aos jovens, não só do Brasil, mas do mundo inteiro. Infelizmente é uma situação preocupante com presenças avassaladoras dos contra valores, cultivados por uma grande maioria de jovens. Não precisa ser sociólogo, filósofo, teólogo, historiador ou antropólogo, para perceber o momento crucial em que estão mergulhados milhões de jovens em todo o mundo. Muitos vivem moralmente, em uma vida degradante, sufocado na violência generalizada; uso de entorpecentes de todas as espécies, prostituição, consumismo acirrado, abandono da fé. São de fatos, os contravalores, os quais levam a destruição de si mesmo, da família e da sociedade, em geral. Agora é o momento sim, de repensar de redescobrir novos caminhos que busquem a criação ou de resgate dos verdadeiros valores sociais, morais e religiosos, os quais levem de fato a formação integral, dos jovens a serem pessoas voltadas a viverem em paz e repensando um mundo também melhor! No entanto, é necessário, criar valores tais como a honestidade, a moralidade, a solidariedade, e ao respeito familiar, simplicidade de uma vida voltada para Deus.

Para se obter uma vida saudável para os jovens, eles precisam ser bem orientados.

 

Apreciar a juventude de forma saudável isto significa que se deve abandonar definitivamente o jeito velho, destrutivo de viver e doentio de hoje. Entretanto, é necessário caminhar terminantemente para uma mudança radical de vida para um amanhã melhor; como exige o próprio Jesus em seus ensinamentos.

Não obstante, tudo isso precisará ser enfatizado pela igreja nesta jornada mundial da juventude de 2013, no Brasil. Segundo as orientações do Papa atual que não deve fugir do que impetra Cristo nos Evangelhos e o próprio Deus em toda a sagrada escritura, a Bíblia. Sendo assim, este encontro surtiu grandes efeitos na vida de todos os jovens e da sociedade, a curto, médio e longo prazo.

 

Os frutos desse encontro mundial brotarão nas comunidades dos participantes.

 

A nuvens de palavras fala sobre a jornada mundial da juventude no Rio de Janeiro de 2013.
A nuvens de palavras fala sobre a jornada mundial da juventude no RJ de 2013. 


Portanto, a jornada mundial da juventude que se realizará no Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho 2013, certamente construirá grandes metas que irão transformar a vida de muitos jovens do mundo inteiro e consequentemente, numa sociedade mais humana. É fundamental ser solidário, e sempre buscar novos valores familiares, morais, sociais e religiosos que construirão uma sociedade melhor. Contudo, é necessário ser fundamentada na espiritualidade da fé em Deus e Jesus Cristo, como o único Salvador. Este pensar vem de acordo com o próprio tema central da jornada Mundial da Juventude “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (MT 28,19).

Os jovens querem um mundo melhor e para isto, que estão reunidos durante estes dias para as reflexões, confraternizações entre os povos juvenis. Todavia, assim, debatem a elaboração de uma pauta de trabalhos a serem colocada em prática nas comunidades de origem. Todos devem, daqui para frente, serem verdadeiros agentes e exemplos para outros jovens os seguirem para buscar este mundo humanizado, sob a luz da Sagrada Escritura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...