Pular para o conteúdo principal

Embargos de infringentes mais uma pérola da corrupção brasileira.


O embargo de infringentes termo jurídico desconhecido para os cidadãos.

A imagem diz: embargos de infringentes mais uma pérola do mensalão do Brasil
 Embargos de infringentes a pérola do mensalão.
Curiosidades linguísticas da corrupção brasileira o que vem a ser isto embargo de infringentes? Neste mais novo capítulo da história da corrupção e especificamente do mensalão brasileiro surgiu mais uma pérola linguística própria do campo jurídico. Porém, durante o julgamento veio a público os famosos embargos de infringentes. É um dos recursos jurídicos que poderá mudar o rumo da história dos condenados pelo o maior escândalo de corrupção da atualidade política brasileira. Este recurso poderá gerar mais um novo julgamento dependendo do resultado das próximas sessões de julgamento no STF.


Através da decisão histórica que vai desempatar este imbróglio a favor ou contra dos condenados brotarão divisões e discussões jurídicas, ideológicas e partidárias em nosso país.  Não irei entrar no mérito da questão, pois não sou desta área jurídica, logo não tenho autoridade para tamanha responsabilidade. Apenas quero fazer uma reflexão da complexidade do estilo linguístico.  

A origem desse termo jurídico.

Vamos conhecer de onde vem à origem desta frase: embargos de infringentes. São dois termos juntos que vem do latim. 1. Embargo do latim: “imbarricare”, que significa: gerar obstáculos, impedir que algo aconteça proteger a pessoa de violência ou truculência de autoridades, etc. 2. Infringir do latim: “Infringere” que traduzindo significa: desrespeitar, transgredir, violar um regulamento ou uma lei aplicada a todos.

Diante de toda esta complexidade etimológica desta frase jurídica podemos entender que: embargos infringentes é simplesmente um recurso aceitável versus conciliações não universais articulados pelos tribunais nas ações que dirigem a reapreciar as ações impugnadas pela parte recorrente previsto na lei processual.
O mundo jurídico é constituído praticamente por uma linguagem totalmente formal e técnica. 
Absolutamente bem distante da linguagem informal da população brasileira que fala o mesmo idioma o português. Portanto a atividade judicial não permite que se utilize nos processos uma linguagem acessível ao povo, mas se reforça a importância de confeccionar um processo judicial repleto dos termos de origem do latim ou do grego para se tornar uma peça processual de estilo linguístico elegante.  
Para os advogados e juristas esta comunicação é uma normalidade, mas para a população é uma grande dificuldade em entender e compreender a linguagem formal e estilos linguísticos técnicos próprios. 
Geralmente existe  um grande distanciamento entre a população e a justiça devido esta grande incompatibilidade de comunicação. Somente os peritos em direito decifram e os compreendem os termos mais exóticos que os profissionais da área jurídica usam para explicarem algo simples ao povo usando vocábulos desconhecidos do cotidiano popular. Muitos desses termos são simplesmente incompreensíveis para os leigos.  No Brasil é assim que é constituído um processo judicial. Talvez nos outros países se utilizem uma linguagem acessível ao público, ou seja, fato existe mesmo esta complexidade linguística formando uma linguagem uniforme em todo mundo.  

Somente os advogados para entender a linguagem jurídica.

Para esclarecer estas complexidades entram em cena os profissionais da área. Então surge à necessidade da contratação de advogados para fazer uma defesa de um processo judicial como manda a lei. Pois estes são habilitados em universidades no curso de direito que o profissionalize como autoridade competente. Capacitando os conhecedores dos emaranhados das leis e termos indecifráveis para qualquer leigo. Entretanto, este profissional tem o dever de ser perito para defender seus clientes nos casos, que aos olhos e na razão do leigo parecem serem injustos e, sobretudo incompreensíveis.

Portanto, esta realidade na compreensão da linguagem jurídica é histórica, e a população só se dar conta quando, estar para se enfrentar a uma situação de processo na justiça. E na medida em que vão recebendo uma simples intimação está deve ser levada ao seu advogado; em primeiro lugar, porque é uma leitura incompreensível em segundo lugar, porque o seu advogado tem a obrigação de ler, decifrar e explicar o que significa cada termo alheio à compreensão do cliente.


Outras situações onde permanece bem claro que a população não compreende a linguagem jurídica são nestes famosos e históricos casos de corrupção nacional ou outros casos que abalam a sociedade devida sua repercussão através dos julgamentos ao vivo pelos meios de comunicações sociais. São nestas situações que vão surgindo os termos, as pérolas exóticas que somente os profissionais da área compreendem e a maioria da população permanece a não entender nada. A não ser que haja alguma curiosidade ou interesse em compreender o que se fala, se discute nos grandes embates entre os advogados em um julgamento nos tribunais da justiça brasileira, muito corre para as pesquisas.  Do contrário permanece o dito pelo não dito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...