Pular para o conteúdo principal

A sexta-feira é o último dia útil para trabalhar.

O trabalhador espera ansioso voltar a sexta-feira para descansar.


A foto mostra uma pessoa acender a vela do bolo de festas, muitas luzes e ao lado direito uma bela frase: Sexta-feira é descanso, festas e mau-humor.
Sexta-feira é descanso, festas e mau-humor.

A sexta-feira é o último dia útil o qual dá início para muitas pessoas, o descanso e as festas do fim de semana.  Contudo, todos recomeçam a sequência da próxima semana bem ou mal-humorado.

Geralmente quando chegamos o último dia útil da semana estamos exaustos. Muitos esperam ansiosamente que este dia da semana chegue para permanecer juntos a família ou uma pessoa querida que esteja namorando.

Contudo, este tempo é para descansar, relaxar, passear, divertir, caminhar e fazer qualquer atividade que não seja trabalho. Momento para recarregar as energias e para depois, recomeçar a (vida) disposta na segunda-feira. No entanto, é mais uma jornada de luta no contentamento, de mais uma semana de boas atividades, afinal é este ciclo o qual se vive e para garantir ser os provedores da família.

A diferença entre dia útil e não útil no Brasil.

 

Alguém já parou e pensou nesta diferenciação dos dias da semana entre ser ou não útil parece que não tem muita importância para a vida. Normalmente os dias úteis correspondem de segunda-feira a sexta-feira e os dias não úteis (do ponto de vista comercial e financeiro) são os feriados e os fins de semana; sábado e domingo.

Não obstante, este vocábulo útil que classifica os dias da semana, têm uma influência muito grande. Cada nação tem suas atribuições, no Brasil do ponto de vista trabalhista, empresarial, jurídico e financeiro tem uma importância decisiva em várias questões que nos atingem.

Estas movimentações praticamente são decididas nos dias úteis. Os prazos das contas como boletos e faturas devem ser quitados nos dias úteis, se a data de vencimento sai desta convenção do calendário, podem se pagar normalmente no próximo dia útil; sem prejuízos de juros.

Conheça as curiosidades dos nomes deste dia da semana.

 

Só mais algumas curiosidades sobre este último dia útil da semana. A palavra sexta-feira é originária do latim Sexta Feria, que significa "sexta-feira", e de mesma acepção existe em galego (sexta-feira), mirandês (sexta) e tétum (loron-sesta).

Povos antigos reverenciavam seus deuses dedicando este dia ao astro Vênus, o que originou outras denominações, os espanhóis, dizem ``viernes e no italiano venerdi, com o significado de Vênus e dia de Vênus. Outros povos reverenciavam deuses mitológicos, em inglês diz-se friday, dia de Frige e em alemão Freitag, dia de feriria. (Fonte: Wikipédia)

Há muito o que fazer no fim de semana.

 

O mais importante é chegar mais ao término de uma sequência de dias úteis desta semana, sobretudo vivos com: saúde e paz e um pouco ou totalmente cansadas ao nível de estresse.

Hoje é sexta-feira e nem todos ainda vão parar com o trabalho, depende da situação poderá trabalhar ininterruptamente até domingo. Para quem encerrou suas atividades, a partir de agora está no momento do descanso merecido.

Este tão esperado fim de semana é para permanecer junto à família e fazer de tudo um pouco para que este convívio familiar seja compensatório e unam cada vez mais a paz, a alegria, e a harmonia de estar juntos.

Juntos para realizar aquela comida caseira, um bate bola com os filhos no parque da cidade, olhar um bom filme, ir ao teatro, ouvir uma boa música, ou fazer aquele tão pensado e esperado passeio seja sozinho, ou com a namorada, ou a família.

Se for viajar, nunca esquecer de dirigir o veículo com o máximo de cuidado nas estradas perigosas do país. No entanto, o bom mesmo é permanecer em casa e gostar da família dormir bastante para repor o "déficit" de sono que o organismo está a exigir. Todavia, todos têm, mil e uma opções, para fazer um bom fim de semana feliz. Contudo, cada um escolhe o melhor a realizar e apreciar saudavelmente a vida.

Não esquecer de participar das atividades da sua comunidade religiosa, seu credo religioso que professa. Cada um participe seja das missas ou cultos para agradecer [a Deus] pela vida, pela provisão do sustento familiar, pelo trabalho e principalmente pela saúde e a paz de todos. Louvar e agradecer ao Senhor por ter mandado o Seu Filho [Jesus], o Salvador. Ele vai resgatar da morte eterna, a todos que creem nele. Na História do Cristianismo, a sexta-feira foi necessária, para redenção da humanidade; diante do pecado que leva à morte eterna.  

Mais uma sexta-feira para o descanso e apreciar a vida com prudência.

 

Assim sendo, hoje é sexta-feira, um ótimo momento para depois de o expediente pensar em alguma atividade, que seja realmente saudável para todos. Que o fim de semana contribua para o fortalecimento da saúde mental e física! Não façam nada que venha o estressar, aumentar as preocupações e se cansar mais. Nunca se pode perder de vista que esta é apenas mais uma sexta-feira e mais um fim de semana de tantos da vida. Lembrar que logo, na segunda-feira se voltará aos trabalhos renovados e com muita alegria e bom humor para uma nova semana de novas expectativas, em grandes sucessos em todos os compromissos agendados.

No eterno começo e recomeço é a assim a existência humana.
 

Portanto, assim é a vida, este eterno começo e recomeço de cada semana, numa sequência cronometrada de segundos, minutos, horas e dias de todos os dias de uma semana. Há muitas semelhanças ao mito de sísifo, este foi condenado eternamente a rolar uma enorme pedra com as suas mãos até o cimo de uma montanha, porém, no instante de chegar ao topo, a rolava novamente para abaixo até o ponto inicial por intermédio de uma força irresistível.

Todavia, assim, todos estão nesta eterna sequência do trabalho de segunda a sexta-feira repetidamente até a aposentadoria ou até não poder mais trabalhar; sempre na certeza de que rolamos a pedra do compromisso até mais uma sexta-feira. É imprescindível a consciência que esta pedra da responsabilidade rolará ao seu ponto de partida.

Deste modo, novamente começar tudo outra vez na segunda-feira de manhã, a rolar a pedra do comprometimento até a próxima sexta-feira e assim sucessivamente até o último, respirar da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...