Pular para o conteúdo principal

Dia para pensar na valorização do professor.

Os professores são os heróis da educação neste Brasil e estão sendo humilhados pelos governantes.

A imagem diz: o meu muito obrigado professor.
Meu muito obrigado professor!
Neste dia do professor não podemos esquecer-nos de lembrar que este bravo profissional da educação passa por um momento histórico preocupante na questão da valorização profissional. Em tempos áureos o mestre era simplesmente venerado por seus alunos, familiares dos alunos e a sociedade em geral. Hoje tudo mudou o professor vive uma situação de desvalorização e humilhação profissional sem precedentes da história da educação do nosso país.

Hoje é simplesmente um dia oportuno para toda sociedade brasileira promover uma séria reflexão sobre o futuro do profissional dos professores. E quais rumos que o sistema educacional irá seguir para começar a resgatar a autoestima profissional dos educadores brasileiros; e consequentemente uma educação de qualidade. Não se produz educação de qualidade com professores desmotivados, abatidos profundamente em sua autoestima profissional abaixo de suas forças como ser humano.

A educação no Brasil sempre será deixada de lado, ela incomoda os poderosos.

Infelizmente moramos em um país onde as coisas supérfluas nas áreas governamentais são prioridades.  A educação é deixada de lado juntamente com os trabalhadores educacionais e seus problemas históricos. Onde vamos parar deste jeito não valorizando os professores e o sistema educacional como todo. Não vale propostas demagógicas em ano em que precede uma eleição geral. Os professores precisam sim de atitudes sérias, de políticas públicas que venham valorizar o profissional como tal criar boas condições de trabalho nas escolas. Tendo em vista uma responsabilidade nobre em ensinar a pensar, a ser um mediador no processo de ensino aprendizagem.

A serenidade na vida dos mestres é essencial para o ensino dos alunos.

O professor precisa de serenidade de paz no seu cotidiano para contribuir na aprendizagem dos alunos.
Infelizmente o que vemos ultimamente em nosso país os professores passando por situações de vexame e de vergonha: apanhando e sendo humilhados.    Os professores primeiramente estando lentamente destruídos em seu âmago pelos governantes que começam a não pagar um salário digno aos mestres. Fazem políticas com claros objetivos de minar a carreira dos futuros professores. Retiram direitos legais dos professores por conta de mentirosas contenções de despesas. 
Tem muitos governadores dos Estados da Federação que até agora não horam em pagar o piso salarial dos professores alegando falta de dinheiro. Isto que é uma lei federal e simplesmente descumprem e não acontecem absolutamente nada com estes senhores que são legítimos foras da lei. Estão descumprindo leis que eles mesmos criaram em outras épocas, foram homologadas pela justiça, mas desrespeitam a justiça e permanecem na impunidade dando um péssimo exemplo para a sociedade.

Os professores hoje quando se mobilizam para defenderem o que ainda resta de direitos os governos dos estados tratam como se fossem marginais e mandam suas policias de choques jogarem spray de pimenta, bombas de gás lacrimogêneas e fazem coisas humilhantes para os professores: surram, agridem, machucam violentamente os mestres que zelam pela educação destes Brasil. O mais recente episódio de violência contra os professores do Brasil no Estado do Rio de Janeiro. Nesta última greve onde imagens de violência repudiáveis correm o mundo.

Em sala de aula professores são agredidos violentamente por alunos de forma física, verbal e moralmente. Tem pais de alunos que deveriam proibir seus filhos de fazer uma barbárie destas. Já aconteceram casos em que até país são incompreensíveis com os professores e chega irem até a escola para tirar satisfações com os professores e agridem os professores.

De todos os lados os professores são agredidos raramente os mestres são reconhecidos. As formas de desmotivação dos professores são piramidais começam com os governantes que fazem de tudo para destruir a carreira profissional dos professores, pagando pessimamente mal, tirando seus direitos adquiridos e tratando os professores com violência, destroem o sistema educacional como um todo sucateando as escolas, etc. nas escolas os professores também são desmotivados por uma série de motivos e muitos chegam a desistir, partem para outras profissões.
Hoje nas universidades brasileiras os cursos de menor procura são de habilitação para o magistério em qualquer área do conhecimento. 

Ninguém que ser mais professor no Brasil devido a tudo isto que já falei e tem muito mais.

Os alunos desde pequenos que tem vocação para o magistério desistem de seguir a carreira futuramente porque vêm todos os dias o sofrimento que passa seus professores e para o isso não querem seguir uma carreira que pode trazer problemas futuros então partem para outra profissão. 
O governo brasileiro está começando a concluir seu plano de destruição da educação iniciando por acabar com os sonhos de muitos jovens: desistirem de ser professor. Professor incomoda os governos por quer os professores ensinam a pensar. Historicamente se sabe que uma nação onde o povo deixa de pensar é muito fácil de governar.  Por isso investir em educação para que? É muito mais simples impor um sistema de educação onde o aluno não pense. Um bom exemplo: o ensino politécnico que o governo está empurrando para todos. Bastam formar técnicos, trabalhadores técnicos em série e não pensadores, estes podem incomodar futuramente o governo.

PARABÉNS PROFESSORES POR SEUS EXEMPLOS DE MUITA CORAGEM E LUTAS CONTÍNUAS. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...