Pular para o conteúdo principal

A queima de fogos na virada do ano.

Queimar fogos de artifícios na acolhida do novo ano é linda, mas causa graves acidentes.

A foto mostra a queima de fogos na praia de Copacabana no Rio de Janeiro, Brasil.
A foto mostra a queima de fogos na praia de Copacabana no RJ, Brasil.




As explosões dos fogos coloridos de artifícios no último dia e minutos do ano que está para ser encerrado tem seu auge exatamente as 23:59, quando der início a contagem regressiva para a chegada do novo ano. 

É uma tradição que marca o advento do novo ano; ela é colorida, bonita e perigosa ao mesmo tempo, quando manipulada por imperícia, provocar sérios acidentes. 

Ao longo dos anos vem aumentando o índice de acidentes graves durante a queima de fogos, geralmente por pessoas que não seguem as regras de segurança indicadas pelos fabricantes. 

Durante esta brincadeira um tanto perigosa se tem causado muitas mutilações em pessoas que se arriscam detonar bombas de fogos de artifícios sem o mínimo de segurança e total imprudência.
Em muitas ocasiões a festa da virada se transforma em tragédias.

A festa da virada que deveria ser somente alegria tem se transformado em dor e sofrimento para muitas pessoas. Já ocorrem até grandes explosões em fábricas destes artefatos que não obedecem ao mínimo de segurança para os trabalhadores desta atividade totalmente insalubre. As explosões de fogos de artifícios causam muito sofrimento para os cães que têm uma audição sensível e não suportam estes tipos de explosões.

Tudo isso ocorre na noite da virada de todos os anos. Acontecem em todo o Brasil e em partes do mundo; fazendo a festa da população que se dirigem aos locais adequados para proceder as queimadas de fogos que são grandes artes das pirotecnias. Geralmente definidas e preparadas pelas prefeituras e seus engenheiros responsáveis pela segurança deste evento popular no Brasil. 

A queima de fogos tem o significado de celebrar o encerramento do ano presente e comemorar o novo ano que nasce dando as boas-vindas ao som das músicas dos artistas que se confunde ao show da pirotecnia das explosões dos fogos. Além do brindar com os espumantes, abraços, beijos, e cumprimentos de feliz ano novo. Nesta noite do dia 31 de dezembro, ocorre o tradicional réveillon uma grande festa entre as famílias, nos clubes, nas principais capitais do Brasil, principalmente as do litoral e o maior destaque é para o Rio de Janeiro, na tradicional queima de fogos, na praia de Copacabana.

A festa da queimação de fogos quem sofre mais são os cães.

A imagem diz: feliz ano novo!
A imagem diz: feliz ano novo!


Eles ficam desesperados por que a audição deles são mais sensíveis do que as dos homens. Os cães ouvem em média quatro vezes mais do que as pessoas em razão dessa sensibilidade, também eles sofrem terrivelmente. Os sons inaudíveis pelos humanos são captados com facilidades pelos cães. É uma grande judiaria para estes animais, os fogos são como se fossem para eles semelhantes às estas colossais explosões que caíssem sobre as suas cabeças. Muitos nesta noite fogem de casa, se estiverem amarrados correm o risco de enforcamentos, convulsionam e fazem de tudo para escaparem dessa violência contra seus ouvidos. É fundamental pedir orientações aos veterinários como saber proteger e acalmar os cães de estimação da violência das explosões dos foguetes, bombas e rojões de artifícios.

Defendo que os parlamentares comece urgentemente a pensar em um projeto de lei que regulamente as explosões de fogos de artifícios. Proibindo estes foguetórios de qualquer jeito e determinasse um lugar e hora para estas explosões que são constantes e sem limites. Estas explosões permanentes somente vêm a prejudicar a vida dos animais.

Outros fatos prestes a ocorrer nesta noite da virada são os acidentes provocados pelos fogos de artifícios em muitas pessoas, geralmente por imprudência total. Muitos estão embriagados nesta noite e vão detonar fogos de artifícios. É neste momento que acontecem os trágicos acidentes que provocam sequelas para sempre. Os hospitais e prontos socorros ficam lotados de pessoas acidentadas por esta brincadeira imprudente.

Feliz ano novo repleto de paz, alegria e sucesso para todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...