Pular para o conteúdo principal

Momento de garantir vaga na universidade.

A ansiedade dos alunos brasileiros para conseguirem vaga no ensino superior.

A foto mostra a entrada da UFGRS/Universidade Federal do Rio grande do Sul/Pública.
 UFGRS/Universidade Federal do Rio grande do Sul/Pública.
Após os estudantes brasileiros prestarem o Enem e o vestibular começa uma nova maratona nervosa, de todos os alunos que almejam uma vaga em algum curso superior nas universidades públicas ou particulares. Como é muito caro estudar em nosso Brasil, desde as séries iniciais aos cursos superiores esta situação se complica ainda mais quando os estudantes chegam ao ensino superior.
E na hora de fazer a matrícula no curso preferido surge primeiro e grande problema desanimador, é o peço do curso escolhido. Para os alunos que tem um padrão econômico elevado, isso não é problema. Os pais fazem a matrícula na universidade e quitam o curso completamente em parcela única.

Não é fácil se encaixar atualmente nas universidades em razão das cotas.

Os alunos que não dispõe de um padrão econômico que venha possibilitar o ingresso nas faculdades ou nas universidades brasileiras fazem uma verdadeira via cruxis, para se encaixar em um programa de cotas ou em outros que possibilitem darem continuidade aos seus estudos em nível superior. Os pais sofrem muito junto aos seus filhos por não poderem proporcionar algo quão precioso quanto à educação.

A solução é concorrer nos programas do Governo Federal.

A educação brasileira e seus problemas.
A única alternativa é se inscrever para concorrer aos programas de financiamentos do governo federal, que oferece bolsas de estudos integrais e parciais nas universidades públicas. Isto ocorre após uma seleção rigorosa feita pelo ministério da educação, que possibilita alguns alunos a ingressarem numa instituição superior de ensino em nosso país. Durante o período da inscrição e a espera do resultado a ser analisada pelos técnicos do MEC faz aumentar a angústia que toma conta de toda a família; para ver o nome da filha ou filho a ser ou não selecionado (a)s. Esta agonia é geral entre tantos concorrentes, a uma das vagas oferecidas pelo governo federal, através de seus programas educacionais superiores. 
Para a nossa realidade estes programas financiamentos educacionais são muitos limitados em relação ao universo de jovens que anseiam um dia cruzar as portas das universidades e faculdades deste país. Terem a oportunidade de se sentarem nos bancos destas instituições de ensino superior e concluírem sua graduação sonhada. A vida de estudante no Brasil não é coisa fácil temos um ensino caríssimo e poucas pessoas têm o privilégio de ser persistente em trabalhar e estudar ao mesmo tempo. As mensalidades são pesadas e totalmente fora dos padrões financeiros da maioria dos brasileiros. Fator preponderante para muitos discentes brasileiros pararem no meio do curso escolhido ou até mesmo nem iniciar uma faculdade ou universidade.

Dependendo do curso de graduação que o aluno escolhe e se fosse estudar normalmente; como é estruturado em sua grade curricular, levaria em média de 4 a 6 anos, fora o estágio. Como todos os cursos de graduação são caros, se torna impossível de pagar e geralmente se triplica os anos de duração e muitos estudantes terminam desistindo do sonho de uma graduação.

Não é fácil estudar no Brasil é preciso esperança para vencer a complicação.

PUCRS/Universidade particular.
Portanto, estudar em nosso país é muito complicado, devido seus altos custos nas universidades particulares e nas públicas. Todos os estudantes carentes dependem destes programas que oferecem bolsas integrais e parciais e o restante financiados pelos pais. E dependendo do curso de graduação escolhida poder ter um custo altíssimo e impossível para a maioria dos nossos jovens estudantes e demais cidadãos pagarem um curso completo nos estabelecimentos de ensino superior. 
Todos os jovens e os cidadãos discentes não têm como se manterem estudando nestas universidades e faculdades particulares. Resta a esperança de se enquadrarem em algum programa de financiamento da educação do governo federal. Não conseguindo sobra a alternativa que é simplesmente fazer um mero curso técnico. Esta é a meta como querem todos os mentores teóricos da educação brasileira.  Formar apenas trabalhadores e não cidadãos pensantes. Mais uma vez fica claro que a educação no Brasil não tem importância para os nossos governantes. É uma realidade histórica que está ainda muito distante para ser resolvida. Não há vontade política para isto ser definitivamente resolvida.
O problema da educação brasileira é crônico para sanar é necessário investir pesado desde as séries iniciais a ao ensino superior. Este investimento deve ser universal para possibilitar o ingresso de todos os alunos nos cursos superiores e gerar condições essenciais para os estudarem e os professores terem condições para trabalharem. Começando com a valorização do professor pagando um salário digno a sua formação. Para isso acontecer é fundamental revolucionar toda a estrutura do sistema educacional brasileiro. Se os nossos governantes não abraçarem a educação como meta prioritária permaneceremos no atraso sem volta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...