Pular para o conteúdo principal

Copa do mundo 2014 a mais polêmica e onerosa desde 1930.

Entre todas as copas do mundo, a partir de 1930 a de 2014 é a mais polêmica.


A imagem nas cores do Brasil mostra O cifrão, símbolo universal do dinheiro e que se origina etimologicamente do árabe cifr, que em português também originou cifra.
A imagem mostra o cifrão o simbolo universal do dinheiro. 


A copa de 2014 até agora vem se mostrando a mais polêmica e dispendiosa da história de todas as copas do mundo; realizadas até esse momento. Segundo os analistas e organizadores desse acontecimento da história do esporte mundial, há grandes incógnitas a serem explicadas.  Os gastos apenas nesse evento esportivo, já ultrapassaram o montante além   do previsto. O enorme resíduo de 85,5% de reais todos sairão do bolso do povo brasileiro é um despautério. 

Enquanto isso o Brasil continua em plena euforia festiva para sediar essa copa. O país foi eleito o anfitrião em 30 de outubro de 2007 na sede da FIFA. 
O Brasil certamente foi avisado através da Federação Internacional de Futebol (FIFA) dos gastos que o país faria para sediar e organizar esse megaevento esportivo.
Essa organizadora do maior evento esportivo do mundo, certamente passou o montante, que o Brasil gastaria e tranquilamente afirmou que não arcaria com as despesas luxuosas, dos estádios e todas as infraestruturas em tornos das arenas. Absolutamente já previu o quanto se gastaria nos montantes exorbitantes, que já alcançou a   cifra de 28 bilhões de reais.  Muitos analistas afirmam que o país pagará uma pesada quantia que poderá ultrapassar a casa dos 45 bilhões de reais.
Faltará dinheiro para o salário mínimo nacional digno.
O mais grave é que nessas monstruosas somas de dinheiro público, infelizmente, bilhões são desviados para a corrupção. As obras são superfaturadas, e a população terá que pagar centavo a centavo, mesmo ganhando o salário mínimo nacional de fome.  
Estes números estratosféricos são para garantir o conforto das arenas esportivas, e outros complementos fundamentais, tais como mobilidade, segurança, rede hoteleira, revitalizações   dos aeroportos e outras coisas exigidas a mais e que são desnecessárias.  Porém, essa copa do mundo, que será realizada no Brasil, em junho próximo deixará um legado muito indigesto para todos os contribuintes e a nação brasileira em geral. As consequências depois da copa poderão serão imprevisíveis para a economia futuramente. 
A importância para a população permanecer em alerta e na fiscalização.
A foto mostra uma cédula de cem reais que simboliza os gastos públicos bilionários com a copa de 2014.
A foto mostra uma cédula de cem reais que simboliza os gastos públicos bilionários com a copa de 2014.
Muito antes do sorteio para esse evento, certamente cada país concorrente deve ter recebido da FIFA as planilhas contendo todas as exigências, e os comprometimentos em dinheiro para a organização dessa festa esportiva mundial. Os representantes do Brasil devem terem olhado a planilha, item a item, e tomaram consciência de todos os gastos.  Certamente devem (ou não) levado um tremendo susto das dispendiosas sangrias do dinheiro que sairão dos cofres públicos.
Contudo diante da emoção que invadiu a mente e o coração dos personagens que formaram o comitê organizadores da copa do mundo no Brasil; não deram muita atenção para valores. 
Ao chegarem ao país, de Zurique se omitirá em de dizer para a população brasileira o montante das despesas dessa festa sem graça para os pobres. Porém será emocionante para a elite asquerosa, preconceituosa, golpista, raivosa e de extrema direita. Será ela que verá os jogos nas arenas luxuosas. Neste país carente das coisas sociais básicas e urgentes.
Pode ter a certeza de quem irá pagar os custos amargos dessa copa do mundo de 2014 serão todos os brasileiros. Rios de dinheiros, partirão dos cofres públicos, serão destinados para a construção dos elefantes brancos, espalhados em todas as cidades sedes dos jogos dessa copa; tão polêmica e onerosa dos últimos tempos. 

Muitas dessas construções padrões FIFA, não servirão socialmente para nada; depois das realizações dos jogos. Evidentemente, muitas delas terão proveitos, para os clubes das cidades sedes, ao serem usadas para os serviços sociais a serviço da comunidade. Tão somente, se houver uma política de reaproveitamento, dessas construções luxuosas e caras para a nação desprovida das coisas sociais elementares, até se justifica, esses gastos nas construções das arenas esportivas. Porém fatos comprovam que muitas arenas, terão dinheiro público ou privado rasgado, e jogado na lata do grande desperdício.
Agora simplesmente, se esses elefantes brancos (expressão brasileira que significa: construções inúteis), forem só para a realização dos jogos de algumas seleções e se fecharem após os eventos será recursos desperdiçados.  Então de fato é dinheiro do povo jogado no ralo sem volta, apenas para impressionar a FIFA e os turistas do mundo. Os prefeitos e governadores das cidades sedes dos jogos da copa 2014, estão projetando grandes ilusões. Imaginam que virão uma enxurrada de turistas e gastará, rios de dinheiros em dólares, euros, e tantas outras moedas no período dos jogos.
Poderá desilusões com os lucros da copa de 2014 no Brasil.
A foto mostra uma cédula de cem reais que simboliza os gastos públicos bilionários com a copa de 2014.
Cofre cheio de moedas de R$ 1 real da moeda do Brasil.
Poderão até ter uma grande desilusão, e frustração quando somarem quanto gastará na infraestrutura deste megaevento esportivo, e quanto receberá em receita líquida. Certamente, os turistas consumirão nestas cidades valores ínfimos; em relação aos investimentos bilionários para satisfazer os caprichos de uma copa do mundo luxuosa.
Na quase véspera da realização desse mundial, o país está prestes a passar diante de um vexame sem precedentes na história das copas. Praticamente todos os estádios estão com suas construções e reformas atrasadas.  Há grandes polêmicas (essas contestações partem de gente contra o governo, golpistas) para a conclusão definitiva das arenas. Somente agora os governadores, os prefeitos estão percebendo o quanto dinheiro essa copa do mundo já tem levado dos cofres públicos.
Muitos prefeitos e governadores já ameaçaram a suspensão do dinheiro público para investir nas obras em gerais da copa. A FIFA é enfática não assumirá despesas nenhuma. É como ela dissessem assim, todos sabiam de suas responsabilidades, então agora assumam tudo e se vierem reclamar, há tempo de suspender.
Os golpistas reagem contra o governo da Presidenta Dilma Rousseff.

As reações de parte da população brasileira (os golpistas) estão fortes nas ruas contra essa gastança da copa. Enquanto, o governo brasileiro gastou bilhões em construções dispendiosas para atender as exigências da FIFA. A sociedade está ainda carente no sistema educacional, saúde, segurança e transporte de qualidade.  As manifestações golpistas; contra a Presidenta Dilma Rousseff, tendem se acirraram nas proximidades desse evento e durante a realização do mundial nas cidades sedes.
Todavia não se enganem com essas manifestações cheiram fascismo e certamente se dizem acéfalas, mas tem alguém por trás mal-intencionado querendo derrubar o governo usando simplesmente a copa do mundo como pano de fundo.
Poderá ocorrer manifestações golpistas fora dos estádios enquanto a bola rola nas arenas.
Hipoteticamente poderá ocorrer a seguinte situação, enquanto a bola estiver rolando, nos estádios luxuosos para agradar os olhos dos turistas, os dirigentes da FIFA e os habitantes do mundo, tudo pago através do suado dinheiro do contribuinte brasileiro, poderá ocorrer protestos.
No lado de fora ou nos entornos próximos destes estádios, poderá ocorrer grandes manifestações (com tendências golpistas), que poderá entrar em cena bombas de gás lacrimogêneo, gás de pimenta, correrias por todos os lados, cassetetes, violência, quebra quebras etc.  Tudo contra os gastos da copa (agitação promovida pela a elite raivosa e golpista).  E a cobrança dos manifestantes (de extrema-direita) por melhorias na educação, hospitais, mobilidade urbana, segurança, aumento de salários, fim da corrupção, fim do fator previdenciário; são todas causas sociais e essenciais que a copa está levando.
A tese alvo dos golpistas é derrubar o atual governo do Brasil.
Contudo no fundo se ver grandes falácias reivindicatórias, os interesses deles é tomar o poder da presidência da República do Brasil. 
Não seja ingênuo, são manifestações movidas a hipocrisia, onde a mesma elite raivosa e preconceituosa desfrutará dos benefícios da copa e inclusive, eles assistirão os jogos e xingar o governo com palavras torpes.
Se espera que nada disso sobrevenha, e tudo possa ocorrer na paz. O evento está aí não pode ser mais revertido.
Chega de hipocrisia, chega dessas ações tendenciosas e extremistas dessa elite revanchista que não aceita o governo popular no país. Então o melhor mesmo é que tudo aconteça dentro da maior serenidade, alegria, e integração entre os povos que uma copa pode oferecer, mesmo sugando o dinheiro da nação.
Os turistas irão gastar milhares de dólares, euros e outras moedas nas lembranças da copa do mundo, além dos voos, hospedagens, hotéis e alimentação, já está valendo.  E mesmo assim, tudo que eles gastarem durante o período dos jogos da copa 2014, servirá para pagar os gastos da conta de luz e água, gastas em um único jogo.
Os turistas e as seleções irão conhecer algumas coisas peculiares do Brasil. Exemplos a cultura, costumes, artesanato, degustar a culinária, passear pelos pontos turísticos e se encantarem vendo as lindas paisagens do país. 
A hospitalidade brasileira precisa prevalecer com os turistas.
Todos precisam ser hospitaleiros e torcer para que em meio a tantas polêmicas (suspeitas dos golpistas) se possa realizar uma linda festa mesmo utilizando o dinheiro público, que já está fazendo falta e fará intensamente depois da copa. Diante desta situação que vislumbra um cenário turbulento depois do fim deste evento.
Todavia é importante torcer para que os nossos jogadores batalhem aguerridamente para conquistar o hexacampeonato. Ao menos isso, e não venha acontecer mais esse vexame, de perder em casa esse título tão cobiçado por todos os competidores do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...