Pular para o conteúdo principal

O homem é um ser suscetível a derrotas.

Todos os homens, têm uma capacidade impressionante de erguer e retornar o caminho da vida.

A imagem de fundo verde diz: homem.
A imagem diz: homem.


O homem é um ser completo e por ser pleno; também existem alguns predicados e realidades que os acompanham nas suas lutas diárias. Geralmente sempre estar suscetível a não somente as grandes vitórias como todos almejam, mas, surgem as derrotas que machucam profundamente a alma e derrubam como nocaute a vida. 

Dependendo do tipo de derrota, muitos homens conseguem com maior facilidade se erguer e continuar a vida. Ainda a permanecer as marcas da derrota; que não saem e nem no lento passar do tempo. Outras pessoas dependendo da condição da derrota têm muitas dificuldades de retornar à vida habitual com mais facilidade. Muitos destes necessitam de ajuda de profissionais para conseguir reencontrar novamente o caminho da vida normal.

A palavra derrota deveria ser excluída dos dicionários.
 

No dicionário dos seres humanos, não deveria constar este vocábulo derrota; apenas vitória. Mesmo não querendo que ele não exista, nenhum consegue escapar uma vez ou outra e confronta, a várias derrotas tais como: inesperadas, inevitáveis, inexplicáveis e de todas as espécies. Todos são ainda espreitados pela derrota durante o viver. Ela é exímia em apanhar todos, para os golpear naqueles momentos, os quais todos os homens, ao menos preparados, isto é, do ponto de vista financeiro e psicológico. Estas circunstâncias ocorrem em dias súbitos para fragilizar parcial ou definitivamente a vida de todos os seres humanos.

As derrotas aparecem nos momentos imprevisíveis.

 

Entretanto, no decorrer da existência os homens se deparam nas derrotas que não estavam em seus planos. Elas aparecem quando instantaneamente se pensam que estão definitivamente seguros e nada poderá ocorrer. Aqui acontecem os fatos inusitados porque geralmente se vive na imprudência e não se preparam para o amanhã. A maioria das pessoas vive simplesmente o hoje e deixam de pensar no que poderá ocorrer nas próximas horas, dias ou meses. 

Muitos entes vivem na imprevisibilidade, não fazem uma organização do financeiro e quando os fatos brotam a única coisa a fazer é se lamentar. Ah! Poderia ter feito isto ou aquilo, deveria ter poupado, necessitaria ter construído assim ou assado, não precisaria a ter andado em alta velocidade, pensaria melhor e não tivesse misturado álcool com direção, esforçar a estudar e pensado melhor. Hoje não estaria a passar diante destas dificuldades, “se o arrependimento matasse, estaria morto”.

 

Aliás, ninguém nunca está preparado para as derrotas.

 

Todos sabem que elas existem, não querem aceitar e preferem não dar muita atenção para tais coisas negativas. Todavia, é mais cômodo procurar sempre o melhor para a vida, a vitória. É algo extremamente compreensível para todos os entes humanos. Evidentemente todos querem o melhor. O mais perfeito é sem dúvida, alcançar a vitória. Todos almejam vitórias em tudo e ininterruptamente. Infelizmente na realidade nem sempre é assim. Quantas vezes todos são surpreendidos por derrotas de algo, que já está a se comemorar antecipadamente. Quando vem o resultado são decepcionados é agora, que todos precisam ser fortes e necessitam do apoio de quem se amam ou dos amigos para ajudar a tocar a vida para frente. Devemos aprender administrar com seriedade as derrotas para que elas não derrotem para sempre. Contudo, façam delas um ótimo aprendizado para serem vitoriosos em tudo que querem e nos tornar vencedores. Todos têm potencial para ser fortes e guerrear contra qualquer tipo de derrota que venha a surpreender. Todavia, visto que todos são dotados de um cérebro inteligente e desconhecido por nós mesmos, capazes de fazer coisas incríveis para a vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...