Pular para o conteúdo principal

Outono a estação do ano de transição e aconchego.

Hoje o hemisfério sul ganhará a nova estação.

 

A foto mostra a árvore com folhas amareladas e cairão e se renovarão na Primavera.
A foto mostra a árvore com as folhas amareladas e em breve cairão.


O outono no Hemisfério Sul começa neste dia 20 de março de 2013 no calendário oficial que determina o fim do verão e início do novo período o crepúsculo. Será exatamente as, 01:30 no horário de Brasília. Avaliada pelos meteorologistas como sendo uma estação de transição quanto às outras com suas características próprias. O vocábulo outono tem sua origem do latim “autumnus” e está associado à colheita, ceifar a safra etc., mas do ponto de vista leigo percebo nesta estação vários atributos bem interessantes. É o período de preparação para o aconchego, a serenidade.

Período especial para aprender a ouvir a voz da natureza que trabalha em silêncio e tem uma interferência no comportamento humano. Momento especial para que possamos a aprender escutar cantar e os movimentos dos pássaros fazendo suas revoadas. Escutar e apreciar o barulho gostoso de uma chuva fina geladinha e intermitente caindo sobre as plantas, ouvir o som no telhado gerando uma preguiça, fazendo esticar mais o sono. Podemos observar da janela o banco de uma praça qualquer vazio, molhado repleto de folhas que caíra das árvores que antes servia como sombra e proteção para amenizar o tórrido calor do verão que se foi.

Perceber o trabalho da natureza nesta fase é maravilho.
 

Perceber o amarelar das folhas e em seu processo de secagem cair sobre o chão e permitindo uma renovação vigorosa na estação subsequente ao inverno e florir na primavera. Saborear as mais diversas frutas típicas desta época e respirar um ar gostoso nos parques, praças e ciclovias da cidade no momento do passeio familiar, da caminhada ou de uma prática de um esporte preferido.

Neste período magnifico do ano ocorre o equinócio de março. No hemisfério sul também é conhecido como equinócio astral. Nesta época do ano a duração da noite e o dia tem a permanência de tempo igual.



Portanto, a vida começa aos poucos entrar em lento processo de introspeção para naturalmente contemplar quão grande e linda é a natureza que trabalha de maneira muitíssima afinada e sincronizada como uma orquestra para que o resultado seja perfeito. Como perfeito é quem a criou somente Deus?

A natureza é perfeita comece a observar.

Homem nenhum por mais gênio que seja sequer poderia fazer uma minúscula folha na perfeição que há na natureza criada por Deus. Mesmo que tenha muitas pessoas que não creia nisto creio e respeito às opiniões contrárias. Apenas quero enfatizar a extraordinária beleza que esta nova estação nos traz e presenteia. Como as outras também transformam a natureza e próprio comportamento humano de acordo com suas características meteorológicas próprias?

O outono é mais esta estação do ano que modifica a natureza e o humor humano de uma maneira intensa e nos preparara para a próximo período mais rigoroso do frio, neve, geada, o inverno. Todavia será neste ciclo natural das estações vamos viver e gostar de suas sábias alterações que às vezes nem percebemos devido à correria do cotidiano. Todavia em sua sabedoria própria cada estação tem seus sinais de alerta dizendo voltei estando novamente junto a todos, então entrem no meu ritmo.🌂☀!

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...