Pular para o conteúdo principal

O homem arrogante constrói sua própria derrota.

O arrogante maquina em sua mente que pode tudo e nunca morrerá engando-se a si mesmo.

O homem arrogante caminha para o precipício,mas o simples para a vitória.
O homem arrogante caminha para o precipício,mas o simples para a vitória.
Homem criatura naturalmente repleta de características multíplices, poderíamos discorrer em muitos tratados científicos sobre a sua estrutura complexa e mesmo assim, tais estudos permaneceriam incompletos.
Poderia analisar muitos outros vários aspectos que faz parte desta riqueza humana. Não obstante, nesta matéria quero refletir apenas num item especifico a arrogância. Muito difícil para discorrer, mas é importante a ser examinado este sentimento que é inerente a todos os humanos.
Esta atividade serve para compreender um pouco de nós mesmos, e procurar fugir deste sentimento negativo para cultivar virtudes que nos conduzirão a paz e a serenidade, a alegria de viver em humildade.
A arrogância é este sentimento negativo dos humanos que inviabiliza qual quer possibilidade de fazer os felizes. Seus desdobramentos os conduzem uma caminhada de vida amarga e doentia. Características próprias da arrogância que pode os levar o homem a destruição, a derrota: dos seus projetos, dos seus sonhos, dos seus relacionamentos familiares, comunitários e sociais durante toda a sua vida.  Deixando os infelizes para sempre ou não, tudo dependerá da reação de cada pessoa. Se desejarem permanecer na arrogância ou partirem para um novo estilo de vida: viver em simplicidade que os fará felizes.

Esse sentimento ruim, a arrogância está presente na essência humana.

A arrogância, a empáfia são sentimentos ruins, marcantes em todos nós que podem destruir a nossa vida e terminarmos no isolamento. Resultará que todos os amigos e até mesmo familiares não suportam as reações de uma pessoa soberba e fugirão da presença de uma pessoa presunçosa e isolam dos ciclos de amizades e convivência. Todos os humanos carregam em sua essência este sentimento negativo em sua natureza humana pecaminosa.  Podemos perceber que em algumas pessoas esta característica negativa pode se apresentar de forma mais intensa e outra de menos intensa. Muitos têm uma vida regrada que em sua caminhada conseguem ter domínio próprio, deste sentimento negativo e não prejudica a si mesmo e nem a convivência entre os semelhantes.

Infelizmente o que mais notamos no mundo contemporâneo: é a presença de pessoas de nariz empinado, que tem a até nojo de olhar diretamente no olho do outro ou de dirigir alguma palavra de gentileza e cordialidade ao seu semelhante. A arrogante é egoísta, incapaz de um gesto de hospitalidade, enxerga só a si mesmo, é narcisista, se ver como centro do mundo, termina seus dias como o personagem do mito de narciso.

O arrogante simplesmente pensa que é imortal, mas sua ancora é a riqueza.

O homem arrogante caminha para o precipício,mas  o simples para a vitória.
O homem arrogante caminha para o precipício,mas o simples para a vitória.
O homem arrogante pensa no seu íntimo que nunca vai envelhecer, adoecer e morrer, para ele é imortal no plano corpóreo.  Imagina que foi criado de um material especial, diferente dos outros humanos. Este nem ajuíza em misturar com os outros humanamos, pois terá medo de se igualar a mesma natureza, sempre se sente superior. Este somente confia em suas riquezas o no seu poder político ou econômico diante do mundo; enganando-se a si mesmo. Quando menos espera more subitamente ou padece por muitos anos no leito de morte. Quando o arrogante chega neste estado terminal da vida; nem seu dinheiro e nem seus poderes: econômicos, políticos irão os curar. Neste momento alguns poderá se perceber que não são absolutamente nada. São iguais a todos os seres humanos mortais. Contudo, tem aqueles que são tão arrogantes que mesmo estando se definhando ainda assim, a arrogância fala mais alto dentro de si. E nem aceitam uma palavra amiga de conforto que poderá o ajudar amenizar a dor do sofrimento da enfermidade.
Contudo, tem aqueles que são tão arrogantes que mesmo estando se definhando ainda assim, a arrogância fala mais alto dentro de si. E nem aceitam uma palavra amiga de conforto que poderá o ajudar amenizar a dor do sofrimento da enfermidade.

O homem arrogante tem prazer em oprimir o outro.

O homem arrogante caminha para o precipício,mas o simples para a vitória.
O homem arrogante caminha para o precipício,mas o simples para a vitória.
Portanto, do ponto de vista humano todos somos iguais. Não adianta tanto faz ser o mais humilde trabalhador ao chefe da nação; todos é igual derivada única matéria criada por Deus. Somos criados da mesma substância e muitíssima organizada em células para vivermos um período determinado aqui neste mundo. O melhor mesmo é durante a nossa existência neste planeta Terra procurar cultivar: a humildade, a solidariedade, a hospitalidade, a cordialidade e fugir da arrogância. Pois simplesmente, a arrogância não leva a lugar nenhum, pelo contrário nos destruição na própria amargura da arrogância. O ser humano arrogante constrói amargamente ao longo da vida, a sua derrota andando nas trilhas da escuridão e solidão da vida. Ele tem tudo, sabe tudo, pode tudo: logo não precisa de ninguém. A pessoa que cultiva a virtude da humildade sempre está a precisar e aprender em harmonia com os outros e sempre está acompanhada de amigos.   A simplicidade em tudo e com todos nos leva uma vida de paz e união. A arrogância nos cega diante do mundo e dos outros, enquanto a simplicidade nos leva o caminho paz interior e nobreza de sermos bem quistos por todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...