Pular para o conteúdo principal

A conta de luz vai aumenta em abril de 2014.

A conta de luz reduzida terminou, o reajuste é superior a três vezes, ao do salário, mínimo nacional; para 2015.

A foto mostra uma fatura da conta oficial de energia elétrica da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) será privatizada em breve.
A foto mostra uma fatura digital da conta de luz e enviada por e-mail.

Todos os acordos que visam melhorar a saúde do bolso dos brasileiros duram muito pouco ou quase nada. Foi o que aconteceu com a tão propagada conta de luz barata para os usuários brasileiros durante o ano de 2013.

O governo não suportou o choque das descargas energizadas da ganância das multinacionais que controlam o setor elétrico brasileiro. Não se contiveram e dispara um canhão de aumento para todos os consumidores residenciais de 28,86% e para os outros setores o percentual de 30,29%. Para o Rio Grande do Sul.

Este aumento da conta de luz vem na contramão ao aumento do salário-mínimo brasileiro já projetado para 2015, que recebeu o percentual de 7,71%%. O aumento da luz ultrapassou em mais de três vezes ao do salário-mínimo brasileiro, traduzindo em valores vamos receber R$ 779, 79,00 em 2015. Forma-se aqui uma equação complexa e nunca vai gerar um denominador comum equitativo entre as concessionárias e os consumidores.

Na próxima fatura todos verão o peso do preço da luz.

Todos vão sentir e sofrer as consequências já na próxima fatura. Então comecem a viver na penumbra, desliguem os aparelhos de ar-condicionado, joguem os ferros de passar roupa no lixo, tomem um banho relâmpago, evitem deixar qualquer lâmpada acesa desnecessariamente. Atenção! Não se esqueçam de preparem os bolsos, reservando uma quantia extra para quitar a próxima fatura da conta de sua luz. As concessionarias estão na mendicância não tem dinheiro nem para comprar um poste de cimento todos os brasileiros precisam ajudar estas "pobrezinhas" multinacionais se não o país vai parar num apagão total, elas não têm nem um centavo para comprar um metro de fio, quiçá fazer quaisquer tipos de investimos darem dó né!

Se retratar com humildade, não é humilhação é gratificante.

Em 2013 escrever no nosso estimado blog analiseagora, a matéria “a conta de luz vai baixar”. Agora chegou o momento vergonhoso e enraivado de escrever outro tópico para retratar com humildade, tudo e falar para o nosso povo preparem seus orçamentos “a conta de luz vai aumentar”!  E desta vez não vai ser um aumento leve, vai ser mais pesado do que uma descarga elétrica de milhares de mega volt de potência inflacionária em nossos bolsos. Sem prazo para terminar, mas numa velocidade superior à da luz que consumimos em nossos lares, comercio, indústria etc.

Portanto, o aumento da luz veio agora para permanecer e corroer os nossos salários. Tudo vai aumentar numa sequência sem fim. O aumento da luz é semelhante aos dos combustíveis. Quando aumenta todos os setores da cadeia produtiva também aumentam e este acréscimo é repassado aos consumidores. Da mesma forma vai acontecer neste reajuste na conta de luz. A cadeia produtiva de todos os setores será automaticamente majorada.  E este aumento somos nós que pagaremos o ônus de todos os aumentos sequenciados nos mais diversos setores da economia brasileira.

Não é simplesmente a conta de luz da nossa casa que saldamos. Pagamos tudo, pois todos os aumentos são repassados em tudo o que consumimos. Em contrapartida o aumento de salário que é irrisório que não compensa os gastos de uma lâmpada econômica acesa em nossos lares. É mais uma injeção de bilhões que as concessionarias vão receberem em suas contas. 

Elas já são riquíssimas e ficaram ainda mais através deste aumento que os consumidores irão pagar. Além dos subsídios bilionários que o governo repassa para estas concessionárias. Uma singela “mixaria”, uma insignificância, até capricham no nome “aporte” de um total, abaixo da linha da pobreza econômica invejável que até agora, já se soma uma quantia irrisória no valor de 13 bilhões de Reais. Um socorro urgente para estas “pobrezinhas” multinacionais e concessionarias que atuam no setor elétrico brasileiro.

São inacreditáveis com tantos bilhões em seus caixas elas são incapazes de investir em modernização na transmissão de energia aos consumidores e para não ocorrerem apagões e transtornos irreversíveis a população que paga uma energia caríssima, mas não a tem em muitos momentos cruciais do dai-a- dia.

No Rio Grande do Sul haverá CPI para explicar o descaso transmissão da luz.

A foto mostra o poste feito de cimento e ferro para fazer uma rede de transmissão de energia elétrica, mas é só este no RS o resto é de madeira podre.
A foto mostra o poste de transmissão de energia elétrica.


A situação no RS é tão grave que até uma CPI está sendo feita pelos deputados gaúchos cobrando explicações e melhorias na distribuição e manutenção das redes de energia elétrica pelas concessionárias deste setor. É uma vergonha, mas a maioria dos postes que sustentam a fiação elétrica, telefonia e TV a acabo são de madeira. Todos estão podres e muitos escorados e amarrados com arames. 

Simplesmente quando há uma formação de chuva, nem precisa ser temporal ficamos sem energia. E quando ocorrem temporais de grandes proporções o setor elétrico entra em colapso total. Transformando a vida da população em estado de calamidade pública. Um exemplo que ilustra bem esta situação foi o temporal severo que atingiu agrande Porto Alegre ou região metropolitana e adjacências em 31 de janeiro de 2014.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...