Pular para o conteúdo principal

Araucária planta brasileira em extinção.

Árvore brota o pinhão rico em vitaminas e sais minerais.

A araucária árvore do Brasil quase em extinção ela produz uma semente onde contém uma gostosa amêndoa conhecida como pinhão. Ela é rica em vitaminas A, E, K e sais minerais principalmente ferro, zinco, cobre e manganês; fibras; gorduras e alto teor de antioxidantes; proteínas e amido. A semente da araucária rica em fibras vitaminas e minerais. Mas está diminuindo a cada ano sua produção devido as condições climáticas e a má exploração dos consumidores.
A imagem mostra uma bela araucária ainda tenra
A araucária árvore do Brasil quase em extinção ela produz uma semente onde contém uma gostosa amêndoa conhecida como pinhão. Ela é rica   em vitaminas A, E, K e sais minerais principalmente ferro, zinco, cobre e manganês; fibras; gorduras e alto teor de antioxidantes; proteínas e amido. A semente da araucária rica em fibras vitaminas e minerais. Mas está diminuindo a cada ano sua produção devido as condições climáticas e a má exploração dos consumidores.

Os turistas encontram a araucária na serra gaúcha.

Os turistas que passam as margens das rodovias que dão acesso às cidades turísticas da Serra gaúcha como Gramado, Canela, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula e tantas outras.

Depara-se a muitos quiosques especializados na preparação e venda desta semente deliciosa e nutritiva. Rico em fibras e sais minerais como: potássio ferro, zinco, cálcio e etc. Existem Também nestas regiões as famosas festas do pinhão onde são apresentadas diversas receitas culinárias típicas e seus saborosos pratos derivados do pinhão.


Nos dias das festas muitos cantores populares do Brasil se apresentam para alegrar e animar o público e degustar o pinhão de diversos gostos e jeitos. 
A natureza brindou os habitantes do Sul e Sudeste brasileiro através de uma imponente árvore à Araucária que embeleza estas regiões. Uma planta encontrada na mata atlântica, mas encontra-se em perigo de extinção. É protegida por leis federais como o código florestal brasileiro. Esta majestosa árvore pertence cientificamente à família das “araucariáceas”, diz respeito à espécie “angustifólia”, provavelmente do período jurássico que equivale a 200 milhões de anos.  Ela é muito fácil de identificação na floresta devido a sua superioridade de aproximadamente 50 metros de altura e medindo um diâmetro de 2,5 m superando assim as demais árvores. Ela é como se fosse a chefe em altura onde as demais não podem ofuscar sua beleza e esplendor na minguada e sobeja mata atlântica brasileira.
A ciência faz a classificação genérica das sementes em várias espécies de “pinaceaes” e “araucariácea”, plantas “gimnospérmicas”. Entretanto, os brasileiros que moram nestas regiões onde existe a Araucária nativa “angustifólia” nomeiam popularmente esta semente de pinhão. Importante ressaltar o valor cultural, culinária, econômico e ambiental para estas regiões brasileira.
Três araucárias ainda tenras e lindas.

A ciência faz a classificação genérica das sementes em várias espécies de “pinaceaes” e “araucariácea”, plantas “gimnospérmicas”. Entretanto, os brasileiros que moram nestas regiões onde existe a Araucária nativa “angustifólia” nomeiam popularmente esta semente de pinhão. Importante ressaltar o valor cultural, culinária, econômico e ambiental para estas regiões brasileira.

Já houve épocas que a produção desta semente era volumosa e atualmente vem partindo para uma ligeira escassez. Certamente os fatores climáticos desequilibrados destas últimas décadas vêm interferindo direto no declínio da produção. Além das pessoas colherem os frutos provavelmente desordenadamente. Os efeitos negativos começam a surgir fortemente a cada safra.

O pinhão vem sendo reduzida em função da ação do homem predador.

Portanto, os povos da Região Sul e Sudeste do Brasil nesta época do ano entre o outono e o inverno tem na mesa mais um ingrediente especial provindo da natureza o delicioso pinhão a semente da árvore Araucária. Este alimento além de ser bom para a saúde é um grande agente que tem uma função de congregar e unir as famílias e amigos para comer pinhão, geralmente acompanhado ao chimarrão.


Semente comestível da árvore araucária é uma amêndoa saborosa conhecida como pinhão.
As sementes das araucárias o pinhão.
Todavia, o que se percebe é que a cada ano está planta nativa a araucária própria do Sul e Sudeste do Brasil vem diminuindo aceleradamente a sua produção de sementes de pinhão e consequentemente o preço desta saborosa iguaria alimentar da natureza vem sendo majorada de acordo a demanda dos consumidores. Todos devem respeitar o período estabelecido em lei e não exagerar na colheita, colher obviamente os frutos maduros.

Devem acatar o processo natural de amadurecimento dos frutos que consequentemente pode também intervir numa baixa produção dos anos subsequentes. É uma questão de conscientização ambiental e pela preservação da espécie por todos os habitantes destas regiões brasileiras. Presenteadas por esta espécie que são sinônimos de beleza natural, costumes culinários, um fator econômico importante, as festas, e, sobretudo a preservação desta espécie linda do que resta neste nicho ecológico brasileiro.
A foto mostra a pinha o fruto da árvore da araucária de onde se retira as sementes com saborosa amêndoa conhecida como pinhão.
A foto mostra a pinha o fruto da árvore da araucária de onde se retira as sementes com saborosa amêndoa conhecida como pinhão.   
As sementes da araucária na feira prontas para vender aos consumidores.
As sementes da araucária na feira prontas para vender aos consumidores 
Araucárias ainda tenras e lindas.
Araucárias ainda tenras e lindas.

Araucárias ainda tenras e lindas.
Araucárias ainda tenras e lindas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...