Pular para o conteúdo principal

O esplendor da marcha nupcial é arrebatador.

Os momentos de esplendores dos matrimônios são gerados através da marcha nupcial.
 

A imagem nas cores azul e branco tem também os símbolos musicais entre eles a clave de sol e a frase a música no blog analiseagora.
A  imagem diz: a música no blog e + símbolos musicais,

A marcha nupcial é esplendorosa como música clássica e vem sempre a promover momentos triunfantes nos matrimônios de muitas gerações.

Todos sabem que a entrada da noiva é sem dúvida a chave glamorosa para todo o desdobramento do provir dos acontecimentos desse fato, singular e marcante para a nubente. É o momento culminante e esplendoroso de uma cerimônia matrimonial. Aqui se aflora todas as emoções dos noivos e dos convidados.

A curiosidade explode em cada pessoa presente para observar a chegada e o desfile triunfal da noiva sobre o tapete vermelho em direção ao altar. Todos os familiares, amigos e convidados esperam uma estrondosa e brilhante impressão positiva ou até mesmo negativa que a noiva pode causar, por isso se explica o nervosismo geral do público.

Esta emoção impactante onde todos os olhos e holofotes estão voltados para a personagem principal, a futura casada que está com nervosismo em estado de efervescência. No entanto, é através do fato que todos querem notar os mínimos detalhes do vestido, maquiagem, penteados e o buquê que traz em suas mãos que tem uma simbologia de propagação do casamento. Este alvoroço inicial não haveria sentido se não houvesse um tema musical especial para conduzir a nubente para o altar profundamente emocionado ao som da marcha nupcial de Félix Mendelssohn.

 

A emoção da entrada da noiva para a cerimônia matrimonial somente é possível ao som da marcha nupcial.

 

Se não houvesse a música para emocionar a entrada da noiva este início cerimonial não teria sentido, pareceria ou se igualaria a um cinema mudo. O ritual do casamento ganhou emoção quando foi introduzida esta peça musical conhecida como marcha nupcial de Felix Mendelssohn Bartholdy, graças ao bom gosto da Princesa Real inglesa; para seu matrimônio com o Príncipe da Prússia, Frederico III no dia 25 de janeiro de 1858. Desde aquela época se espalhou pelo mundo inteiro, certamente ainda é a mais popular e mais executada também nos casamentos brasileiros principalmente de âmbito católico. Outras denominações religiosas começam a substituir por outras músicas ou hinos que trazem uma mensagem específica de seus credos religiosos.

 

A trajetória histórica desconhecida da famosa marcha nupcial.

 

Geralmente tudo que temos e apreciamos em relação à música clássica tem uma história por trás dos bastidores que poucas pessoas sabem. Precisamente a marcha nupcial tem uma trajetória histórica interessante e desconhecida por uma grande parcela da população que a utilizam num momento muitíssimo especial da vida como o do casamento.

Entretanto, pelo fato de não saberem a história real desta música composta por Félix Mendelssohn para a peça teatral do genial William Shakespeare, “Sonho de uma Noite de verão”, em 1842. Muita gente faz uma confusão incrível e imaginam uma coisa, mas historicamente é outra totalmente diferente.

 

Ela falta de conhecimento da história da música muitas pessoas confundem este belo musical até como sendo sacra. Simplesmente e somente pelo fato de ser executada em quase todas as cerimônias religiosas do casamento do mundo. Muitos fantasiam ser um clássico romântico; todavia, a própria peça em si mesma, pinta um quadro amoroso de forma cômica e trágica, além de trazer um panorama extremamente na ironia sobre o verdadeiro amor.

 

Quem já viu está maravilhosa peça de William Shakespeare onde “Lohengrin” uma ópera em que o noivo assassina cinco convidados do próprio matrimônio e, pouco depois, repudia a esposa, ela morre de depressão severa. Meditando no próprio som da peça, preste bem atenção que aparece no conjunto da obra que também é conhecida como de aspecto melancólico; que mostra que é óbvia o quanto, William Shakespeare.

 

Quero passar para o público alguns dos dramas humanos. Contudo, por si mesma a música que traduz um sentimento mais de tristeza do que de alegria para uma ocasião da vida onde o contentamento deve sobrepor a melancolia sobre todos os aspectos. Ainda bem que as pessoas conseguem subtrair desta marcha nupcial mais um clima festivo e romântico do que a tristeza que é a mensagem que o autor quer transmitir para o público que assiste um sonho de uma noite de verão seja em forma de teatro, musical. Balé ou filme. É o gênero Shakespeariano sendo traduzido em arte em diversos pontos de vista.

O “blog” “analiseagora” tem a honra de apresentar a emocionante peça clássica a marcha nupcial.


A imagem de fundo na cor laranja e no centro branco e preto tem a clave de sol e um violino que representa a música clássica e está escrita a frase a música no blog.
O violino acompanha a música clássica a Marcha Nupcial.

Portanto, neste espaço cultural a música está no “blog”. Hoje o “blog” analiseagora tem a alegria de apresentar aos seus leitores, amigos, seguidores um pouco da história desta obra grandiosa de Felix Mendelssohn Bartholdy. Todavia, muitíssima executada nos casamentos e que muitos de nós não conhecemos sua caminhada, percebemos agora quanto é antiga, além de ter sido composta para outra finalidade para a peça teatral de Shakespeare, se popularizou nos laços matrimoniais de muita gente.

O gênio da música clássica Félix Mendelssohn o ilustre alguém anterior a nós se empenhou para pensar, escrever, compor a partitura para que hoje pudéssemos usar na maior comodidade principalmente no esplêndido momento do casamento, inesquecível na vida de duas pessoas que se amam. A marcha nupcial é uma música marcante na hora da celebração do matrimônio. Parece que se numa ocasião marcante como esta não ter a marcha nupcial a cerimônia ficou faltando algo.

Então, vamos ouvir e apreciar esta obra clássica que vem se eternizando de geração para geração é a música arte fazendo sua função, escrevendo a própria história.  A música como arte não morre permanecendo sempre viva e conquistando muitos apreciadores por todos os cantos do Planeta Terra.

Nesta postagem através do YouTube, ouviremos e assistiremos dois vídeos: Marcha Nupcial de Félix Mendelssohn e o Balé Sonho de uma noite de verão — Sala de Milão.

 Marcha Nupcial, F. Mendelssohn 




 Ballet Sonho de uma noite de verão - Scalla de Milão



Comentários

  1. Muito obrigado pela visita ao nosso blog volte sempre!
    É, de fato a marcha nupcial é uma das grandes obras da música clássica, já foi e continua a ser tocada nas cerimonias dos casamentos de todas as gerações. É um dos itens indispensáveis neste momento tão importante na vida de um casal que se unem. A a marcha nupcial de Félix Mendelssohn inicia com todo o esplendor a abertura da cerimonia que marcará para sempre a história do casal e dos familiares e convidados.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...