Pular para o conteúdo principal

O debate é fundamental para decidir uma eleição.

Geralmente uma eleição é decidida com um debate bem feito.

A imagem diz: o debate nas eleições,
A imagem diz: o debate nas eleições
O debate é um elemento estratégico e decisivo durante a efervescência de uma campanha eleitoral. Uma campanha eleitoral é composta de diversos elementos estratégicos que pode decidir uma eleição.  O debate é um destes ingredientes ardilosos de um pleito eleitoral. Especialmente, em momentos onde as pesquisas mostram que o eleitor está ainda indeciso para escolher em qual candidato votar. Esta ferramenta importante vai colocar em teste a capacidade de conhecimento não somente intelectual dos postulantes, mas se sabem das necessidades concretas a nível regional, estadual e federal que precisam ser realizadas para melhorar a qualidade de vida da população.

O debate tem seu lado positivo e também negativo. 

O lado positivo é o esclarecimento para o eleitor poder fazer suas definições nas escolhas em quem votar.  O lado negativo é perigo da manipulação do conteúdo debatido e que a mídia parcial, pode confundir a sociedade para proteger este o aquele candidato.
É no debate onde os candidatos que estão concorrendo a uma vaga eletiva mostra sua face real para o eleitor através da clareza de seus programas de governo. Eles terão tempo suficiente para detalhar as propostas concretas para sanar antigas reivindicações e novas demandas da sociedade. E mostrar sem demagogia de onde sairão às verbas para realizar os antigos e novos projetos visando à qualidade de vida da população e desenvolvimento: social, econômico, cultural e tecnológico seja do estado e do país.

eleições 2014.
A imagem diz: eleições 2014.
Ratificar para o eleitor que suas propostas também não venham ser mais uma criação de uns novos impostos para finalizar obras antigas e novas. Além do mais deve apresentar projetos sérios que a sociedade jugue serem viáveis de execução e não simplesmente propostas mirabolantes onde o eleitor imediatamente perceba a sua inviabilidade. O debate entre os correntes tem a finalidade de despir a todos das suas vestes demagógicas e apresentar quem realmente eles são a que vieram e o que pretendem fazer neste período de quatro anos para a sociedade brasileira. Não adianta fazer desempenho demagogo na hora do debate usando pirotecnia e estratégias falaciosas que os telespectadores perceberão.

Uma eleição pode começar a se abater para um determinado candidato, mesmo que esteja bem posicionado nas pesquisas, é somente não responder com clareza uma pergunta seja: do mediador, do auditório, dos jornalistas ou entre os oponentes que é o suficiente para iniciar seu declínio nas pesquisas até concluir a sua derrota. Assim também os deslizes de uma palavra, uma frase mal expressada e não explicada corretamente, uma proposta inviável, a postura ruim em seus comentários, a insegurança nas colocações, falta de conhecimento da realidade, etc, pode derrubar um candidato. O contrário em um debate pode reerguer e eleger um pretendente a um cargo eletivo. 

Há um grande perigo do debate é a interferência da grande imprensa tendenciosa que no final sempre procura distorcer para o eleitor o conteúdo da fala dos postulantes ao cargo eletivo seja a nível estadual ou federal. Uma situação desta pode ocorrer sem escrúpulo até infringindo a lei eleitoral; quando qualquer mídia poderosa e perniciosa não aceita um concorrente que a população aprova, mas esta espécie de mídia desaprova. Então antecipadamente determina a vitória do seu candidato preferido, escolhido em troca de interesses exclusos. O eleitor deverá ficar muito atento ao que os candidatos dizem no debate e qual a interpretação que a mídia tendenciosa faz. Dependendo das repercussões pós-debate como são interpretadas e disseminadas pelos meios de comunicações: podem elevar ou detonar a qualquer um dos candidatos. Em especial aquele ou aqueles selecionado pela grande mídia malévola para que não sejam eleitos.

O debate esse fator decisivo na reta final da campanha eleitoral nunca poderá faltar.



A imagem diz: politica.
A imagem diz: politica!
Portanto o fator debate entre os candidatos em uma campanha eleitoral não pode faltar em espécie alguma. E principalmente quando se percebe indecisões do eleitor, muitas eleições são decididas num debate onde o candidato que melhor explicar para o eleitor seu programa de governo para administrar o estado ou o país sem onerar o cidadão através de novos impostos para impulsionar o desenvolvimento geral este pode trazer votos suficientes para ganhar uma eleição. Não adianta os candidatos irem para o debate mascarados de propostas ilusórias enfeitadas pelas uma forte expedição de marketing que não terá sustentação nem diante da mídia e nem do eleitor. O candidato deve comparecer ao debate munido de um programa de governo capaz de ser implantado durante a gestão e que também tenham argumentos sólidos para fazer convencer o eleitor da possibilidade de programar seu plano de governo. 

O eleitor tire suas próprias conclusões não se deixe ser manipulado pelos os comentários e as opiniões parciais dos meios de comunicações que querem impor sua visão mal intencionada sobre alguns candidatos e defender os seus a qualquer preço.  Muitos meios de comunicações fazem este trabalho de forma perspicaz induzindo a convencer a população de maneira astuciosa, que este ou aquele candidato que apoia foi o melhor no debate. E imediatamente já fazem enquetes sem rigor cientifico para tentar provar algo que não existiu.☝

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...