Pular para o conteúdo principal

O homem traz em sua essência a tristeza latente.

A tristeza é a dor dar alma só a entende quem sente.


A tristeza é uma dor incomensurável.
A tristeza é uma dor incomensurável.
A palavra tristeza vem do latim “tristia” aflição, uma emoção humana negativa e em si mesma é cruel. Pense e imagine viver momentos de tristezas sem saber de onde procede, o que é realmente e nem saber, o momento exato quando ela vai deixar a vida e ceder lugar para a alegria. Nesta circunstância a alma sente uma dor incomensurável e inexplicável. Ninguém que não tem ou nunca apresentou este sentimento, não tem autoridade para descrever como dói.

Nem mesmo os profissionais da psiquiatria e psicologia que nunca sentiram esta emoção na alma, suas teorias são inócuas, pois somente vale para o paciente triste e não para eles que riem de qualquer coisa, até da tristeza alheia.
A tristeza é uma marca registrada muito pesada que todos os humanos possuíssem em seu ser desde que nascem. A impressão é que ela está bem guardada em algum arquivo apropriado bem secreto do cérebro e, de repente este é aberto igual ‘a caixa de pandora’, trazendo uma força avassaladora pior do que um tufão. Todos atingidos são obrigados a suportar as consequências do conteúdo estranho deste arquivo desconhecido, que tem o propósito de machucar a essência da vida. E não sabe se os humanos têm força ou não para suportar os estragos psíquicos promovidos por este arquivo da vida. Contudo, o ser humano triste é condenado sem opções a carregar sem cessar seus desdobramentos impiedosos ao longo da existência de cada humano, que sofre de tristeza.
Ninguém sabe explicar como ela chega à vida ou de onde vem. O mais doloroso é não saber por quanto tempo pode permanecer em nossa alma. A vida simplesmente em frações de segundos perde seu brilho, colorido e a alegria, e nada mais tem sentido. Tudo poderia terminar neste exato momento que não faria falta. Pode-se ter tudo, mas quando a tristeza bate a porta do coração tudo perde seu encanto, seu valor. E a vida entra num estranho caminho de sofrimento sem fim. Um caminho de dor, uma dor que não é física, mas dor do sentimento, sem dimensões de tamanho. A dor sentimental é mais doida que a dor física. A dor física todos sabe o que é como veio e quando pode ir embora. Agora a dor sentimental é a dor da alma não parece não  ter explicação a pessoa chora sensivelmente e este procedimento alivia o sufoco do coração.

O que fere mais é quando há incompreensões você que é triste pode desabafar com a pessoa mais próxima ou o amigo que imaginava que fosse o melhor amigo, este não o compreende, em vez de permanecer no silêncio, que seria prudente se não tem nada a dizer. Este amigo mesmo assim sempre esbraveja palavras fúteis de incompreensões. O desabafo não valeu para nada, ajudou mais aumentar o sofrimento, quando não há compreensão. A situação que já era complicada para a pessoa que se encontra em momentos de tristeza profunda, ela cai um degrau a mais em sua autoestima. E a tristeza se acelera de maneira mais forte e dolorida. É como ela renovasse o seu contrato de hospedagem no coração cortando suas veias que fazem transportar sangue e oxigênio para as nossas células. O coração começa sangrar internamente de dor. Uma dor invisível para as pessoas próximas e amigos. Mas infelizmente ninguém percebe ver e sente etc. Muitos chegam ao cúmulo de cometer grandes deboches em relação à tristeza de uma pessoa. Quem faz isso parece que perdeu a sensibilidade de humanidade ao fazer críticas sem dó e piedade a pessoa que está sofrendo. Nunca alguém vai entender a tristeza do outro, geralmente muitos faz aumentar ainda mais a dor e  sofrimento invisível do outro.

A sensibilidade aumenta numa velocidade incrível contribuindo para o aumento da angústia. 

A imagem sentimento! Neste estágio de tristeza qualquer palavra dita por outra pessoa, a um ser humano triste fere seu sentimento mais do que uma espada afiadíssima.
A imagem diz: sentimento!

Neste estágio de tristeza qualquer palavra dita por outra pessoa, a um ser humano triste fere seu sentimento mais do que uma espada afiadíssima. Tudo o que é falado e exigido se transforma em dor para os humanos tristes. Há uma incompatibilidade extrema: entre quem sente tristeza e quem não vive este sentimento avassalador. A tendência da pessoa triste é viver no esconderijo como se fosse um caramujo, que se encolhe em sua casa e não quer ver ninguém. Hoje no mundo moderno da era digital há intimidações  e os aborrecimentos durante a comunicação virtual. É a era em alta velocidade e ao mesmo tempo é um grande transtorno para quem sofrem de tristeza, por elas não querem se expor o mais natural é o isolamento, sem barulho de qualquer espécie de som. Se as pessoas que vivem na alegria soubessem o pouco do sofrimento do tristonho, jamais pensaria em manter contato, respeitaria este sofrimento humano.

Na atualidade contemporânea a tristeza faz parte da vida de muitas pessoas.

A imagem diz: depressão a doença da discriminação.
A imagem diz: depressão a doença da discriminação.

Portanto a tristeza é uma realidade na vida de muitas pessoas presente nesta sociedade contemporânea, quando a tristeza é demais se transforma em depressão, aí situação complica muito mais. E sabemos que há muita gente depressiva que sofre até o fim da vida. A tristeza se não cuidar pode chegar ao estágio da depressão, e pensando melhor a pessoa triste já tem esta predisposição para uma futura depressão se não procurar orientações com profissionais da área psíquica. Hoje vivemos conectados a milhares de amigos pelo mundo todo e se não cuidarmos poderemos cair no isolamento e partir para a dor da tristeza. Não sou especialista na área da psiquiatria, quem tem algum sintoma aconselho procurar especialistas desta área. Esta matéria surgiu a pedido de amigos que sugeriram que redigisse um texto  sobre a tristeza. É conteúdo é apenas um pensar leigo a partir de muitas histórias e conversas entre amigos e pessoas sobre este tema.Inclusive muitos deles que sofrem com este sentimento de tristeza, não tem absolutamente nada de científico, digo isto para deixar claro para os meus leitores. Agora se servir para ajudar alguma pessoa a procurar ajuda aos profissionais deste campo a postagem estará sendo muitíssimo útil.       

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...