Pular para o conteúdo principal

Acampamento farroupilha.

No acampamento os tradicionalistas, amigos, familiares e simpatizantes festeja as tradições gauchescas.


A foto mostra uma cena tradicional do acampamento farroupilha no RS.
Cena tradicional do acampamento farroupilha. 
Os gaúchos deixam o aconchego de suas casas para habitarem e confraternizaram no acampamento farroupilha. Os gaúchos têm uma maneira peculiar e tradicional de relembrar a guerra dos farrapos que ocorreu em 1835-45 contra o império brasileiro. Tudo ocorre durante a conhecida e famosa semana farroupilha, que é sempre no parque da harmonia entre os dias 07 a 20 de setembro, inclusive neste dia é feriado estadual.


Acontece o desfile temático na capital e em quase todas as cidades do RS que encerram os festejos farroupilhas quando acontece oficialmente há a extinção da chama crioula geralmente pelas autoridades do estado e representantes dos movimentos tradicionalistas . O ritual de acender a chama crioula no dia 07 com uma centelha do fogo simbólico da Pátria. É organizado em alguma cidade do estado já escolhida no ano antecedente aos festejos folclóricos farroupilhas. Em 2014 foi realizada esta cerimônia tradicionalista na cidade de Cruz Alta para percorrer todos os 496 municípios gaúchos, transportadas por vários grupos de tradicionalistas montados a cavalo.

É uma festa gigantesca entre os gaúchos muitos deixam o aconchego de seus lares para passarem todos os dias acampados entre familiares e amigos para terem uma noção como viviam os guerreiros farrapos e fazerem uma grande confraternização racionalista. Neste período se eleva o número de turistas de outros estados e fora do país para visitarem Porto Alegre, participar e prestigiar esta façanha memorável dos gaúchos.

Além dos 400 piquetes tradicionalistas fixos, mais conhecidos como: Grupo de Tradições Gaúchas (CTGs) durante este período festivo, milhares de pessoas visitam por dia o parque da harmonia em Porto Alegre para esta festa regada a chimarrão, churrasco, música regionalista gaúcha e, sobretudo muita cultura que retrata como era a vida do povo durante a guerra dos farrapos e a vida do gaúcho atual. Sempre procurando retroceder aquela época num grande momento ufanista; misturando os hábitos antigos a modernidade. 

Toda essa festança gaúcha acontece ao lado do lago do rio Guaíba; um lugar apropriado para muitas inspirações musicais, danças, culinária, poesias, romantismo e muito saudosismos.  Este palco natural ao ar livre serve para difundir a maior festa folclórica do Estado do Rio Grande do Sul. Contém uma área que abrange 65 hectares de terra para abrigar esta multidão dia e noite. O parque harmonia possui um nome oficial designado por lei municipal nº 5885 desde 25 de março de 1987, que passou a ser denominado de parque Maurício Sirotsky Sobrinho.

Contudo os cidadãos preferem preservar na memória o antigo nome de parque da harmonia, pois o próprio nome já traduz o desejo de todo o povo gaúcho, brasileiro e mundial que na atualidade somos sedentos por harmonia entre todos os povos. A semana farroupilha além de celebrar a memória dos heróis farrapos deixa um legado de paz para a geração atual preservar todos os anos. Por isso que entre os gaúchos é mais conhecido como parque da harmonia do que o nome oficializado pela prefeitura porto-alegrense. Deste modo, entre tradição, folclore e a busca incansável da caracterização do gaúcho; resultam na luta de todos por paz, e harmonia entre todos os gaúchos, brasileiros e todos os povos do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...