Pular para o conteúdo principal

A nona sinfonia de Beethoven.

O espaço da musica clássica no blog.

A imagem mostra a frase:a nona sinfonia de beethoven.
A sinfonia romântica.   
A música no blog é um espaço importante para cultura e apreciar as grandes obras clássicas. Pensando na importância da música em nossas vidas o blog analiseagora criou este importante e especial espaço destinado para a música.
Neste post as cortinas se abrirão para a música clássica cedendo lugar para a Nona Sinfonia, do grande mestre e gênio Ludwig van Beethoven. Uma enorme responsabilidade e ousadia para escrever, comentar a respeito desta magnifica obra de tamanha envergadura; do mundo da arte destinada à música clássica romântica.

Esta é uma dais obras mais lembradas e ouvidas pelas pessoas que gosta deste gênero da música arte; que transcende o tempo como fosse composta atualmente.

A sinfonia composta no final da vida de Beethoven.

A nona sinfonia foi composta praticamente no fim da vida do grande mestre da música clássica já estava em estado avançado de surdez. Talvez devido a esta enfermidade levasse sete anos para ficar pronta. Além da tremenda responsabilidade de compor uma obra do gênero romântica encomendada pela Sociedade Filarmônica de Londres. Esta obra prima que na realidade é um ícone para o romantismo tinha a incumbência de adicionar um poema de Friedrich Schiller cujo título no original alemão é: “An die Freude” e traduzindo para o português seria “a alegria” e o autor foi feliz em escolher este título, somente ter a satisfação de ouvir em condição de serenidade e contemplação de toda a sinfonia para perceber quanto ela é de fato uma obra completamente alegre.




A nona sinfonia  completa de Beethoven/YouTube



Ela é atraente durante todos os seus movimentos, trazendo em sua essência uma alegria que expressa o contexto histórico do início do romantismo que envolve esta obra. E provavelmente reflete também a força interior do compositor para superar seu próprio sofrimento existencial, pelo qual passava devido o estado avançado de sua surdez. Talvez quisesse transmitir para o público uma alegria plena e a esperança de superação e cura. Esta sinfonia tem uma peculiaridade que marca uma espécie de revolução nas composições artísticas de grande porte. A partir da aquela época o mundo da música clássica se transformou completamente. O mestre Beethoven conseguiu unir poesia e música em uma obra sinfônica única. Ele compôs esta obra em ré menor, usando total liberdade e quebrando antigos paradigmas que moldavam a música. Foi ousado para abrir formas livres de produção. 

A nova forma de escrever músicas clássicas com lirismo e romantismo.



http://www.analiseagora.com/
A música no blog destaca a nona sinfonia de Beethoven. 

Portanto, Beethoven gerou inúmeras possibilidades, para que outros compositores pudessem criar suas obras usando; a criatividade e liberdade de expressão. Sem se prender as regras rígidas que a até então todos eram obrigados a seguir para arranjar uma obra musical. Tudo deveria estar dentro da mesma formatação, antes do nascimento desta sinfonia de número nove; que é mais é conhecido como a Nona sinfonia de Beethoven. Ele praticamente inaugurou uma nova maneira de escrever uma partitura clássica dentro do lirismo e do romantismo.

Desejo a todos que gosta da música clássica e principalmente esta nona sinfonia um momento especial para ouvir calmamente; para perceber a riqueza desta sinfonia que nunca se perdeu no tempo. Pelo contrário ela revigora-se a cada instante e permanece sendo ouvida por uma grande parcela da humanidade. Então vamos nos aconchegar e ouvir calmante.

                                 

                                            Nona Sinfonia de Beethoven

     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...