Pular para o conteúdo principal

Já começou o segundo turno das eleições de 2014.

Os melhores do Primeiro turno disporão o segundo.
 

A imagem nas cores do Brasil diz: eleições gerais de 2014
Eleições gerais de 2014.

As eleições ainda não terminaram, mas tem muitas negociações e trabalho a serem feitos pelos mais bem pontuados no 1.º turno.

O pleito eleitoral de 2014, não terminou, mas   faltam muitos trabalhos a serem realizados pelos partidos, filiados e simpatizantes. No entanto, é abundantes as negociações entre os dois candidatos, primeiros colocados e os derrotados. 

Esta realidade ocorre nas esferas estaduais e federal em busca do comando do poder executivo. Onde em alguns Estados da Unidade Federativa, haverá eleições para o segundo turno, claro, para novo Presidente do Brasil o cargo máximo do poder executivo, disputado entre dois candidatos.

Os candidatos derrotados que conseguiram um ótimo percentual de votos eles irão em absoluto negociar seu apoio aos concorrentes a ou b, em troca de cargos. Aqui no Brasil são conhecidos estes cargos como “tetas” para mamar deitados durante quatro anos para o gerenciamento do vitorioso (a).

É um dos vícios da democracia brasileira que urgentemente deve ser mudado com a tão esperada reforma política. O candidato derrotado não poderia exercer nenhuma influência sobre os eleitores que votaram nele é uma nova eleição. Por lei os partidos liberaram os filiados e simpatizantes votar em quem quiser de acordo com a sua consciência e as melhores propostas para administrar o país.

Somente assim havia uma grande possibilidade de eliminar esta prática que envergonha a nossa democracia. Dar apoio formal em troca de ministérios, cargos de primeiro, segundo e terceiro escalões.

O voto no país é livre e secreto, singular atributo da democracia.

 

Todos somos livres para votar em quem quisermos concomitante se estamos de acordo com o programa de governo. Não precisamos de “capitão do mato” para dizer em quem votar. No Brasil não existe voto de “curral” e nem de “cabresto” para votar em alguém. Primeiro vivemos em uma democracia e em segundo temos a Constituição Federal em seu artigo I e parágrafo único que diz 'o poder emana do povo', e uma lei eleitoral, n.º 12.891/13 que nos garantem que o voto seja livre e secreto.

Portanto, o segundo turno já começou de 2014, ao serem  anunciados os números dos votos válidos para um lado e outro no primeiro turno. Agora vai ser uma nova eleição bem determinada, com concorrentes definidos e suas propostas também claras, onde o eleitor terá mais capacidade de ver qual direção este ou aquele candidato quer levar o estado, ou o Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...