Pular para o conteúdo principal

Votar é participar da democracia do Brasil.

Todos os brasileiros estão convocados pela democracia a votar.


A imagem nas cores do Brasil: eleições gerais de 2014.
Eleições gerais de 2014.

Hoje, 26 de outubro de 2014, todos os cidadãos aptos a votar, têm este sério compromisso com a democracia do Brasil. Este dever é ir votar para escolher, num primeiro momento, você, sua consciência e a urna eletrônica. No entanto, sobretudo de maneira livre, o Chefe do Poder Executivo do Estado Federativo, (o Governador) onde reside.

No segundo andamento do ato de votar é o mais célebre. É, neste que se procederá no ato de votar, terá a alternativa de eleger o novo Presidente da República. O mais votado em ampla maioria, isto é, (50% +1) dos votos válidos, será o eleito para administrar o país num período de 4 anos. 

Ele poderá se candidatar para a reeleição no próximo pleito no fim do mandato subsequente, se fizer um bom governo passará no teste das urnas, se não outro será eleito através da vontade popular. Todos os eleitos em todos os entes federados, será emanado do poder das urnas, que expressam a vontade democrática da nação. O desejo de mudar ou não.

Votar é participar da democracia do Brasil.
 

Nestas eleições do ano de 2014 “o Brasil conta com 142 milhões de eleitores aptos” (Fonte: TSE). Serão todos eles que irão decidir quem vai ser o Novo Presidente da República. Contudo, neste Segundo turno, aquelas unidades, federativas onde existirão votações, os cidadãos aptos a exercer o ato sublime de votar, terão a missão de escolher o seus Governadores, na mesma proporção de votos, (50%+1) será o novo eleito para administrar o seu Estado. Tanto os governadores, quanto o Presidente eleito, terão quatro anos para construírem uma árdua missão, um Brasil melhor para todos os brasileiros.

Na democracia do Brasil nenhum cidadão deveria deixar de votar.


A imagem nas cores do Brasil diz: voto.
A imagem diz: voto,


Nenhum cidadão poderá deixar de exercer seu direito e dever constitucional, de comparecer às urnas, é a festa da democracia, para consumar o ato nobre de votar. São todos eles que são imbuídos do poder democrático, para decidirem os novos administradores dos Estados e o chefe da nação, o presidente da República do Brasil. Cada voto é importante e jamais poderá ser desperdiçado pelo eleitor.

O eleitor por uma razão ou outra faz isso, é, deixar de comparecer às urnas (abster-se) de consagrar, votar em branco ou simplesmente anular o voto. Portanto, quem faz isso, não participa da democracia do país.

A atuação ruim de não votar só contribui para enfraquecer o regime democrático brasileiro. Todavia, o ato repudiável de deixar de votar, simplesmente não contribui em nada para o fortalecimento da nossa democracia e o futuro do nosso país.

Portanto, a democracia do Brasil, clama a todos para comparecerem às urnas para votar e contribuir na construção de um país melhor, equitativo e de qualidade de vida para todos os cidadãos brasileiros.

A apuração das eleições será rápida em 2014.
 

Todavia, no final da votação e logo em seguida o TSE iniciará a apuração e certamente antes ou até as 22:00 os brasileiros conhecerão o seu novo Presidente, ou Presidenta da República. O eleito(a) vai comandar essa nação sob as orientações da Constituição de 1988, a administração do país para todos.

Será uma missão grandiosa para resolver os problemas da população e proporcionar emprego, saúde, edução e habitação para todos e que todos tenham sobretudo, qualidade de vida.

É uma tarefa não muito simples, mas o eleito estará preparado para administrar todos os problemas com sabedoria e respeito a Constituição do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...