Pular para o conteúdo principal

13° salário fará a festa de fim de ano.

Será injetado 158 bilhões de Reais na economia do Brasil com o 13º salário.

A foto mostra uma cédula de Cem Reais do dinheiro do Brasil.
A foto mostra uma cédula de Cem Reais do dinheiro do Brasil.
A Partir do dia  15 de novembro até do dia 20 de dezembro todos os brasileiros que tem direito de  receber, obrigatoriamente o décimo terceiro salário; estabelecido em lei. Todos  aguardam este dinheiro ansiosos e torcem para chegar logo o dia do pagamento. A Partir de então, todos  iniciam as idas às agências bancárias, mas agora a maioria verifica através dos aplicativos dos bancos baixados da internet,  para conferir a conta bancária se já foi depositado este salário tão esperado durante ao longo do ano. Benefício justo por mais um ano de trabalho, que vai ajudar bastante nas despesas do fim e início do ano novo. 
Em todo o país são 84,7 milhões de pessoas que devem ter o pagamento do 13º salário, aproximadamente 32,7 milhões, ou 38,6% do total, são aposentados ou pensionistas do INSS.  Os demais são empregados formais, são 52 milhões de trabalhadores que soma o percentual de 61,4% do total dos beneficiados.
Este direito salarial é obrigatório ao empregador privado e público a pagar aos empregados em duas parcelas até o final do ano, no valor que corresponde a 1/12 (um doze avos) da remuneração para cada mês trabalhado. A previsão é que o setor econômico receba uma injeção extra de aproximadamente 158 bilhões de Reais na economia. 

Período de recolhimento dos impostos governamentais e são bastante abusivos. 

Isto é muito importante para todos, tanto para o empregado quanto o empregador,  ganharam fôlego nas contas. O próprio governo que também vai pagar e simultaneamente arrecadar o maior volume de impostos. 
Isto ocorre porque é nesta época em que os cidadãos geralmente quitam os impostos municipais, estaduais e federais. Na infinidade dos impostos tem aqueles os mais conhecidos como IPTU, IPVA, DPVAT, etc, mas não dá para citar todos que é uma lista enorme. Muitos aguardam este salário extra para quitar as dívidas atrasadas, gastos nas despesas escolares e quando sobra dinheiro, quase impossível para a grande maioria do povo,contudo tem   alguns afortunados que até reservam uma grande parte para a poupança ou outros tipos de investimentos. Na realidade a maioria da população paga as dívidas em atrasos e uma mínima parte, vai mesmo para os presentes e as comilanças das festas de fim de ano.

É fundamental planejar corretamente o seu 13º salário.

Por isso que é fundamental um bom planejamento como usufruir melhor deste salário tão aguardado e esperado por todos que tem o direito por lei de receber. Não simplesmente desperdiçar em compras compulsivas ou sem planejamento, que depois vai se arrepender, de não ter usado adequadamente este ganho extra de fim de ano.
O décimo terceiro salário no Brasil já passa de meio século de vida, este direito do trabalhador brasileiro foi criado em 13/07/1962 pelo então Presidente da República João Goulart através da lei 4.090 essa lei sofreu inúmeras regulamentações e alterações até a atual Constituição de 1988.   Um direito do cidadão que todos os empregadores devem respeitar como manda a lei.

Portanto, é fundamental que saibamos administrar bem este salário extra para que todos possam entrar em 2015 sem dívidas. Para isso é fundamental um bom planejamento para não gastar tudo de uma única vez e já comprometer o décimo salário do próximo ano. Muito cuidado; sem muita empolgação e evitar comprar por impulso porque o arrependimento chega cedo irreversivelmente. Vamos  comemorar e aproveitar bem este ótimo benefício com parcimônia porque é um dinheiro que se ganha a base de muito esforço e suor durante os 365 dias do ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...