Pular para o conteúdo principal

O tabaco produz dependência e múltiplas doenças aos fumantes.

Tabagismo é o vício causador de múltiplas doenças aos fumantes.

 

A foto mostra o cachimbo, também chamado pito, é um instrumento confeccionado de medeia de lei. Ele é utilizado para se fumar, geralmente o tabaco.
A foto mostra o cachimbo de madeira para fumar.

O cigarro é uma droga lícita que provoca efeitos nocivos à saúde do homem, semelhante às drogas ilícitas que vem promovendo um verdadeiro genocídio a médio e longo prazo a humanidade. Além das drogas lícitas como o tabaco, existem as ilícitas no Brasil e no mundo, que é quase impossível das autoridades controlarem, mesmo havendo fortes inibições pelos órgãos de investigações oficiais. Elas continuam a existir em todos os lugares, causando dependências químicas aos usuários e prejuízos financeiros, psíquicos e morais, irreparáveis. Estas drogas interferem em todo o sistema nervoso humano, causando danos irreversíveis à saúde.

Provocam as mais diversas formas de reações imagináveis e os mais diferentes tipos de violências familiares, ampliam para a sociedade. Muitos casos levam ao óbito a milhões de pessoas em todo o mundo. O tabaco também não foge a esta cruel realidade entre os usuários que iniciaram nesse vício desde a adolescência e as demais fases da vida.

Segundo os especialistas os fumantes que pararam de fumar, começam a perceber uma grande melhoria na qualidade de vida, percebem que estão respirando normalmente em pouco tempo, que os animam a começarem uma nova rotina de existência saudável praticando esportes, dançando e fazendo outros exercícios físicos sem esgotamento imediato. Obviamente essa mudança é para uma vida melhor. No entanto, acontece depressa se os ex-fumantes não apresentarem sinais de que contraíram doenças pulmonares, respiratórias graves e outras como o câncer, enfisemas.

A máquina de produzir enfermidades, é o cigarro.
 

O tabaco é uma poderosa máquina de produzir quantidades alarmantes de doenças aos adeptos deste perigoso hábito de fumar. Estão se suicidando sem perceber a curto, médio e a longo prazo. É lamentável que exista muita gente que ainda pensa ingenuamente que está fazendo charme. Geralmente os fumantes somente irão perceber que as enfermidades causadas pelo cigarro são irreversíveis depois de longos anos de uso das substâncias que compõem um cachimbo. Para conter o avanço deste vício letal de longo prazo, o governo regulamentou uma lei mais rigorosa contra os amantes do tabagismo que direta ou indiretamente prejudica as demais pessoas que não são fumantes. Para se ter uma noção, olhem quanto um fumante ingere de substâncias nocivas para o seu corpo, aqui estão alguns poderosos elementos químicos do cigarro: Acetaldeído, Alcatrão, Amoníaco. Arsénico, Benzopireno, Butano, DDT, Fenol, Formol, Mercúrio, Dietilnitrosamina, Metanol, Monóxido de carbono, Naftalina, Nicotina, Níquel, Pireno, Polônio, e outras que aceleram a dependência dos fumantes.

A lei contra o uso do tabaco precisa ser cumprida.

 

Conheça a nova lei contra o uso do tabaco em ambientes fechados no Brasil e se espera que realmente seja cumprida.

A nova lei do tabagismo, determina com clareza a proibição do uso de: 1-cigarros, 2-cigarrilhas, 3-charutos, 4-cachimbos, 6- os diferentes produtos de relacionados ao tabaco em lugares de uso coletivo, públicos ou privados, como halls e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja só parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até mesmo um toldo. 7- Os narguilés e cigarros eletrônicos também estão vetados. 8- Locais de cultos religiosos de cujos rituais o uso do produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, faça parte. 9 - A lei não rejeita o uso do cigarro em vias públicas, nas residências ou em áreas ao ar livre. 10 - A lei também acaba com os autódromos e revoga a propaganda comercial de cigarros até mesmo nos pontos de venda.

 

*No Brasil, o número de fumantes permanece em queda. Segundo o Vigitel 2013 (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o percentual caiu 28% nos últimos oito anos. Em 2006, 15,7% da população adulta que vivia nas capitais fumava. Em 2013, a prevalência caiu para 11,3%. O dado é três vezes menor que o índice de 1989, quando a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (PNSN), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou 34,8% de fumantes na população. A meta do Ministério da Saúde é chegar a 9% até 2022.

O Sistema Único de Saúde oferece tratamento para quem deseja parar de fumar. Atualmente, há 23.387 equipes da família, em 4.375 municípios, preparadas para atender a população. Além do acompanhamento profissional, são oferecidos medicamentos, como adesivos, pastilhas, gomas de mascar e o antidepressivo bupropiona. O Ministério da Saúde destinou R$ 41 milhões para compra desses medicamentos, ofertado no tratamento contra o tabagismo* (fonte: Ministério da Saúde).

Os usuários do tabaco têm grandes sofrimentos ao surgirem as doenças.

 

A foto mostra o cachimbo, também chamado pito, é um instrumento confeccionado de medeia de lei. Ele é utilizado para se fumar, geralmente o tabaco.
A foto mostra o cachimbo de madeira para fumar.

Portanto, o tabagismo como as demais drogas trazem grandes prejuízos e sofrimentos para a vida dos usuários, estendendo-se também para os familiares, amigos e a sociedade, em geral. Resta uma única saída: o dependente querer deixar o vício de fumar e com muita dedicação consegue, basta tomar a decisão de parar e procurar ajuda especializada para conquistar o fim do vício do fumo. A ciência já avançou muito nesta luta contra o tabagismo e muitas pessoas vêm se libertando deste pesadelo e perigo constante para a vida. A OMS e o ministério da saúde brasileira têm feito programas importantes de incentivo para ajudarem os fumantes a deixarem este vício e começarem a viver saudavelmente com qualidade.

A dificuldade para parar de fumar.

 

Muitos podem dizer que é difícil e não consegue deixar de fumar, mas tudo é questão de decisão, vontade incondicional e premente persistência para eliminar o cigarro da vida. Todavia, começar a viver sem doenças, mau cheiro no corpo e no lar. Se Parar de ingerir as substâncias químicas que compõem o cigarro que produz fumaça venenosa para o pulmão e o ambiente onde vive. Parando com este péssimo hábito, também vai economizar um bom dinheiro para comprar coisas de valor e apreciar a vida durante muitos anos saudavelmente. Então não espere para amanhã tomar esta atitude sábia comece, hoje mesmo jogando o cigarro no lixo e procure ajuda, a diferença vai ser grande. Não se deixe vencer pelo, um mero cigarro todos os humanos têm um poder incrível de superação, a decisão está nas mãos de cada fumante e todos podem se libertar de qualquer vício, não sozinhos, mas com ajuda de especialistas desta área. 🔬


Comentários

  1. Ainda no Brasil amigo o Tabaco é uma dessas drogas que são licitas, mas eu penso plenamente que deveria ser proibida iguais as demais drogas que são prejudiciais à saúde do nosso povo. Aqui em nosso país as multinacionais do tabaco fazem um lobby pesado entre os parlamentares e governos para manterem as plantações de fumo que é a matéria prima envenenada com agrotóxicos pesados, inicialmente na roça e depois se completa na industrialização. O cigarro é o primeiro passo para os adolescentes e jovens iniciarem com as outras drogas destrutivas da vida.
    Feliz e abençoada páscoa para ti e tua família. Boa tarde, beijos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...