Pular para o conteúdo principal

A inflação chegou para arrebentar o orçamento dos brasileiros.

O governo terá que adotar urgentemente medidas para controlar a inflação.

 

A imagem nas cores do Brasil mostra o cifrão, símbolo universal do dinheiro. No caso do Brasil é o dinheiro defasado pela inflação.
O cifrão símbolo do dinheiro inflacionado.
A inflação brasileira em janeiro segundo "o IBGE alcançou um índice perigoso de 1,24%, uma realidade cruel que somente foi verificada em 2003, nesta época foi registrada uma taxa de 1,57%. Neste ritmo a inflação já atingiu o patamar de 7,14% que é insuportável para o momento em que os salários já estão corroídos" (Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistas. A equipe econômica precisa agir rápido e tomar providências urgentes, essa situação pode chegar a um descontrole geral com consequência, imprevisível para a nação.

Em época de crise econômica pela qual o Brasil começa entrar sem data para terminar. Tudo é mais complexo e muitas vezes pode ser o exímio administrador que está no comando do Ministério da Fazenda, encontra dificuldades para equacionar o orçamento nacional. Imagine o cidadão que não tem PhD, em economia ser obrigado a fechar as contas mensais, seja familiar ou empresarial, recebendo um salário corroído pela inflação acima da receita líquida. É o que está ocorrendo atualmente na economia brasileira. O povo está recebendo menos e tudo está sendo reajustado bem acima da inflação, uma equação complicada para ser resolvida.

 

Agora o nosso país passa por um momento crítico na economia.

 

Tudo tem alta de preços acima da inflação. O salário-mínimo está abaixo da inflação oficial anunciada pelo governo e, em contrapartida, os itens de primeira necessidade como energia elétrica, medicamentos, combustível, impostos, passagens do transporte coletivo e cesta básica de alimentação, aumentam de preços muito além da menor renda mensal de R$ 788,00.

Então neste sentido a inflação veio para arrebentar qualquer orçamento familiar que tenha sido feito não suporta o repuxo exagerado das altas de preços de todos os produtos. O governo brasileiro tem o dever de encontrar uma solução rápida para frear veementemente o avanço da inflação na economia nacional. As consequências começam a surgir rapidamente como desemprego, fechamento de postos de trabalho em todas as áreas por todos os cantos do país. Na sequência começaram a surgir os altos índices de inadimplências no comércio, serviços, bancos e financeiras de cartões de crédito.

O povo começa a ficar insatisfeito.

A insatisfação do povo está estourando os limites. Basta ler os jornais, revistas, assistir a grande mídia televisionada, obviamente, sobretudo todos esses veículos de comunicação são tendenciosos e golpistas. Todavia, a população emite suas opiniões nas redes sociais, de maneira isenta, livre e independente, deixando transparecer o sofrimento e a insatisfação diante dessa realidade inflacionária, que vem se arrastando há muito tempo. Ela não dá sinal, nem tempo para terminar.

Serão necessárias medidas rápidas para atacar a inflação.

Portanto, se o governo não for instantâneo para resolver esta crise econômica que está dando sinais, está descontrolado. Certamente a população começará a tomar as ruas exigindo o controle imediato da inflação, a reposição imediata das perdas salariais pelo índice inflacionário. Começa a cair o crescimento econômico do país em todas as áreas. Este ano, início de um novo mandato da presidente reeleita, já se deparou com uma situação desafiante. O povo não deixará que as coisas desmoronam para o descontrole e necessitam de respostas concretas e urgentes. O governo eleito de maneira legítima, democrática e majoritariamente terá todas as credenciais para urgentemente resolver esta crise que não é isolada, mas tem influências da instabilidade econômica geopolítica mundial.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...