Pular para o conteúdo principal

A reforma política é compromisso para com a nação.

Os interesses dos políticos abortam, a reforma política no país.

A imagem mostra figuras geométricas uma bola sobre o dado que representa o jogo politico na questão da reforma politica do Brasil.
A reforma Politica no Brasil.

A reforma política brasileira é o legitimo “calcanhar de Aquiles”, isto é ,os interesses dos políticos,  a ser vencido durante esta nova legislatura do Congresso Nacional. Um tema amplo, forte de extrema importância para a sociedade. Entretanto vem se transformando ao longo dos anos num dos mais vulneráveis projetos de lei perante os jogos de interesses dos próprios políticos. Propositadamente travam constantemente seu andamento e assim já se passaram doze anos sem avanços relevantes. Os interesses dos políticos sobrepõem aos da nação. Continuamente quando se pensa em reformas imediatamente vem à mente das pessoas simplesmente a reforma eleitoral. Logo aparece os temas como financiamento de campanha, o intervalo das eleições municipais e gerais, o tipo de voto, fim do voto obrigatório, coligações etc. Entretanto, este tema é muito mais amplo, a maioria nem faz ideia da tamanha complexidade da abrangência para a vida de todos os cidadãos.

A importância da consciência política dos cidadãos.


Não esquecer a importância da política na vida de todos os cidadãos, tudo é efeito da ação política em todos os entes federados, isto é,  municípios, estados e país.  Contudo é imprescindível a mudança de mentalidade dos habitantes da cidade em relação à política.

Quando a maioria participar ativamente de todo o processo eleitoral gera-se uma grande muralha contra a corrupção, contra os maus políticos. Não adianta simplesmente eleger um candidato e depois esquecer de cobrar dele idoneidade. Nesta reforma tem que haver um canal de participação direta entre o eleitor e quem ele o escolheu para ser seu representante.

Hoje existe um distanciamento infinito, entre o eleitor e seu representante eleito.  Não há aproximação entre ambas as partes. Um absurdo, mas a maioria dos eleitores, nem se lembra em que votou para ser o seu porta voz no parlamento estadual e federal ou câmara  dos deputados. O candidato somente bate à porta do eleitor em época de campanha, essa e tantas outras situações devem ser vista nesta reforma que está patinando a anos e não sai do lugar.

Muitos legisladores se elegeram com a bandeira da reforma política.


A grande maioria dos deputados e senadores foram   eleitos empunhando essa bandeira de fazer desatar este novelo da reforma política. Repleto de inúmeros interesses obscuros, emperrando o andamento dos trabalhos legislativos visando o bem comum da nação. O resultado está aí todos são levados a engavetar há mais de doze anos todas as propostas de reformas. Esta situação ridícula vem ocorrendo desde quando chegou a primeira proposta de reforma. Até o momento tantas outras entraram na Câmara Federal, mas    estão servindo de alimento para fungos, bactérias e ácaros nos arquivos da casa do povo. Enquanto isso a nação permanece sem nada”. Entra governo e sai governo e as propostas para uma ampla reforma permanece mofando nas gavetas dos legisladores que estão mais concentrados em zelar pelos seus próprios interesses do que dos interesses da nação.

A reforma política é fundamental para limpar tudo o que estiver de errado, como os vícios democráticos, os interesses escusos, que atrapalham e prejudica a transparecia na política nacional. É a própria falta de regras claras que embaraça o bom andamento da política nacional. Somente assim é que as maracutaias, as tramoias, poderão ser suprimidas da vida política nacional. Não é novidade, mas sempre é bom ressaltar que maldição da corrupção; está infiltrada em todos os bastidores das administrações públicas onde existe a participação dos políticos. Isso em todas as esferas governamentais. Desde as câmaras de vereadores, assembleia legislativas estaduais, passando pela câmara e Senado federal, atingindo os mais altos escalões dos governos municipais, estaduais e federais. Veja o vídeo explicativo do professor de direito Sergio Borja da Universidade Federal do RS-UFRGS.

                                        


Todos os brasileiros clamam por reforma política.

                      

Portanto, a nação brasileira clama por uma reforma ampla que venha moralizar a política nacional. Não vai ser fácil, pois é do conhecimento da população a existência de muitos jogos de interesses tentando imperar e enfraquecer esta atividade importante para o país. Além disso, essa atual legislatura tem um sério e grande compromisso com o povo que os escolheu para essa e tantas outras missões, durante esses quatro anos.  São mais de uma década de um tortuoso e íngreme   caminho percorrido. Falta daqui para frente os legisladores completarem essa longa maratona dessa tão almejada reforma política.  Aperfeiçoar os projetos de reformas a serem trabalhados por todos os políticos que representam o povo. Eles têm o dever e a obrigação de concluir esta reforma de maneira ampla para que as próximas eleições sejam livres e sérias.  Criar mecanismos legais para precatar-se de qualquer tentativa de corrupção. Leis que punam severamente os corruptos e os corruptores em todas as esferas das administrações públicas regida pelos políticos que zelam a política nacional.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...