Pular para o conteúdo principal

A água necessita ser preservada permanente.

No dia mundial da água serve para todos pensarem sobre a sua importância e escassez no mundo. 


A água é vida.
Á é vida,
Em 1992 a comunidade internacional estava reunida na cidade do RJ para realizar a conferencia das nações unidas para a grande discussão sobre Desenvolvimento e meio ambiente. A ONU organizou o famoso ECO-92, e neste encontro internacional a comunidade internacional determinou o dia 22 de março como o dia mundial da água. Além dessa determinação foram criadas medidas que viessem a preservar a água, com sustentabilidade e promovesse à economia e o uso consciente deste bem comum à água doce e potável para todas as nações.
É incrível como o nosso planeta é coberto de 97,4% das águas dos oceanos e mares, mas infelizmente são impróprias para o consumo humano. É claro que toda esta água tem uma importância fundamental para a vida dos seres vivos aquáticos do Planeta Terra. Além de todo o sistema de navegação comercial e turística dos povos.  

Apenas 2,6% das águas da terra aproximadamente são próprias para o consumo humano. 


O mais grave é que deste minúsculo total considerável de água ainda é imprestável para o uso dos humanos. O homem polui uma grande parte da água potável sobre todas as formas deixando a impropria para sua sobrevivência. Isso sem falar do grande desperdício que se faz diariamente tanto os consumidores quanto as empresas responsáveis pelo tratamento e distribuição da água até o consumidor final. Os grandes vazamentos que ocorrem devido às tubulações antigas ou através da imperícia no momento colocar os canos para levar água aos pontos definidos a ser utilizados, para a distribuição final da água.
A água como bem comum provinda da natureza para a população já mais deveria ser privatizada por estas empresas que somente pensam no lucro abusivo. A população de cada país deve lutar contra a privatização da água. A água não pode ser vista como fonte de lucro, necessariamente, deve ser vista por todos como necessidade básica de sobrevivência de todos os seres humanos. Infelizmente essa prática de privatização da água que é nociva ao ser humano já vem sendo adotada em alguns países do mundo.   A ONU tem que ficar de olho nesta situação e numa próxima conferência criar resoluções proibitivas a comercialização e principalmente à privatização da água em todo o mundo, esse bem essencial à vida.    O Brasil tem o aquífero guarani que o maior da América Latina e tem muitas empresas multinacionais de olho nesta riqueza natural um bem comum. O governo brasileiro deve vetar qualquer tentativa de projeto de lei que atente a privatização da água.   Se existir no congresso nacional projetos de lei visando à privatização da água, ser vetados.    E a sociedade tem que ficar atenta sobre isso e promover campanhas para barrar este absurdo.
Á água é vida!
Á água é vida!

É fundamental todos utilizarem a água doce de maneira sustentável. 

Portanto, neste dia alusivo mundial da água todos tem a obrigação de usar a água de maneira sustentável. Hoje existem muitas regiões do planeta Terra onde há escassez de água. Muita gente vive sobre o racionamento permanente desse líquido precioso. A maior cidade do Brasil São Paulo está passando por essa experiência quem somente era conhecia pela população que mora na Região Nordeste.
Hoje nesta região a população está sendo abastecido em grande parte pela transposição das águas do Rio São Francisco e outra pela construção das cisternas onde os moradores reaproveitam as águas das chuvas. Vamos todos preservar a água e usar com responsabilidade e bom senso para não faltar, logo mais, devemos lembrar sempre, que este líquido precioso à vida desde que nascemos até a morte é essencial a nossa vida. E por isso devemos utilizar sem desperdiçar para não faltar.

Cada país tem o dever de adotar ações práticas para não faltar água para a população a água é vida e jamais poderá faltar para ninguém. Todos tem o direito à vida e para viver necessariamente precisa da água. Por isso que é um bem da natureza que deve ser administrado pelo estado e não por estas empresas avarentas que somente pensam em lucrar privando as pessoas carentes do uso da água.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...