Pular para o conteúdo principal

Brasilia a casa da democracia em festa.

Brasília a casa da democracia do Brasil, comemora os seus 54 anos de história, politica dos brasileiros.


A foto mostra a Catedral de Brasilia a noite ela está bem iluminada para a festa de aniversário.
Catedral de Brasilia uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer   

Hoje Brasília está de aniversário são 54 anos de história politica produzida de acertos, desacertos, esperança, desesperanças, vitórias, derrotas, alegrias, choros, frustrações e muitas emoções. Assim é composta a democracia do povo e para o povo.
A democracia brasileira ganhou sua casa definitivamente no planalto central do Brasil. Uma habitação moderna pensada e traçada pelas mãos do maior arquiteto modernista Oscar Niemeyer 1907-2012. E o arquiteto e grande urbanista Lúcio Costa (1902-1998) que projetou o famoso plano piloto da capital federal.
Exatamente no dia 21 de abril de 1960 foi inaugurada pelo então presidente da época Juscelino Kubitschek, Brasília a nova Capital do Brasil. É neste templo democrático, que reside também o centro do poder administrativo da nação brasileira. É lá onde nasceu na nossa atual lei magna a Constituição Federal de 1998. A partir dela brotam outras leis,  direitos e  deveres para todos cidadãos.

Neste ambiente de embate politico, envolvendo todos os partidos que compõe o Congresso Nacional. É aí que são votados os anseios do povo, transformados em lei pelos nossos representantes da Câmara e Senado Federal, sancionado (a) pelo (a) chefe (a) da nação o Presidente (a) da Republica. Promovendo a convivência democrática da nação brasileira.
Os poderes legislativo, executivo e judiciário, autônomos e harmoniosos são os guardiões da democracia, o governo do povo. São eles que também fazem a democracia ser colocada em prática através das leis federais. Muitas delas vêm em beneficio e outras tiram benéficos do povo. Infelizmente os deputados e senadores tem mais se preocupados em seus próprios bem estar do que dos problemas dos brasileiros. Criam, votam, aprovam leis favoráveis a eles e deixam o povo desamparado. 

Na democracia geralmente as decisões não agradam a todos. 

A democracia é o governo do povo
A democracia é o governo do povo.
Entretanto, como vivemos em uma democracia as decisões que são concretizadas nem sempre agradam a nação. E quando isso ocorre o povo vão as ruas, as redes sociais até que se reverta uma lei injusta. A democracia ouve os clamores dos seus filhos exigindo justiça. Nestes anos de história do exercício democrático o povo foi às ruas e reverteram, muitas leis injustas que retiravam seus direitos fundamentais.

É no lar da democracia que abriga os representantes do povo. Estes podem ser também ser expulsos do convívio democrático quando comentem “mal feitos” que faz sangrar a democracia. Já vimos presidente e muitos deputados e senadores serem expulsos do lar onde abriga a democracia.
Não podemos nos esquecer da Inconfidência mineira de 1789 umas das mais importantes articulações politicas da época onde os brasileiros lutavam por liberdade. Esse movimento era por formado por intelectuais que exigiam a independência, vislumbrava assim a democracia. Nessa batalha um herói deu sua vida em sacrifício em nome da liberdade. Um herói que não fugiu de sua causa. O inconfidente, Joaquim José da Silva Xavier, conhecido por “Tiradentes” foi enforcado em praça pública para intimidar os que lutavam por liberdade. Seu sacrifício serviu de motivação para a conquista da independência do Brasil, em anos posteriores.  

Portanto, hoje neste aniversário da capital federal o povo deveria lotar as esplanadas dos ministérios e todos os setores onde habita a democracia para gritar contra muitas injustiças que os representantes do povo estão cometendo. Exemplo a PEC 4330 que prever a lei terceirização que rouba os direitos dos trabalhadores.

Cobrar deles que votasse a extinção do fator previdenciário. Votassem contra a redução da responsabilidade maioridade de 18 para 16 anos. E votassem, aprovassem urgentemente a lei anticorrupção. Outras tantas leis que são fundamentais para vida do povo brasileiro. De qualquer forma hoje é dia de festa do lar da democracia.  Parabéns para os brasilienses, para democracia e para toda a nação brasileira. Viva a nossa democracia! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...