Pular para o conteúdo principal

As operações contra a corrupção no Brasil.

Os corruptos e corruptores sem nenhum escrúpulo, nos roubam.

A imagem retangular de fundo preto e caracteres em vermelho diz: operação zelotes o falso zelo com as coisas públicas.
Operação zelotes, o falso zelo com as coisas públicas.


Os escândalos  das grades corrupções  brasileiras recebem  nomes engraçados, mas são trágicos. Porque os corruptos e corruptores roubam nossos impostos.

O mais novo escândalo de corrupção brasileira tem um nome de uma seita antiga e exerceria função do zelo pelas coisas sérias. Entretanto, fazia um falso zelo. 

Pense bem! Alguns funcionários da Receita Federal,  que deveria zelar seriamente pela a arrecadação dos tributos dos contribuintes não fizeram. Eles formaram uma quadrilha dentro do próprio órgão arrecadador federal, demonstra esse falso zelo em relação ao fisco. Influenciava na anulação dos processos ou abatimento das multas das empresas que deviam ao fisco. 

O plano era pensado e operava no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), departamento da Receita Federal, onde contribuintes podem contestar administrativamente, ou seja, sem passar pela Justiça, algumas tributações aplicadas pela Receita. 

Estes maus funcionários ajudaram as grandes empresas conhecidas e poderosas como bancos, comunicação, empreiteiras etc. a sonegarem impostos na ordem de R$ 19 bilhões de reais. Essa atuação foi batizada de Operação Zelotes, que significa falso cuidado ou cuidado fingido, hipócrita, dissimulado, mentiroso etc.

Quem faz as operações contra a corrupção.

Os órgãos oficiais que fazem as operações e investigações contra a corrupção no Brasil, como a polícia e receita federal e outros órgãos oficiais, nomeiam as intervenções para investigar a corrupção no Brasil de maneira engraçadas e trágicas.

Engraçadas por quer eles buscam nomes históricos, objetos e personagens e cada tem seu sentindo, e o peso em valores da corrupção a ser investigada. É trágico por quer cada operação dessas soubemos onde foram parar o dinheiro dos nossos pesados tributos e geralmente não voltam mais para os cofres públicos.

Consequentemente falta dinheiro para pagar um salário digno aos professores, policiais, médicos, e todos os outros profissionais que prestam trabalhos púbicos a sociedade. E um salário-mínimo nacional descente para todos os contribuintes e trabalhadores brasileiros. Falta dinheiro para: educação, saúde, segurança, transportes, habitação, medicamentos etc.

Além disso, cada escândalo de corrupção mancha a imagem do nosso país diante do mundo, perdendo credibilidade perante os investidores. Por outro lado, essas operações são fundamentais para limpar o nosso país dessa maldição da corrupção que está enraizada em todos os setores das administrações públicas e particulares. Esse novo escândalo de corrupção de peso pesado é o da operação, “zelotes”.   

A forma de agir e o montante da corrupção recebeu essa denominação de “zelotes”.  Comparando os valores desviados com outras corrupções já em ritmo de investigação atual, por exemplo, a operação lava jato se transforma em uma mixaria, um troco. Como se diz nos ditos populares a operação lava jato “é café pequeno”. Mas, lesam todos os cidadãos brasileiros e por isso, deve ser investigados e punidos todos os responsáveis e punir severamente como manda a lei.

As maiores corrupções no Brasil.

 

Na guerra ao combate à corrupção brasileira a Polícia Federal tem encontrado algumas denominações que são verdadeiras combinações dos nomes, formas de atuação das quadrilhas, audácia dos corruptos e corruptores e valores da corrupção. Vejamos a lista dos maiores escândalos de corrupção política brasileira.  Aquelas que a população jamais esquecerá.

Podemos pesquisar e perceber que esse termo zelote é bem conhecido na história. Os zelotes faziam parte de uma seita da antiguidade. Exercia um forte poder político ao chegarem aos extremos de incitar o povo à revolução contra os imperadores do Império Romano. Eles demonstravam ser zelosos na teoria, mas na prática estava aquém de suas exigências para com o povo da época.

 

A origem do termo zelotes.

O termo zelotes  (do grego antigo ζηλωτής, transl. zelotes, "imitador", "admirador zeloso" ou "seguidor"), em hebraico קנאי, kanai (frequentemente usado na forma plural, קנאים, kana'im) significa literalmente alguém que zela pelo nome de Deus. Apesar de a palavra designar em nossos dias alguém com excesso de entusiasmo, a sua origem prende-se ao movimento político judaico do século I que procurava incitar o povo da Judeia a rebelar-se contra o Império Romano e expulsar os romanos pela força das armas, que conduziu à primeira guerra judaico-romana (66-70). (fonte: Wikipédia)

No dicionário Bíblico tem esta explicação quem eram os zelotes.
 

 Zelote é o nome dado a Simão, um dos apóstolos (MT 10.4 – Mc 3.18): essa palavra é o equivalente aramaico do termo grego ‘Zelotes’(L.c. 6.15 e At 1.13), que em algumas versões se acha traduzido por ‘zelador’. Este nome lhe foi dado, ou porque ele era membro da seita judaica dos zeladores, os extremistas no repúdio da dominação romana, ou porque ele manifestava ardente zelo na obra da evangelização. Em At 22.3 e Gal. 1.14, onde se emprega a mesma palavra ‘Zelotes’. (fonte: dicionário bíblico.).

 

No termo zelotes o sentido dominante é o zelo, para tudo o que é público.

 

Podem notar que nas duas explicações o termo predominante é o zelo. É mais provável que seria uma seita radical de cunho político que tinham como filosofia o zelo, mas um zelo falso. Provavelmente, inspirou a Polícia Federal dar esse nome esta operação que visa investigar tanto os corruptos quanto aos corruptores que praticavam o zelo falso ao fisco brasileiro.    Essa quadrilha que corrompia a Receita Federal estava bem longe do zelo pelos tributos que deveriam cobrar das empresas, mas ajudaram nesse processo nojento de sonegação das grandes fortunas para não cobrarem absolutamente nada.

Portanto, é mais um mega escândalo de corrupção no Brasil que levaram essa quantia bilionária dos cofres públicos tanto as empresas que corrompiam e os corruptos que consumava o ato da corrupção devem ser punidos ao rigor da lei e fazer devolver para os cofres públicos a quantia roubada corrigida monetariamente. 

Esse dinheiro sonegado vai fazer muita falta para todos os cidadãos que necessitam de serem atendidos pelo governo nas coisas sociais básicas para se tiver qualidade de vida. Essa e todos os tipos de corrupção devem ser expurgados do nosso país para que haja equidade e justiça social.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...