Pular para o conteúdo principal

A corrupção está enraizada no esporte a vinte anos.

O esporte foi contaminado por corruptos e corruptores.

A corrupção está enraizada no esporte a vinte anos.
A corrupção no futebol.
A corrupção sem limites chegou ao mundo esportivo durante vinte anos de negócios escusos provocando, sofrimento e humilhação aos torcedores do mundo. Atualmente o que mais se ler, ouve e assiste são denúncias e investigações de corrupção. 

Já ultrapassou todos os limites imagináveis. Está presente em todos os setores administrado por alguns humanos sejam eles detentores de cargos públicos ou privados. A corrupção inchou de tal maneira que transbordou a sujeira e o lamaçal penetrou no esporte. 

Os corruptos e corruptores quebraram as barreiras do esporte e destruíram sua imunidade contra a corrupção.  Antes se imaginava que a maldição da corrupção, um atributo nojento entre os povos, era simplesmente privilégio dos políticos e pessoas ligadas a eles. Pode-se perceber agora que esta característica ruim, está presente em todos os setores administradores por quase todos os homens.

Entretanto, a corrupção está presente em todos os departamentos sob o comando de alguns humanos inescrupulosos sejam eles políticos ou cidadãos que exercem cargos em empresas de pequeno, médio e grande porte.

Não se podem ser ingênuos, a corrupção sempre esteve presente; no meio esportivo.

Não obstante, tudo era varrido para os tapetes verdes regados pelas as velhas raposas que sempre comandam o esporte em nível local, estadual, país e mundo. Muitas pessoas podem até está se perguntando ou quem sabe refletindo como podem manchar o esporte!

Quem poderia imaginar que dirigentes das entidades zeladoras do esporte; pudessem estarem envolvidos em esquemas bilionários de corrupção? Sem dúvida são denúncias tristes que trouxeram à tona os velhos corruptos do futebol brasileiro e mundial.

Todos estão mergulhados na vala abjeta da corrupção, que agora manchou o esporte nacional e mundial. Envergonha o mundo e distância cada vez mais os amantes do futebol, que é o grande meio de entretenimento, e o esporte mais popular do mundo.

Apenas foi descoberta a ponta do iceberg desta monstruosa corrupção.

Vamos esperar daqui para frente às próximas divulgações e desdobramentos horrendos deste escândalo que abalou as bases do mundo esportivo. Elas poderão fazer muita gente enojar o futebol. Provavelmente irão deixar os estádios vazios. Sejam em decisões de copa do mundo, campeonatos das confederações, e campeonatos nacionais e regionais.

Tudo indica que até mesmo vários resultados de decisões importantes possam ter sido manipulados fora dos estádios. Contudo foram decididos os treslado nas salas fétidas, contaminadas dos corruptos que decidiam quem seria antecipadamente o vencedor dos jogos das decisões mais importantes dos campeonatos nacionais e mundiais.

Os torcedores pagaram ingressos caríssimos para assistirem um péssimo teatro esportivo, onde alguns dos atores talvez nem saibam que tudo tenha sido decidido fora das arenas esportivas.

Os torcedores assistiram e sofrem assistindo jogos manipulados.

Quanto sofrimento de milhões de torcedores assistindo pela televisão o seu time ou país ser humilhado; em jogos que se percebia claramente serem resultados manipulados estrategicamente. Contudo, ninguém pode provar absolutamente nada.

Somente depois de anos de vergonha e humilhação, as coisas começaram a serem esclarecidas e que provavelmente, quantas copas do mundo não tiveram seus resultados decididos nos gabinetes dos corruptos do esporte?  Entre eles e as grandes empresas patrocinadoras dos jogos. Quantas negociatas podres foram realizadas nas caladas da noite.  Entretanto, nos campos de futebol, na hora das decisões, tudo não passava de uma palhaçada sem graça e nojenta.

Passavam a imagem forçada de ser algo sério, mas, uma era de fato, uma tremenda vergonha. Fazendo muita gente sofrer, chorar, se decepcionar e dizer não se pode fazer mais nada, a não ser esperar a próxima copa, ou mais uma manipulação. 

Não se iludam, foram vinte anos de corrupção, rolando nos estádios; protagonizados pelos chefes de algumas confederações dos países. A maior entidade defensora do esporte no mundo, eleita para zelar pela lisura do esporte, jogaram o mesmo na lama da corrupção.

O esporte foi manchado pela corrupção de maneira vil.

Todavia, fizeram tudo ao contrário, mancharam o mundo do esporte de maneira mais deprimente que se possam imaginar. Todos devem ser punidos ao rigor da lei. 

E os próximos anos serão para resgatar a imagem verdadeira do esporte expurgando e punindo todos os corruptos e corruptores. Se de fato ao longo das investigações ficou comprovado, manipulações dos resultados das decisões de algumas copas do mundo. 

Sugiro que a justiça esportiva anule essas copas fraudadas e se realizem novos jogos para que realmente se faça justiça e limpe essa sujeira do esporte mundial.  

Contemple de fato o país campeão que vencer através de seus méritos. É o mínimo que se poderia fazer para trazer de volta a credibilidade do futebol o esporte mais querido e popular do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...