Pular para o conteúdo principal

A inflação saiu realmente do controle é preocupante.

Muito cuidado, porque a inflação está solta no país.

A foto mostra a cédula de R$ 100 (Reais) que está desvalorizada em razão da inflação brasileira.
A foto mostra a cédula de 100 Reais, desvalorizada pela inflação.


Inflação chegou para valer e os cuidados todos precisam ter, para não prejudicar a saúde financeira e sobretudo a mental. Os brasileira amargam índices inflacionários mensalmente, históricos e ajustadores. Sempre com forte tendência de voltar os fantasmas do passado, a elevação dos preços, estão nas alturas. São números mutáveis para cima, contudo vem a causar efeitos negativos e imagináveis nas vidas das pessoas.  Começa aparecer à inadimplência, endividamento e consequentemente o empobrecimento e a população.

Não dar para tapar “o sol com a peneira”, seus raios ultravioletas penetram através dos furos e causam queimaduras na pele insuportáveis. Assim, está a pesada realidade inflacionária, querer maquiar é querer enganar o povo.

Os números dos últimos doze meses, os preços apurados pelo IPCA já acumulam uma alta de 8,89%. Porém esta taxa de crescimento anual é 0,42% maior que a variação registrada no mês precedente 8,47%, e 2,37% maior que a medida em junho de 2014 na época 6,52%. Portanto a inflação acumulada entre junho de 2014 e junho de 2015 é a maior variante, anual registrada desde dezembro de 2003, quando era o índice de 9,30%. (Fonte e mais informações no IBGE).

É a função da equipe de governo acalmar a população e atenuar a situação.

A equipe econômica do governo procura dizer que está sobre controle e vai voltar à normalidade. Todos do Ministério da Fazenda procuram de alguma maneira procuram explicar, atenuar o problema da atuação inflação, mas quem sofre é a população diariamente.  Entretanto o que se percebe a cada dia é o desespero do povo e das pequenas, médias e grandes empresas, muitas delas, a gerarem demissões e até mesmo ao ponto crítico, de fecharem as portas.

Não obstante, se ver realmente o contrário, todos os dias se anunciar os aumentos dos juros dos bancos, cartões de créditos, dólar devorando o real e ser arrastado, através dos aumentos da energia elétrica, combustível e alimentação. Todavia, está mesmo tudo descontrolado, porém a recessão na economia é visível, e sem previsão da volta do crescimento econômico brasileiro. 

Não adianta teorias e mais teorias dos economistas tentando justificar o injustificável, ou seja, afirmar: que não existe avanço extraordinário e preocupante da inflação brasileira. Infelizmente a crise econômica arrastada através da inflação é real e está aí, a prejudicar a todos; de maneira direta e indiretamente. Todos estes índices que são divulgados pelos institutos de pesquisas econômicas, mesmo usando métodos científicos, ainda que estejam corretos nos números, mas na realidade é bem diferente. Os altos preços inflacionados na cadeia produtiva até o consumidor final; pesam muito mais no orçamento dos que os números divulgados. Esta equação dos índices não fecha entre a teoria e a prática.   

Eles procuram abonar uma inflação geral concentrando em alguns itens em específico da alimentação que compõe a cesta básica do brasileiro. No entanto, a inflação é generalizada. A inflação não se concentra apenas em alguns itens como a alimentação; ela contaminou a economia brasileira. Para constatar esta cruel realidade, não precisa ir muito longe. Bastam irem as compras seja para adquirir alimentação ou para comprar outros produtos de médio e grande porte; percebe-se claramente que tudo está inflacionado.  

O fato é inflação e exige-se cautela, na hora de comprar.

Portanto, a situação está mesmo ruim, mas é fundamental, que todos possam usar de prudência no momento, para pensar em fazer qualquer compra. É imprescindível reaver o orçamento doméstico permanente, para não ter problemas futuros e nem dor de cabeça que medicação nenhuma possa curar.

Todavia, é melhor fazer a prevenção da saúde financeira do que adoecer física e psiquicamente de verdade. Agora não é a melhor hora para comprar ou fazer empréstimos, mas é o momento de ter controle mais que rigoroso, para evitar sérios problemas de ordens financeiras e, sobretudo da saúde pessoal e familiar. Viver sobre o controle financeiro para não ficar doente física e psicológica, para não gerar sequelas irreversíveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...