Pular para o conteúdo principal

Guantanamera é a música alegre do blog.

A música é alegria e descontração para todas as pessoas.
 

A imagem de fundo azul e ao lado a clave de Sol, com caracteres em branco diz: no espaço cultural do blog tem música.

No espaço cultural do blog tem música. 



Nesta postagem o palco será destinado às lindas composições latinas-americanas. Esta sessão foi iniciada através desta belíssima música Guantanamera da histórica Ilha de Cuba. Depois entrarão outras músicas para conhecermos melhor os ritmos dos vários países latino-americanos.


O “blog” analiseagora não só aborda assuntos polêmicos, mas a música tem seu espaço importante reservado porque é cultura, é arte, é vida e alegria para todos os públicos, de acordo com seus gostos e os gêneros musicais.

Esta lindíssima música Guantanamera de ritmo Latino-americana alegre, retrata bem a realidade do povo cubano e conhecidíssima no mundo inteiro. Esta canção pinta o panorama da mistura racial entre espanhóis e escravos durante o período de colonização. Traz um ritmo alegre, mas característico daquele país.

 

A história da música Guantanamera.
 

Há muitas controvérsias quanto à data desta bela música. Quanto à origem sem dúvida é a cidade de Guantánamo? Neste local está montada a base naval dos Estados Unidos. O título da canção La Guantanamera significa mulher de Guantánamo. Entretanto, existe uma convergência de que ela traduz uma espécie folclórica dos trabalhadores do campo. 

Lá em Cuba é mais conhecido como os campesinos que trabalhavam nas grandes fazendas de cana-de-açúcar, muito semelhante com a colonização brasileira dos enormes senhores de engenhos. Provavelmente, como aqui, lá havia as senzalas onde os negros e os mestiços podiam desenvolver sua cultura da mãe África sem serem incomodados pelos fazendeiros.

 

Como não se sabe exatamente quando surgiu La Guantanamera? Contudo, para muitos especialistas da música, são unânimes em afirmar que ela configura, como mais uma manifestação folclórica do povo campesino. Contudo, a sua origem está mais para a cidade de Guantánamo, onde existe a base naval dos Estados Unidos. No entanto, o título da canção La Guantanamera, significa a mulher de Guantánamo.

O primeiro cantor que propagou esta composição musical foi o conhecido Joseíto Fernandez da região de guajiras. A maioria dos estudiosos da música da ilha cubana afirma que Joseíto Fernández foi o primeiro a cantar e gravar a Poesia I dos Versos Sencillos, publicados em 1891 por José Martí, com a melodia de La Guantanamera. Contudo, é imperativo ressaltar que Joseíto Fernández não teve nada a ver com a melodia nem letra da música La Guantanamera como conheceu ultimamente.

 

O ritmo da música é para dançar e expressar alegria.

 

Portanto, entre algumas divergências de data e autoria o que realmente predomina nesta composição é seu estilo musical e ritmo, são inconfundíveis em quaisquer lugares do mundo. É uma música genuinamente latino-americana.

Música dos latinos que realmente traduz na letra e melodia, a história de um povo lutador e que cravou também nesta canção, seus sofrimentos.

Ela além de ser inspiradora para os poetas, serve de referência para as novas gerações continuarem a lutar por liberdade e paz. Na sua essência gera a expectativa real de uma nação autônoma, cantando e vibrando com essa histórica composição alegre e de ritmo dançante.

Agora arrume o seu melhor lugar para ouvir esta bela música na voz de Joseíto Fernandez e dos brasileiros: Chico Buarque, Djavan, Mariana e Pablo Milanes.


Joseito Fernandez Guantanamera. 


Chico Buarque, Djavan, Mariana e Pablo Milanes.



 Letra da música Guantanamera.

Guantanamera
Guajira Guantanamera
Guantanamrera
Guajira Guantanamera
Yo soy un hombre sincero
De donde crecen las palmas
Yo soy un hombre sincero
De donde crece la palma
Y antes de morir yo quiero
Echar mis versos del alma
Y antes de morir yo quiero
Echar mis versos del alma
Guantanamera
Guajira Guantanamera
Guantanamrera
Guajira Guantanamera
No me pongan en lo oscuro
A morir como un traídor
No me pongan en lo oscuro
A morir como un traídor
Yo soy bueno y como bueno
Moriré de cara al sol
Yo soy bueno y como bueno
Moriré de cara al sol
Guantanamera
Guajira Guantanamera
Guantanamrera
Guajira Guantanamera
Con los pobres de la tierra
Quiero yo mi suerte echar
Con los pobres de la tierra
Quiero yo mi suerte echar
El arroyo de la sierra
Me complace mas que el mar
El arroyo de la

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...