Pular para o conteúdo principal

A tecnologia do wi-fi destroem o diálogo e as relações familiares.

A tecnologia transforma as relações sociais, os mais próximos se tornam distantes e os distantes os mais próximos.


A imagem retangular de fundo azul e ao centro tem um circulo na cor vermelha e está escrito a wi-fi a tecnologia de compartilhamento da internet grátis. O circulo representa a extensão da área de alcance do roteador.
A imagem diz: wi-fi.
Antes da era digital quando as pessoas se visitavam ou saíam com a família, amigos para o restaurante, pizzaria, a primeira coisa que se pedia era o cardápio; agora é a senha do wi-fi. Era o melhor momento de descontração e todos conversavam olhando olho a olho, comentavam de tudo, deixavam as conversas em dia, se resolvia até problemas familiares, amorosos e de negócios nestes locais alegres e neutros.
Atualmente todos saem de casa calados, permanecem calados onde chegam e voltam mudos para casa. Todos estão conectados à internet através dos dispositivos móveis.
Hoje antes de sair de casa a primeira coisa a pesquisar é, se o local escolhido disponibiliza o sistema de wi- fi ou não. Porém se não existir, procuram outro que oferece gratuitamente; esta ferramenta de navegação. Ao chegar ao local escolhido à primeira ação a fazer é pedir a senha do wi-fi e imediatamente se conectam ao mundo. 
Em vez das pessoas iniciarem a dialogar com muitos se conectam às redes sociais e começam a conversar com outras pessoas estranhas.
Os familiares ou amigos que se deslocaram juntos até o local escolhido, ficam cada qual no seu mundo particular e se esquecem de uns dos outros. Muitos nem dar tanta importância na escolha da alimentação, qualquer coisa está bem!

Alguns somente balbuciam algumas palavras, quando o garçom diz, está pronto o pedido do jantar posso servir.  Os familiares ou amigos apenas elogiam ou desaprovam o cardápio. Entretanto, continuam conectados, mas os olhos permanecem dançando entre o prato e a telinha dos dispositivos móveis. Contudo as mãos não param de mexer entre a comida e o chat das redes sociais.
Conversar, contar piadas, relatar fatos da semana, do dia e brincar pessoalmente, que seria saudável entre a família ou os amigos da mesa não existe. Imediatamente este momento é ocupado através dos estranhos do mundo virtual, que se fazem presentes. Entretanto eles forçam todos a emudecerem!
Somente conversam os pais entre si, mas logo depois permanecem a observar o comportamento bizarro dos filhos ou de alguns amigos fissurados nas redes sociais.

A hora de pagar a conta do almoço ou jantar dos emudecidos.

Depois de longas horas no chat com outras pessoas vem o momento crucial de pagar a conta. Os filhos geralmente deixam tudo para os pais. Os amigos vão chegar a um acordo se um pagar sozinho desta vez ou se vão dividir a conta entre ambos.  
A conversa somente acontece na volta para casa quando estão desconectados, não tem mais wi-fi. Todavia aqueles que possuem a internet móvel, aí o papo continua durante o trajeto até a casa. Porém, nenhuma palavra nem durante a ida, durante o evento e nem na volta ao lar. Este é o programa moderno emudecido pela tecnologia digital e seus componentes como o famoso wi-fi.

O roubo na era digital é da senha do wi-fi.

Antigamente havia aqueles desonestos que roubavam água e luz, através de uma prática criminosa denominada de “gato”. Hoje esta prática se modernizou e partiu para o setor da internet muitos bandidos rouba dos vizinhos a senha do wi fi. E Navegam sem pagar absolutamente nada.    Uma ação criminosa que somente as operadoras podem descobrir e punir estes marginais.

O significado desses seis caracteres o wi-fi.

A imagem retangular e de fundo azul e caracteres nas cores verde diz: o termo em inglês  WI-FI = "wireless Fidelety”, ou seja, literalmente fidelidade sem fio.
Do inglês  WI-FI = "wireless Fidelety”,fidelidade sem fio.
Mas afinal o que é mesmo este tão cobiçado wi-fi? Pode pesquisar nos dicionários ou perguntar para os especialistas na área da Tecnologia da Informação, receberá mesma resposta alguns usam termos diferentes. Contudo, o wi-fi é uma tecnologia avançada da comunicação, que facilita aos usuários para se conectarem a internet dispensando os emaranhados tipos de cabos sejam eles de pequenos ou de grandes extensões. O Wi-Fi em sua tradução do inglês para o português é igual “wireless Fidelety”, ou seja, literalmente fidelidade sem fio. Comumente é transmitida através na frequência de rádio, a partir de um dispositivo bem conhecido o roteador e seus detalhes técnicos que permite esta comunicação na web.
Segundo os técnicos não é internet de graça; alguém paga para ter este serviço. Além do lar, geralmente existem nos lugares públicos. Os donos de pontos comerciais instalam para atrair mais clientes. Estes pontos de acesso conhecidos como hotspot que tem uma abrangência limitada em até 100 metros em ambiente fechados e 300 metros em ambientes abertos. 

A tecnologia do wi-fi utilizada sem controle causará sérios problemas de relacionamentos imprevisíveis.

Portanto com a tecnologia da informação se abre portas para a comunicação com várias pessoas ao mesmo tempo. E fecham-se o diálogo entre as famílias, muito pouco se comunicam entre si.
Têm casos absurdos onde os familiares dialogam através das redes sociais. Todavia, não tem a coragem de conversar frente a frente, olhando os gestos, as reações de cada palavra, frase, seja ela áspera ou amorosa. As famílias estão perdendo os melhores momentos de conversações da vida para os dispositivos e computadores conectados à web.

Pode crer as consequências deste congelamento das relações são imagináveis, imprevisíveis e vão surgindo diariamente provocando verdadeiros tufões arrasadores dos lares. É fundamental questionar até que ponto vale a pena à instalação do wi-fi na casa? Ou se instalar é imperativo manter o controle sobre ele e preservar momentos indispensáveis para manter a conversa e uma vivência saudável entre os membros da família. Estabelecer esse tempo precioso para a família é manter os laços familiares imbatíveis. É fundamental ao sair de casa, mas se desconectar de tudo, simplesmente ir a ambientes onde se possa proporcionar o diálogo e abraços afetuosos do que ir a locais onde tenha um wi-fi gelado, onde todos entre calados e voltarem mudos. 📶

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...