Pular para o conteúdo principal

O dia da árvore para pensar na importância e conservação.

Hoje dia da árvore, momento para se pensar em sua importância e preservação.


O dia 21 de setembro é comemorado no Brasil o dia da árvore. Infelizmente tem regiões que não existe mais árvores somente permanecerá este dia de lembranças para dizer que em alguma época, remota, um dia toda esta selva erguida de pedra, cimento, ferro, vidro e madeira um dia eram uma grande floresta e existiam frondosas árvores.
A araucária árvores em extinção no Brasil.  
O 21 de setembro é comemorado no Brasil o dia da árvore. Infelizmente tem regiões que não existe mais árvores somente permanecerá este dia para manter as lembranças florestais e ambientais. Momento para pensar e reafirmar, que em alguma época bem remota, em algum tempo neste país havia um paraíso ecológico. Todas as cidades que são enormes selvas   erguidas de pedra, cimento, ferro, vidro e madeira um dia eram uma grande floresta.  Certamente existiam frondosas árvores, belas, floridas e frutíferas. Serviam também de filtro natural, para o homem respirar um ar fresco e puro.


Em todo o país as cidades cercadas de florestas ou grandes parques as pessoas respiravam um ar puro. Hoje, dia em memória as árvores as pessoas respiram um ar contaminado provocando sérias doenças como asma, bronquite, renite, sinusite e etc. Além de tantas outras doenças que os homens modernos e predadores sofrem, fruto da ganância e do lucro a qualquer preço.
Destruíram as grandes florestas de maneira descontrolada para servir ao desenvolvimento não sustentável. Somente pensam no hoje e esqueceram o amanhã. Este negócio de sustentabilidade, ecologia, para os avarentos tudo é bobagem! Não é bobagem é algo seríssimo e as consequências estão aí, o clima descontrolado, seca, chuva em excesso, enchentes, incêndios, aquecimento em alta velocidade e muitas consequências ruins para vida, estão porvir.

A lembrança da mata atlântica no dia da árvore.

Portanto, neste dia serve como de lembrança da mata atlântica que era riquíssima de frondosas   árvores e também irá servir para todos refletirem e pensarem sobre a importância da árvore para os habitantes da Terra.
Cuidar da natureza é um dever de todos.
Portanto, neste dia serve como de lembrança da mata atlântica que era riquíssima de frondosas   árvores e também irá servir para todos refletirem e pensarem sobre a importância da árvore para os habitantes da Terra.
Principalmente neste momento em que se percebe um desequilíbrio total do clima mundial. Se nota claramente o efeito estufa, nos hemisférios norte e sul. As estações do ano não são mais as mesmas. É tudo a base do exagero ou é quente demais ou frio de menos. É enchente exageradas que causam danos irreparáveis a população e também a seca em diversas partes do mundo que causam também muitos prejuízos para todos e o mais preocupante é a fome em muitos países do mundo. Tudo em função dos desmatamentos em das grandes florestas de todo o mundo.
Óbvio que são necessários o progresso e o desenvolvimento, mas fazer isso com planejamento sério dentro dos padrões ecológicos e da sustentabilidade ao meio ambiente. Sempre visando à vida saudável, e contribuindo para todo equilíbrio do ecossistema. A natureza e principalmente toda a humanidade agradecem.
De acordo com o Decreto Federal nº 55.795 de 24 de fevereiro de 1965, foi instituída em todo o território nacional, a Festa Anual das Árvores, em substituição ao chamado dia da árvore.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...