Pular para o conteúdo principal

O el ninõ traz granizo e deixa prejuízos para todos.

Granizo são pedras de gelo causadoras de grandes prejuízos para a agricultura e a população. 


A foto traz a quantidade de granizo que caiu no forte temporal na Região do Vale dos sinos. Muitos estragos para as casas da população e a agricultura.
Muito granizo na região do Vale dos Sinos.
Nesta primavera atípica no RS os gaúchos estão convivendo com um show trágico promovido sob o comando do fenômeno El ninõ, este menino revoltado que saiu do fundo dos oceanos. Propositalmente ele veio fazer quebra-quebra no continente sul da América do sul. Em sua mala trouxe algumas armas provocadoras de destruições. Uma poderosa arma que o El ninõ tem usado com extrema violência é o ganizo. O adolescente proveniente das águas gélidas do Oceano Pacifico tem jogado sobre a população e a agricultura sem dó e piedade, muita pedras de gelos que os meteorologistas classificam de alto ou menor poder avassalador de acordo com o tamanho destas pedras de grazino caídas sobre o solo.
    

Nestes últimos dias então ele tem se divertido enquanto que a população tem sofrido com sua selvageria. O menino abusado tem deixado telhados de casas semelhantes à de uma peneira. As pessoas tem se protegido ao máximo de sua tamanha revolta e mesmo assim não escapam  de sua artilharia certeira. Muitos lares após uma tempestade de granizo não dar para aproveitar absolutamente nada. Os proprietários são obrigados a substituírem todo o telhado, pois o antigo não serve mais ficou todo furado.  São milhares de casas que moleque em fase de pré-adolescência atinge em uma única vez. Ele não se contenta simplesmente em destruir as casas. Ele parte para outros setores frágeis como a agricultura. Nestes locais o El ninõ abusa de seu império e devasta tudo o que os agricultores plantam. Causa terríveis prejuízos para todos os agricultores. Consequentemente o preço da alimentação provinda da agricultura como os hortifrutigranjeiros, encarece nos supermercados, mercearias, fruteiras e feiras.   O aborrecido e impetuoso guri que veio dos oceanos arrasou tudo com pedras de gelo por passou fazendo suas estripulias meteorológicas.

Neste ritmo o menino mimado permanece aqui no continente fazendo suas arruças e se divertindo, mas fazendo a população passar por grande estado de medo e estresse. Geralmente as pessoas vivem em constantes dramas quando são alertadas através dos institutos de meteorologia, que vem se aproximando uma ou várias tempestade severas acompanhadas de granizo.

Mas afinal o que é mesmo ganizo?     Segundo as meteorologistas o granizo é um tipo de evento meteorológico severo, uma espécie de chuva em formato de pedras de gelo. Este fenômeno é conhecido popularmente como chuva de granizo ou também saraiva. Geralmente estas pedras de gelo que caem irregularmente sobre a Terra variam de tamanho de acordo com a severidade das tempestades. Normalmente estas pedras medem entre 5 a 200 milímetros de diâmetros. As nuvens do tipo cúmulos-nimbos; são as responsáveis pela formação deste tipo de chuva muito danosa ao homem e suas atividades na agricultura. As pedras de gelos que na verdade é água em estado sólido causam grandes prejuízos por caem em altíssima velocidade com uma força brutal arrasando tudo que estiver ao seu alcance.

Pedras enormes de gelo, granizo destruidor e causador de grandes prejuízos para toda a população e a agricultura.
Pedras grandes de granizo são destruidoras.
Por tanto, o granizo é uma das poderosas armas que guri morador das águas geladas dos oceanos, carrega em sua bagagem para fazer suas traquinagens a onde passar. Este pequeno delinquente da meteorologia deixa um rastro violento de destruição por onde passeia fazendo suas festas inconsequentes típicas dos pré-adolescentes. Ele nem quer saber dos estragos que promove. Faz tudo na velocidade dos ventos, ao som dos trovões e no ritmo e clarão dos raios, sob a força do gelo e das grossas gotas de chuvas para inundar as cidades. Tudo para este pequenino El ninõ é festa e não tem dia e nem hora, todos os dias a qualquer hora é hora de fazer banzé. Doa a quem doer o importante é ele aparecer.  Este menino traquino gosta de uma festa metrológica onde o palco e formado por densas nuvens, nesta balada é completa tem vento impetuoso, raios perigosos, muitas pedras de gelo pipocando por todos os lados e os trovões marcando o compasso da festa e chuva completando o cenário alagando tudo e para completar o baile cai o granizo para dizer hoje a bagunça é por minha conta!     

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...