Pular para o conteúdo principal

Ser ensinável é está aberto a novos conhecimentos.

Quem irá transmitir precisa ter domínio do conhecimento.

A imagem de fundo vermelho e letras em branco diz: ensinável,
Na imagem está inscrito:  insanável?

Transmitir conhecimentos a alguém se exige a interação, pois todos aprendem em comunhão. Seja ensinável!  Certamente vocês já ouviram esta pequena frase muitas e muitas vezes nos encontros de orientações gerais, seminários, eventos de formação educacionais e treinamentos de vendas etc.

É um chamamento rico em significados, mas para quem vai passar isso a alguém ou a grandes grupos de pessoas deve estar bem preparado. Seja palestrante, professor, preletor e orientador necessariamente, precisa possuir propriedade e domínio de conhecimento da mensagem que quer transmitir aos aprendizes. Certo do que pretende ensinar ou a auxiliar as pessoas caminharem de maneira adequadas rumo a alcançarem seus objetivos.

Para que alguém deixe ser ensinável por outro, é necessário estar aberto ao desconhecido, a novos horizontes. O mestre ou educador obviamente devem possuir claras e ricas orientações sobre o que vai explanar.

Ter conhecimentos que possa transformar o modo de pensar e instruir a uma plateia com contentamento. Importantíssimo!  Possuir uma ampla didática e muitas vezes ter em sua área de conhecimento, sobretudo plena diplomacia para saber transmitir, a mensagem ao público alvo, dar instruções, orientações com o máximo de precisão a alguém ou muitas pessoas do que pode ou não fazer em relação a algum fato ou um caminho a seguir na vida.

Aprender é fundamental ter humildade na mente e no coração.

Pense bem! Para ser ensinável sem dúvida deve estar aberto a ouvir e captar o que é instruído nestes eventos. Entretanto, é uma missão muitíssima difícil, para se compreender e aceitar na prática diariamente o que vem de outras pessoas. Pois, vivemos numa sociedade onde se impera é a arrogância, a petulância e a audácia. Evidentemente, a maioria das pessoas vão sempre admitir que geralmente sabem tudo! Um tremendo erro fruto da prepotência que cega à maioria da população a enxergarem suas próprias limitações em quase todas as áreas do conhecimento humano. Ninguém sabe tudo, o saber é muitíssimo amplo para caber todo o saber na mente humana. Como dizia o grande mestre Paulo Freire: “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” Sozinho ninguém aprende muita coisa ou quase nada, exceto os gênios e os auto ditadas, a maioria certamente aprendem nas trocas de experiências, isto é, em comunhão, em conjunto uns com os outros.

O conhecimento precisa estar aberto ao novo.

Portanto ser ensinável é realmente um ótimo exercício de humildade e solidariedade. Nesta garimpagem em buscar o saber todos são aprendizes. Juntos sem arrogância ocorre a interação e neste processo de aprendizagem todos somente vem a somar conhecimentos. Nem os maiores sites de buscas de informações e com seus computadores velozes do mundo tem armazenado as informações e nem poderia ter! Se tivesse limitaria o potencial do cérebro humano criador desta ferramenta. O homem passaria ser escravo de uma mera máquina falível de panes e perdas de arquivos importantes, mesmo cercados de todos os aparatos de segurança. Caso isso viesse acontecer o homem perderia a razão de viver.

Assim, ser ensinável é importantíssimo para todos, desde que haja abertura entre ambos personagens o discente e o docente. E neste processo de interação se aprende em conjunto tanto quem vai em busca do saber quanto o que passa o saber.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...