Pular para o conteúdo principal

A música no blog apresenta a composição erudita e natalina adeste fideles.

Abelíssima composição natalina Adeste Fideles conida a refleão.

Menino Jesus nascido nas estrebarias de Belém o maior presente de natal que o Senhor deu a humanidade.
A imagem diz:as músicas natalinas! Um chamado a reflexão e a adoração.

O espaço cultural destinado a música abre seus microfones para as composições natalinas. Realmente são magníficos convites a adoração ao Menino Jesus nascido nas estrebarias de Belém o maior presente de natal que o Senhor deu a humanidade.
E seguindo a esta belíssima solicitação   o blog analiseagora abre seu espaço cultural para a música natalina “Adeste Fideles” a mais tocada e cantada durante este período do advento natalino. A letra desta música nos faz uma profunda reflexão e convite à adoração ao Deus eterno e pai. Ele sempre existiu antes que o mundo existisse. Ele é o criador de tudo e todos e tem também o controle de todas as coisas, de todos e da história da humanidade.

O amor de Deus pelos seus filhos ainda que pecadores, mandou seu Filho Jesus para nos salvar.


Ele nos amou tanto que mandou seu filho para nascer em uma estrebaria, morrer torturado numa cruz e ressuscitar para nos salvar da morte eterna. A ressurreição gloriosa de Cristo consumou a derrota da morte e nos deu uma vida eterna em abundância. Esta composição é de fato um grande chamamento para que possamos   glorificar o Seu Filho nascido na pobreza como muitas crianças nascem atualmente na simplicidade e humildade. Porém naquela noite nasceu o Rei Jesus que é Deus e foi glorificado e adorado pelos anjos. Foi a sua primeira vinda a Terra para salvar a humanidade. 
A letra da música nos fala do Nosso Deus   como excelso, bom, soberano, onisciente e onipotente. 
Este Deus onipotente se manifesta não apenas na criação, mas principalmente em seu Filho, Jesus Cristo, que é o ponto culminante da boa nova do natal o nascimento do Salvador para todos os pecadores.
Há controvérsias quanto o autor desta linda composição clássica. Muitos estudiosos da música reivindicam a autoria do rei de Portugal   D. João IV. Manuscritos datado do ano de 1640, em vila viçosa comprovam a veracidade da partitura desta obra clássica e erudita.

O importante é que ela existe para alegrar os corações desesperados e fazer um chamamento a reflexão do quanto DEUS nos ama. Ele   nos ama como somos, mas exige uma mudança de vida e quer que possamos andar com Ele e que tudo que fizermos seja para louvar e engrandecer sua soberania e o seu nome Santo. Jamais podemos desagradar a Deus e o entristecer quando pecamos. 
É por isso que nos   livra da morte eterna quando mandou o seu Filho ao mundo, para nascer e viver como humano (exceto no pecado) morrer e ressuscitar vencendo a morte e nos deu a vida eterna. Este é o verdadeiro sentido do natal, a boa nova da salvação, com o nascimento do menino Deus.
É impossível não escrever sobre este gênero musical que é uma peça clássica. Ela nos traz a mensagem de esperança e uma vida nova transformada, através da comemoração do nascimento do Messias o nosso Salvador. 

Portanto, nesta época do ano principalmente no Brasil é tradição ouvir e refletir nas letras das canções natalinas. Tudo ocorre bem organizado em algumas casas, e principalmente nas ruas, praças as prefeituras preparam palcos para shows, onde se apresentam bandas para especiais de natal, apresentações dos grandes corais, constantemente, para cantar as músicas natalinas. Muitos gêneros do clássico aos populares se misturam e fazem esta alegria da festa da cristandade, onde se comemora o nascimento do Deus Menino, Jesus Cristo.
 
Atualmente muitas crianças também nascem na pobreza como o Salvador da humanidade nasceu.
A imagem mostra o presépio o lugar onde Jesus nasceu.
Na Bíblia quando se relata o nascimento de Jesus, está escrito que os anjos e os pastores davam glorias (L c. 2:14) cantaram e louvaram o menino Deus, o nosso Salvador.  No Sul do Brasil tem muitas cidades que preparam o natal e faz uma grande festa da comunidade.  Entre tantos componentes desta festa da cristandade a música se destaca e dar o ritmo intimista próprio do momento. No Rio Grande do Sul a cidade de Gramado éa que mais investe na famosa festa da comunidade já reconhecida mundialmente como a natal luz.  Neste evento vem turistas do mundo inteiro para prestigiar a decoração, as luzes e as músicas dos mais diversos corais que se apresentam a cada noite. É um momento impar participar da natal luz no município de Gramado nesta época do ano.

ANDREA BOCELLI - ADESTE FIDELES


Adeste Fideles Concerto de Navidad.




Cristãos, Vinde Todos (Adeste Fideles) 



Letra  da música Adeles Fideles e  tradução para o Português.

ADESTE FIDELES








Adeste, fideles,
laeti triumphantes,
venite, venite in Bethlehem!
Natum videte,
Regem angelorum.
Venite, adoremus!
Venite, adoremus!
Venite, adoramus Dominum!
Venite, adoramus Dominum!
En grege relicto
humiles ad cunas,
vocati pastores adproperant,
et nos ovanti,
gradu festinemus.
Venite, adoremus!
Venite, adoremus!
Venite, adoramus Dominum!
Adeste, fideles,
laeti triumphantes,
venite, venite in Bethlehem!
Natum videte,
Regem angelorum.
Venite, adoremus!
Venite, adoremus!
Venite, adoramus Dominum!

ADESTE FIDELES








Venha aqui os fiéis
Alegre e triunfante
Vinde, vinde em Belém
Venha e eis
Rei dos Anjos
Venha vamos adorar,
Venha vamos adorar,
Venha adoremo
O Senhor
Veja, o rebanho foi deixado para trás,
Para o berço humilde,
Apressem  chamem os pastores;
E temos que correr para o grau em uma ovação.
Venha vamos adorar,
Venha vamos adorar,
Venha adoremo
O Senhor
Venha aqui os fiéis
Alegre e triunfante
Vinde, vinde em Belém
Venha e eis
Rei dos Anjos
Venha vamos adorar,
Venha vamos adorar,
Venha adoremo
O Senhor

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pobre de Direita: Uma Definição Filosófica para Além do Senso Comum

Desvendando a Complexidade Filosófica do "Pobre de Direita" 1. Uma visão conceitual da Ideologia, Hegemonia Cultural e a Internalização de Narrativas Conservadoras sobre o Pobre de Direita A seta para a direita simboliza a trajetória de ideias simplistas que podem caracterizar o 'Pobre de Direita' . Desvendar a complexidade do fenômeno “Pobre de Direita” exige uma lente filosófica que transcenda as categorizações socioeconômicas. Configuramos aqui uma ideia potente, um constructo intelectual que permeia as estruturas do pensamento humano, influenciando a percepção da realidade política e social e, por conseguinte, as decisões coletivas. Essa ideia se manifesta na adesão a narrativas dogmáticas, na relutância ao exercício do pensamento crítico autônomo e na sustentação, muitas vezes paradoxal, de sistemas que perpetuam desigualdades estruturais. Embora sua conceituação inicial possa evocar categorias socia...

A FAFIMC-RS é a geradora de pensadores de filosofia.

FAFIMC-RS: Geradora de Pensadores O “campus” da FAFIMC era o espaço que abrigava pensadores da Filosofia. A foto mostra o antigo campus da FAFIMC. A FAFIMC foi um marco na história dos cursos de Filosofia no Estado do Rio Grande do Sul e no Brasil. A presente história começou com o Decreto n.o 47.534, de 29 de dezembro de 1959, que institui a FAFIMC. Em 16 de março de 1961, começou a formação de vários filósofos e pedagogos nesta instituição de grande prestígio nacional. Contudo, esta realidade foi finalizada através dos processos no MEC , os quais encerraram as atividades da FAFIMC e criaram a extensão do Campus da PUCRS em Viamão no seu módulo de (TI) o TECNOPUC RS. Contudo, nesta matéria, registrei algumas lembranças do ambiente acadêmico onde estudei por vários anos nessa conceituada instituição de ensino superior, a Faculdade de Filosofia Nossa Senhora da Imaculada Conceição (FAFIMC). A ...

O sonho do hexa foi adiado com vexame e humilhação.

A emoção sufocou a razão e provocou a derrota da seleção brasileira. A seleção brasileira passa por maio humilhação da história diante da Alemanha. O sonho brasileiro de conquistar o hexacampeonato mundial se transformou em pesadelo. Mais uma vez foi adiado diante de um grande vexame, humilhação, fiasco, massacre, vergonha, que a seleção do Brasil sofreu naquela fatídica e inesquecível tarde de 08/07/2014, no estádio do Mineirão em Belo Horizonte. Quando o Brasil se curvou perante a Alemanha perdendo por 7 x 1.Os jogadores pareciam não estarem  em campo a Alemanha, passeou em todos os espaços  do  gramado da arena, brincou com categoria,  técnica, controle racional e  atenção  em jogar futebol com os pentas campeões atônitos, emocionais e chorões brasileiros. São coisas do futebol, mas esta derrota para a Alemanha deixará um legado de: medo descontrole vergonha e desilusão para um país penta campeã mundial que se ajusta numa batalha esportiva deci...